sexta-feira, 18 de junho de 2021

SOBRE THOMAZ GALHARDO E SUA CARTILHA DA INFÂNCIA...

 



 CARTILHA DA INFANCIA, 1 DE THOMAZ GALHARDO ( ) 2 Luana Grazielle dos Santos Introdução No primeiro momento da história da alfabetização no Brasil (Magnani, 1997; Mortatti, 2000a), dentre os defensores dos métodos sintéticos, destacou-se o professor Thomaz Paulo do Bom Sucesso Galhardo ( ), natural de Ubatuba (SP) e formado pela Escola Normal de São Paulo (ENSP). Além de livros de leitura, é autor de uma das primeiras concretizações do método sintético baseado na silabação, defendido por ele como o mais adequado para o ensino inicial da leitura a crianças. Trata-se de Cartilha da infancia: ensino da leitura, 3 publicada pela Livraria Francisco Alves (RJ). 


Com 1 a edição presumivelmente na década de 1880, essa cartilha teve sua última edição, a 233 a, em Nesta e em demais citações de títulos e de trechos de textos apresentadas nos capítulos deste livro, mantém-se, sempre que possível, a ortografia de época [N. O.]. 2 Este texto é resultante de pesquisa de iniciação científica, desenvolvida com Bolsa PIBIC/CNPq/Unesp, cujos resultados finais foram apresentados sob a forma de Trabalho de Conclusão de Curso (Santos, 2008a). Artigo com conteúdo semelhante encontra-se em Santos (2007) [N. O]. 3 Análise detalhada dessa cartilha encontra-se em Santos (2008a).



Thomaz Galhardo teve uma intensa carreira profissional. Aos 19 anos de idade, foi promotor público interino da Comarca de Santos, onde, em 1871, exerceu também o magistério. Em 1874, com a reabertura da ENSP, em sua segunda fase, Galhardo mudou-se para São Paulo e foi aluno da primeira turma dessa escola, onde se formou, em 

Nessa cidade, além de integrar comissões examinadoras, representou o professorado no Congresso Pedagógico do Rio de Janeiro, exerceu o cargo de secretário-geral da Instrução Pública do Estado de São Paulo, 6 e, a pedido do doutor Cesário Mota, elaborou, em 1892, o Regulamento do Ginásio do Estado e o da Escola Politécnica de São Paulo, tendo recebido, por essa tarefa, elogios da Secretaria da Instrução Pública. Em 1893, Thomaz Galhardo foi o primeiro diretor da recém-inaugurada Escola Politécnica de São Paulo. Dedicou-se ao ensino público, tendo ocupado cargos de importância no magistério paulista. Presumivelmente em 1880, Thomaz Galhardo escreveu Cartilha da infancia. Depois dessa cartilha, escreveu dois livros de leitura e vários livros didáticos, todos publicados pela Livraria Francisco Alves (RJ) e utilizados em escolas brasileiras desde o século XIX até o final do século XX. Um de seus livros, Monografia da letra A (1895), foi citado e elogiado por Ruy Barbosa em sua crítica à redação do Código Civil Brasileiro (Chastan, 1992, p.111; No Mundo dos Livros, 1970). Essa monografia foi também comentada e elogiada por Antônio D Ávila (1984), que afirma que um fato que engrandeceu a figura do grande mestre foi a publicação da Monografia da letra A (1895), que era distribuída gratuitamente, pois foi a polêmica do comentário de Galhardo sobre o Código Civil Brasileiro que lhe trouxe prestígio. Em 1894, Thomaz Galhardo assumiu o cargo de oficial-maior da Secretaria da Instrução Pública de São Paulo, que era subordinada à Secretaria do Interior. Nesse mesmo ano, assinou contrato com 6 Até o momento, não localizei informações sobre as comissões organizadoras de que Galhardo participou, nem as datas em que exerceu o cargo de secretário-geral da Instrução Pública e em que participou do Congresso Pedagógico do Rio de Janeiro.


FONTE.......O texto acima é parte   do link  a  seguir...https://docplayer.com.br/71301893-1-cartilha-da-infancia-de-thomaz-galhardo.html


Nenhum comentário: