quarta-feira, 30 de junho de 2021

HOJE É DIA DE SÃO GIMINHA.....Um pouco sobre o Sêo Argemiro

 


Vendendo cata-vento na porta de casa.

🎉🎊 Hoje é dia de São Giminha 🎊🎉
Meu tio Argemiro nasceu uma criança normal e ainda criancinha pegou meningite, isso lá nos idos de 1910, e a febre alta causou lesão cerebral deixando sequelas. Veio para Ubatuba nos anos de 1950 junto com meu avô Luiz de Souza Prado e a fábrica de bananada São Sebastião.

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Homenagem a Festa de São Pedro Pescador - Parte 2

Homenagem a Festa de São Pedro Pescador - Parte 1

 

OUTRA YPEROIG

 

De acordo com a definição predominante da palavra yperoig,  de origem tupinambá, ou seja, dos antigos moradores desta terra denominada de Ubatuba, o significado é água de cações (tubarões). Dá para imaginar, se tecendo por aquelas águas em tempos longínquos,  anequins, cambebas, caçoas, galha preta, treme-treme, caceteiro etc. Hoje, ao falar yperoig, lembramos da avenida entre o mar e a cidade. Avenida Yperoig. 

Estreia 1o ato BOI DE CONCHAS RENOVOS TEMPOS

 


 

Estreia 1o ato BOI DE CONCHAS
29/06, terça-feira, às 18h
Viva São Pedro pescador!!
Viva Rainha do Mar!!
Viva o Boi de Conchas!!

MANOEL JACINTHO DE OLIVEIRA (minininho)





MANOEL JACINTHO DE OLIVEIRA (minininho) Ubatubano , pescador durante a vida toda ,descendentes de Italiano ,português e Índio. Casou se com uma Ubatubana e tiveram filhos aqui mesmo em Ubatuba. Na época não tinha comercio peixaria, as vendas eram nas próprias canoas beira da praia e tbm nos ranchos dos pescadores no Itaguá e na praia do cruzeiro em frente o Campo de Aviação .


Fonte.............Odaury Carneiro Via Facebook

 

domingo, 27 de junho de 2021

FÉLIX GUISARD E SEU AMOR POR UBATUBA

 

     NA  FOTO Canto  direito caminho para a Praia e bairro do Perequê Açu e o Morro da Prainha e a esquerda a Ilha dos Pecadores ( Barra dos Pescadores).


A tradição do taubateano passar as féria em Ubatuba teve início há 80 anos, em 1 de maio de 1933. Foi nessa data que o industrial Felix Guisard fez a primeira e
xcursão ao litoral norte. 

Era uma época sem rodovias ou asfalto. Para chegar lá, só abrindo trilhas, encarando a mata e esbarrando em animais mortos por onças. Uma verdadeira aventura. O trajeto durou mais de dez horas


sábado, 26 de junho de 2021

FESTA DE SÃO PEDRO PESCADOR 1940

 


Barra dos Ilha dos Pescadores ,  em 1940.,  provavel que seja de uma comemoração  da  nossa  tradicional Festa de São Pedro Pescador . Neste local em destaque na foto era o antigo porto de Ubatuba, onde chegavam as canoas de voga, os barcos  a vapor, onde descarregavam  produtos e diversas mercadorias  vindo  de Santos  , Sul do Rio de Janeiro.

VISTA AEREA DA PRAÇA DA MATRIZ - 1930

 

PRAÇA  DA MATRIZ  DE UBATUBA    EM 1930.Cortesia   Odaury Carneiro via facebook

sexta-feira, 25 de junho de 2021

A HISTORIA DE UBATUBA EM RESUMO.........

 

                                                                     Desembarque em Iperoig        

                                     Obra do saudoso Da Mota  - Pintor e escultor de Ubatuba SP


Os  indios Tupinambás foram os primeiros habitantes da região. Naquela época Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig, passando para categoria de Vila somente em 1554.
A História da colonização de Ubatuba começa em 1563, quando o Padre Anchieta promove junto aos índios liderados por Cunhambebe, a chamada Paz de Iperoig.

TODOS OS PRESIDENTES DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBATUBA - 1948 - 2021

 


Galeria de Ex-Presidentes da Câmara Municipal de Ubatuba  de   1948  a    2021

Período Presidente

de 01/01/1948 a 31/12/1949 Domingos Chieus Filho

de 01/01/1950 a 31/12/1951
Milton de Oliveira

de 01/01/1952 a 31/12/1953 Jehú Nunes de Souza

de 01/01/1954 a 31/12/1955
Leovegildo Dias Vieira

de 01/01/1956 a 31/12/1958
Wilson Abirached

de 01/01/1959 a 31/12/1959
Benedito Vicente de Almeida



sexta-feira, 18 de junho de 2021

FANDANGO CAIÇARA SE APRESENTOU NA ESCOLA MARINA SALETE



A Escola Marina Salete e seus Arte Educadores trouxeram o grupo Fandango Caiçara para um momento cultural caiçara. A apresentação ocorreu no pátio da escola, respeitando o distanciamento social e os demais protocolos da Covid-19.


A diversidade do artesanato de Ubatuba

 


Nos detalhes, as lembranças; e nas formas , a realidade.

A difícil arte de trançar a palha, moldar o barro, talhar a madeira ou manusear o “canivete de roca” é uma tradição transmitida de pai para filho entre os caiçaras do litoral norte de São Paulo.

Os trabalhos originalmente feitos em vime, taquara e palha, só foram se mesclar ao barro e à madeira com a chegada dos franceses que utilizavam amplamente estes artigos. No início o artesanato praticado em Ubatuba, assim como em outros lugares, era uma atividade de subsistência, apenas para uso doméstico.

SIMPLESMENTE DA MOTTA PINTOR E ESCULTOR

ESCOLA JARDIM MUNDO ENCANTADO INFORMA SOBRE SUAS ATIVIDADES - 1976

 



Matéria publicada em 27  de  Junho de  1976

SOBRE THOMAZ GALHARDO E SUA CARTILHA DA INFÂNCIA...

 



 CARTILHA DA INFANCIA, 1 DE THOMAZ GALHARDO ( ) 2 Luana Grazielle dos Santos Introdução No primeiro momento da história da alfabetização no Brasil (Magnani, 1997; Mortatti, 2000a), dentre os defensores dos métodos sintéticos, destacou-se o professor Thomaz Paulo do Bom Sucesso Galhardo ( ), natural de Ubatuba (SP) e formado pela Escola Normal de São Paulo (ENSP). Além de livros de leitura, é autor de uma das primeiras concretizações do método sintético baseado na silabação, defendido por ele como o mais adequado para o ensino inicial da leitura a crianças. Trata-se de Cartilha da infancia: ensino da leitura, 3 publicada pela Livraria Francisco Alves (RJ). 

quinta-feira, 17 de junho de 2021

O que é que há Ubatuba? O que é que há?

 

A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores e o mesmo jardim. Tudo é igual, mas estou triste, porque não tenho você perto de mim”

Quem não se lembra ou não ouviu: A Praça, de Ronnie Von?

Se fosse parafrasear a letra do compositor, eu não diria o mesmo da nossa Praça Exaltação da Santa Cruz, mas estou triste, pois a nossa praça, há tempo, não é mais a mesma.

quarta-feira, 16 de junho de 2021

ELEVAÇÃO DA VILLA DE UBATUBA A CATEGORIA DE CIDADE

 




Esses são os documentos originais da elevação da Villa de Ubatuba à categoria de Cidade, em 1855. No final coloco a transcrição deles para vcs pdoerem ler com facilidade.
O projeto n.51 foi de autoria do Deputado Antônio Gonçalves Barbosa da Cunha e pRevia q a nova cidade viesse a se chamar SANTA CRUZ DE UBATUBA.
Barbosa da Cunha nasceu em Atibaia, de família tradicional. Formou-se em Direito na Faculdade do Largo de São Francisco em São Paulo (só hvaia esse e outra em Recife).

TRASLADO DO TERMO DE OBRIGAÇÃO SOLICITANDO MEDIÇÃO E DEMARCAÇÃO DE TERRENO NA VILA DE UBATUBA

 




Esse documento é de 1825....tem 196 anos.....envolve meu tataravô Madeira e terras em Ubatuba. Já tenho esse documento há anos, mas ainda não descobri a quais terras se refere. A transcrição da íntegra do documento está mais abaixo.

SOBRE AS SESMARIAS DE UBATUBA........RESUMO

 

                                              Pescadores   caiçaras........Imagem  ilustrativa



SESMARIAS DE UBATUBA
A informação q se tem dos livros é que em Ubatuba foram dadas 10 sesmarias mas apenas 3 foram medidas e confirmadas, ou seja, os que receberam as outras 7 perderam o direito a elas por não terem cumprido com a obrigação de medí-las.

terça-feira, 15 de junho de 2021

{DITO} - Documentário sobre Seu Dito Fernandes da Congada de Bastões de São Benedito de Ubatuba-SP

 

CineDoc Brasil 4,92 mil inscritos Direção Felipe Scapino Roteiro Thai e Felipe Scapino Produção Robson Fernandes Imagens Felipe Scapino, Pedro Najax e Danilo Souza Imagens de acervo Robson Fernandes, Mario Gato, Rural Videos br, Karoline Fabricio e Guinho Caiçara Edição Thai Finalização Felipe Scapino Agradecimentos FUNDART - Ubatuba, Robson Fernandes, Mario Gato, Carolina Barbosa, Pedro Paulo,Camila Marujo, Tato Santos, Giuliano Conti, Domingos Fábio, Zizinho Vigneron e toda Família Fernandes do bairro do Puruba de Ubatuba Projeto apoiado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc nº14.017/2020

E UBATUBA SE DESPEDE DA DNA ROSELI DAMASIO UMA DAS REFERENCIA DA DANÇA DA FITA DE NOSSA CIDADE

 

Hoje recebemos mais uma triste notícia. O falecimento de Dona Roseli Damasio, que junto com seu marido, Élvio Damasio, era uma das referências do tradicional grupo de Dança da Fita, do bairro do Itaguá. Dona Roseli faleceu vítima de complicações da COVID-19. 😔💔


UBATUBA E SUAS HISTÓRIAS.........

 

Ubatuba e suas histórias...
Eu como todo caiçara tenho várias na minha cabeça, algumas que ficam lá esquecidas, ou melhor, arquivadas.
Um dia passeando pelo face me deparei com uma foto da década de 70 no perfil do meu amigo Odaury Carneiro, que me chamou a atenção.
A imagem buscou no arquivo da minha memória uma cena da minha infância e talvez a única lembrança que eu tenho do Velho Sabá.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Praia Da Almada - Ubatuba / Liga Norte

Video produzido com as crianças da escola do Puruba E.M. José Belarmino Sobrinho região norte de Ubatuba, com o intuito de difundir conhecimento sobre as comunidades Caiçaras ainda existente nas regiões de Ubatuba

Resultado Parcial do Edital nº 02/2021 – 2º Prêmio Fundart de Cultura Online

 



Atualizado em  11 de Junho de  2021


A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, em cumprimento ao disposto no Edital de

 Chamamento Público nº 02/2021 para seleção e premiação de propostas artísticas e culturais

 – 2º Prêmio Fundart de Cultura Online de 17/05/2021, divulga a relação das propostas inscritas

 e suas respectivas situações.

PREFEITO FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO ENTRE AMIGOS .....1965

 



Ubatuba  Década de 60, segundo informações  ano 1965, na foto de bengala o então Prefeito Municipal de Ubatuba   Comendador Francisco Matarazzo, do lado esquerdo dele e de camisa escura  Sr. Mario Cembranelli  e  o último a direita   na foto, de óculos  escuros   Enio Tadei Reis  In Memorian  .

Fonte............Odaury Carneiro via facebook

quinta-feira, 10 de junho de 2021

QUEDA DE BARREIRA INTERDITA A RODOVIA UBATUBA - CARAGUA - 1990

 

Queda de barreira no início dos anos 90 entre o Auto Posto de Gasolina do Frediani e a entrada do Araribá, que depois dessa queda a Rodovia Ubatuba - Caragua nesse trecho teve que se afastar uns 50m da encosta, para evitar riscos futuros de novas quedas de barreiras ...


Amilton Souza  - Pagina Memórias de Ubatuba - Retalhos Históricos via facebook 

quarta-feira, 9 de junho de 2021

FESTA DE SÃO PEDRO PESCADOR 2015

Vídeo oficial da 92ª Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba. Realizada entre os dias 25 à 29 de junho de 2015, o evento celebra o padroeiro dos pescadores na cidade. Música, grupos tradicionais, gastronomia caiçara, arte e muita diversão marcam a história desse acontecimento a cada ano. Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba 2015

QUE BOM SABER............

