quinta-feira, 19 de julho de 2012

Lei Municipal Reconhece “Maria Comprida” Patrimônio Histórico



A Lei Municipal 3559, de 19 de junho de 2012, do Vereador Adilson Lopes, “reconhece como Patrimônio Histórico, Cultural e Social de interesse Turístico do Município de Ubatuba a canoa “Maria Comprida”. Aprovado pela Câmara Municipal, o documento foi, sancionado pelo Prefeito Eduardo César. A lei estabelece que a manutenção e a conservação da histórica canoa fica a cargo da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.
Em seu Art. 3º diz o documento: “Fica sob responsabilidade da Fundart, criada pela Lei Municipal nº 893, de 25/11/1987, a elaboração e construção de um espaço adequado (Memorial) para a exposição da canoa “Maria Comprida” e de todo o seu histórico, atendendo assim a sociedade ubatubense e os turistas que visitam a cidade, podendo essa edificação ser realizada em parceria público – privado.






História


Conduzida pelos remadores ubatubenses, Artur Alexandrino, Jango, Barroso, Carrinho e Nilo, a canoa Maria Comprida foi levada, a remo, da Praia do Itaguá até Santos (Ponta da Praia) em 1973, em memorável expedição coordenada pelo professor Joaquim Lauro Monte Claro Neto. A travessia foi realizada em dois dias e meio numa verdadeira aventura que marcou intensamente o orgulho caiçara. O fato foi grandemente comemorado. Na sequência os mesmos remadores realizaram travessia Ubatuba a Paraty, bem como participaram de muitos eventos do gênero, sempre com grandes performances.
Na última Festa de São Pedro Pescador, no último dia 30 de junho, a Fundart homenageou os feitos da canoa Maria Comprida e seus remadores da época, e o professor Joaquim Lauro, durante a Corrida de Canoas. “Maria Comprida”, restaurada recentemente, foi colocada no mar e conduzida em apresentação pelos participantes mais antigos da referida corrida. Saiu em cortejo acompanhada pelas canoas participantes do evento, com grande salva de palmas do público presente.

Nenhum comentário: