terça-feira, 31 de julho de 2012

MEMORIA ESPORTIVA...2005....Vollei de Ubatuba disputará a Medalha de Bronze nos Jogos Reionais 2005




As "valentes" meninas da equipe de Ubatuba estão brilhando nas quadras

Vôlei feminino de Ubatuba disputa o Bronze nos RegionaisA partida acontece neste sábado contra Taubaté
A equipe de vôlei feminino de Ubatuba, perdeu na manhã desta sexta-feira, 15, para a equipe de Suzano, 



em partida disputada no ginásio do Poiares, em Caraguatatuba.

A equipe treinada por Geraldo Vanoni encarou o time favorito ao ouro dos 49º Jogos Regionais e perdeu 


por três sets a zero com parciais de 25/15, 25/13 e 25/10.

Agora as meninas enfrentam Taubaté (que perdeu para São José também por três sets a zero), na disputa 


pelo bronze, amanhã, em local e horário a ser definido pela organização dos Jogos. PMU

2005...Continuam as investigações sobre a fraude na Prefeitura.


CPI em Ubatuba


A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o desvio de verbas na Prefeitura de Ubatuba já ouviu o depoimento de treze pessoas. Entre elas, Ernesto Cardoso e Geraldo que fazem parte da sindicância da Prefeitura e os secretários municipais, Gilson Ferreira da Silva e Silvio Bonfiglioli Neto, com o objetivo de esclarecer alguns pontos obscuros em relação à fraude. 

domingo, 29 de julho de 2012

GRANDES CAIÇARAS...Genézio dos Santos



Foto de arquivo do Blog Ubatubense


O exame atento da realidade caiçara nos levou à praia do Camburi para entrevistar a um ícone desta cultura, Genézio dos Santos de 73 anos cuja sabedoria e vivência são sinônimos dos descendentes de quilombolas. Nascido e criado no Camburi, homem de muitas vidas, sobreviveu a um naufrágio com seus 17 anos durante um dia inteiro, sendo levado pela correnteza contra a costeira, superou a nove internações e uma pneumonia. Mas nada disso impede do homem que tem sede e fome da sua bandeira brasileira, de palestrar a todos os que o procuram para relatar tudo que os seus olhos já viram...

O GRANITO VERDE DE UBATUBA

       




[1] O Granito Verde Ubatuba é uma rocha de superfície grosseira, equigranular apresentando uma cor verde escura, em algumas porções da rocha pode-se observar concentração de minerais amarelos tomando formas de mosaicos. Estas rochas costumam ficar totalmente enterrados ou quase todas enterradas, chegando a medir entre 300 a 400 metros cúbicos de volume. A descoberta da primeira pedreira deste valioso granito em terras ubatubense ocorreu nos anos 60, na propriedade Luiz Silva, na praia das Toninhas. 



ESPECIAL Livro UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA PARTE 80...


 Recado do Editor do Blog UBATUBENSE...Desculpas peço por não publicar essa sequencia do Especial, no último dia 10 de julho, como prometido, SEGUE O MESMO AGORA...BOA LEITURA A TODOS..


Professor Luiz Mariano Bueno e Dr. João Diogo Esteves da Silva - Imagem: © Arquivo Nenê Velloso

na foto acima Professor Luiz  Mariano Bueno  1 º Diretor do Grupo Escola DR. Esteves Diogo Esteves  da Silva ( cortesia  Arquivo Nenê Veloso)..



Uma figura importante na vida cultural de Ubatuba é o Dr. João Diogo Esteves da Silva.  O Dr. Esteves da Silva escolheu Ubatuba para fixar residência e dedicar sua vida atuando em diferentes setores da vida pública ubatubense. Nascido em 9 de fevereiro de 1848, no Rio de Janeiro, com grande sacrifício formou-se em medicina em São Paulo no ano de 1879. Mudou-se para Ubatuba por motivos de saúde, quando se uniu em matrimônio com Dona Maria Gonçalves Pereira.

O Dr. Esteves da Silva, de família humilde ,passou por grandes dificuldades para completar seus estudos, e tornou-se sensível às carências dos menos favorecidos principalmente no tocante à Educação. Criou a escola noturna o Ateneu Ubatubense, lecionando gratuitamente. Foi um dos políticos mais respeitados do seu tempo, elegendo-se algumas vezes vereador e também, deputado estadual em 1898.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

GRANDES UBATUBENSES....Astrogilda G. Conceição :..MAIS UMA ESTRELA NO CÉU A BRILHAR


Astrogilda G. Conceição e Silvaro Rita da Conceição são casados. Silvaro nasceu no Saco das Bananas e Astrogilda na Praia do Pulso, ambos em 1922. Casal simpático, falante e orgulhoso de suas histórias, vive atualmente no Morro das Moças.

Texto e imagem do livro "Os caiçaras contam".


Mais um astro

José Ronaldo dos Santos


Ontem, à 15:00 horas, sepultamos a tia Astrogilda, caiçara da praia do Pulso.



“Ali, onde hoje é a casa do Bernadino do Prado, antigamente era a casa do tio Anastácio, o pai da tia Astrogilda”. Assim me mostrou recentemente o papai, explicando como era aquela praia e os seus moradores no começo do século XX. E continuou: “Depois de casada com Silvário, filho do Estevan Marcolino, a titia foi para Santos. Era assim naquele tempo: muita gente buscava melhores condições e trabalho em Santos”






quinta-feira, 19 de julho de 2012

Lei Municipal Reconhece “Maria Comprida” Patrimônio Histórico



A Lei Municipal 3559, de 19 de junho de 2012, do Vereador Adilson Lopes, “reconhece como Patrimônio Histórico, Cultural e Social de interesse Turístico do Município de Ubatuba a canoa “Maria Comprida”. Aprovado pela Câmara Municipal, o documento foi, sancionado pelo Prefeito Eduardo César. A lei estabelece que a manutenção e a conservação da histórica canoa fica a cargo da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.
Em seu Art. 3º diz o documento: “Fica sob responsabilidade da Fundart, criada pela Lei Municipal nº 893, de 25/11/1987, a elaboração e construção de um espaço adequado (Memorial) para a exposição da canoa “Maria Comprida” e de todo o seu histórico, atendendo assim a sociedade ubatubense e os turistas que visitam a cidade, podendo essa edificação ser realizada em parceria público – privado.



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ubatuba após Francisco Matarazzo Sobrinho...





Todas as cidades têm um mercado municipal e se orgulham dele, veja os mercadões de São Paulo, Cunha, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, São José dos Campos e Paraibana. Ubatuba também tinha, e se chamava “As casinhas”, apesar de muito rudimentar, eu me divertia muito vendo os tropeiros com aqueles trajes esquisitos para nós, no local onde hoje está instalada a Casas Bahia.


UBATUBA PÓS FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO...


                                                                         


A ruptura aconteceu, sem o descarrilamento, a partir do 1º sucessor. O Dr. José Alberto dos Santos, eleito pela 3ª vez, simplesmente não tomou conhecimento da infra-estrutura administrativa e da logística viária da cidade, deixada por Francisco Matarazzo Sobrinho, aplicando a sua própria. Mas não permitiu invasões. Neste curto espaço de quase dois anos do 1º sucessor, uma coisa boa aconteceu: foi demarcada oficialmente pelo próprio prefeito, in loco, os 33 metros da faixa de marinha na praia do Perequê-Açú, inibindo a invasão de alguns espertinhos que já estavam de olho.


terça-feira, 10 de julho de 2012

APOTEOSE




Em seu livro Ubatuba documentário, Washington de Oliveira descreve uma passagem que eu sempre achei impressionante. É um relato de uma peça teatral exibida no teatro local em 1890, por ocasião do lançamento da pedra fundamental da futura estação da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, que deveria ligar Ubatuba a São Bento do Sapucaí, cortando o Vale do Paraiba por Taubaté. Era a esperança de que Ubatuba acordaria!


quarta-feira, 4 de julho de 2012

FALA CAIÇARA..... Um pedacinho de nossa história por Nenê Veloso...






Em outubro de 1947 tivemos a 1ª eleição pelo voto direto e o vencedor foi o candidato ubatubano da gema e do Centro, o advogado Dr. José Alberto dos Santos, que foi empossado em 1º de janeiro de 1948, e seus “herdeiros” foram: José Fernandes e o empresário taubateano Wilson Abirached. Esses prefeitos mantiveram Ubatuba no rumo norte e nos trilhos, atraíram profissionais liberais, investidores, sendo o mais importante para Ubatuba o empresário taubateano, advogado Dr. Lycurgo Barbosa Querido, que foi vereador e esbanjou investimentos em todas as áreas. Deu para a cidade um clube esportivo que se chamava “Itaguá Praia Club”, uma sede social e um centro esportivo, com uma pista ou canchas de malha e bocha, uma quadra integrada de futebol de salão, vôlei e basquete, duas quadras de tênis profissional, de acordo com padrões internacionais, sendo o seu piso de “pó de telha importada da França”, que os nossos políticos caiçaras, “enfiaram no nariz” e simplesmente virou aterro. Na área imobiliária, Dr. Lycurgo construiu prédios, residências, loteamentos de norte a sul da cidade, centro telefônico Tupy, táxi aéreo e jornalismo, incentivou as pessoas ricas e nobres do Vale do Paraíba, com predominância da cidade de Taubaté, a investirem em Ubatuba. As marcas ainda se encontram na zona central, principalmente ao longo da Rua Jordão Homem da Costa, hoje, casas praticamente abandonadas. O fazendeiro Sebastião Sampaio de Almeida Prado da cidade de Jahú - SP e o renomado médico ginecologista Dr. Waldemar Piraino, do Pró Matre - SP também escolheram Ubatuba, construíram suas casas de praia aqui, na Rua Guarani, 286 e 270.



ESPECIAL - LIVRO : UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA'....PARTE 79


Ao longo dos anos , a Santa Casa de Ubatuba sempre passou por reformas e ainda hoje passa por mudanças estruturais, eis a foto de arquivo de uma das faixadas antigas da nossa Santa Casa...
( essa foto não faz parte do Livro Ubatuba ,espaço, memoria e cultura ".



Vivendo o município, no final do século XVIII, nova fase de decadência, a saúde pública de Ubatuba também foi afetada e a  Santa Casa de Ubatuba, ainda hoje funciona em condições   precárias, carecendo de melhorias, principalmente no atendimento da demanda da população. De acordo com algumas informações mais atualizadas, a Santa Casa de Ubatuba conta com um corpo clínico de 50 médicos, entre especialistas e clínicos - gerais, uma média de 240 funcionários, entre estes um grupo de enfermagem[1]. Na alta temporada costuma aumentar o atendimento no seu pronto-socorro em 40%, e, nem mesmo uma UTI - Unidade de Terapia Intensiva- existe, em uma cidade como Ubatuba que chega a ter quatro vezes mais o número de habitantes na temporada.


segunda-feira, 2 de julho de 2012

ESPECIAL LIVRO - UBATUBA, ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA...PARTE 77 ...



Predio da Antiga Cadeia de Ubatuba-SP, onde por muitos anos 
também funcionou a Secretaria de Turismo dda cidade...



A Secretaria de Turismo de Ubatuba é uma das muitas secretarias municipais criada no ano de 1967, no governo municipal de “Cicillo” Matarazzo. Chamada de Serviço de Turismo da Prefeitura, este setor teve como primeira responsável, Dona Lia Barros, mulher de visão ampla que sabia da importância de Ubatuba no desenvolvimento da nova economia no país, o turismo.

A atual Prefeitura de Ubatuba se transformou em uma entidade sólida e estruturada, de acordo com sua função social de organizadora da vida cívica do município.

Aos poucos, o progresso de Ubatuba, adquiriu proporções respeitáveis em vários aspectos do seu desenvolvimento: economia, educação e saúde, principalmente as áreas de cunho social, ganharam mudanças proporcionais ao crescimento populacional da cidade. Necessidades, tornaram-se prioridades para o município.

FALA CAIÇARA....VASCULHANDO LEMBRANÇAS



Papai trabalha na mais recente embarcação.