 

  Certa vez, assistindo Central do Brasil, me emocionei demais pela história do filme. Tudo começa com a personagem principal, na estação de trem no Rio de Janeiro, escrevendo cartas, fazendo um benefício para pessoas analfabetas que queriam se comunicar com amigos e parentes distantes. Nessa ação heroica, gratuita,  surge a história do menino que precisava reencontrar a família, na região Nordeste, muito longe dali.  Infelizmente eu conheci gente assim, que não sabia escrever, resultando em perda de contatos com os seus, vivendo uma espécie de exílio por décadas. O baiano Bartolomeu foi um caso.

sábado, 5 de junho de 2021

MORRE EM UBATUBA O MAESTRO E PIONEIRO DO ESTUDO DA MÚSICA CLÁSSICA NA CIDADE LEANDRO GERMANO

 

Texto e reportagem: Pitágoras Bom Pastor

Leandro Germano , um dos mais importantes nomes da história da música do litoral norte , que ao lado de Valdeci dos  Santos foi o grande líder da invencível Fanfarra da Escola Padre Anchieta, a FAMIPA,  ( que disputava e ganhava títulos em nível estadual e nacional)  - fanfarra esta que foi o berço musical do trombonista solista da Sinfônica Brasileira , Eduardo Machado Buá e  de toda a banda Lira Padre Anchieta- acaba de falecer em Ubatuba, vítima da Covid. 

RANCHO DO JOCA - SERTÃO DO UBATUMIRIM - UBATUBA SP

sexta-feira, 4 de junho de 2021

A LENDA DA ILHA DA SELINHA..........

 

Reza a lenda que na Ilha da Selinha, habitava um moço conhecido como Tavinho oriundo das bandas da Praia da Fazenda, e que adotou a ilha como lugar de descanso e de onde avistava o cardume de peixes que adentravam a baía da fazenda. Em certo momento de sua adolescência, nas suas andanças pela cidade de Paraty, acabou por conhecer Maria Célia. Uma moça linda, morena de olhos escuros que lá vivia e passaram a namorar. Os pais de Maria inconformados com o namoro passaram a perseguir Tavinho, para dar fim em sua vida.

O LOBISOMEM DA PICINGUABA

 

Antigos moradores contam histórias fascinantes da visita do lobisomem na Praia de Picinguaba.
“Certa vez uma mulher vestida de “baeta” (vestido vermelho), quando retornava da missa numa Sexta-Feira da Paixão, lua cheia, cruzou com um cachorro enorme que mordeu um pedaço de seu vestido, assustada, correu para casa, trancou-se e pôs-se a rezar, a espera de seu esposo.

terça-feira, 1 de junho de 2021

Lançamento oficial do documentário sobre Dito um dos maiores mestres da cultura de Ubatuba.

 


Lançamento oficial do documentário sobre um dos maiores mestres da cultura de Ubatuba.
Dia 11 de junho, às 20h - no bairro do Puruba (somente para a comunidade)
Dia 14 de junho, às 20h no youtube do canal Cinedoc Brasil (https://www.youtube.com/c/CineDocBrasil)

Direção: Felipe Scapino
Imagens: Felipe Scapino, Pedro Najax e Danilo Souza
Edição: Thai
Projeto apoiado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc nº14.017/2020
Agradecimento: FUNDART - Ubatuba, Robson Fernandes, Mario Gato, Carolina Barbosa, Camila Marujo, Tato Santos, Giuliano Conti, Zizinho Vigneron e toda Família Fernandes do bairro do Puruba de Ubatuba.


FONTE...........Pagina Tamoio de Ubatuba via faceboo

VEMA I , A TRADICIONAL 155 ª FESTA DO DIVINO 2021

 

Quem aí estava ansioso para saber sobre a tradicional Festa do Divino? 🙋🏻‍♀️
Pois acabou a dúvida! Vai ter Divino, sim! Vai ter tainha, sim!!! Claro que tudo de forma muito bem pensada para garantir a segurança e a saúde de todos!