Ubatuba e suas histórias...
Eu como todo caiçara tenho várias na minha cabeça, algumas que ficam lá esquecidas, ou melhor, arquivadas.
Um dia passeando pelo face me deparei com uma foto da década de 70 no perfil do meu amigo Odaury Carneiro, que me chamou a atenção.
A imagem buscou no arquivo da minha memória uma cena da minha infância e talvez a única lembrança que eu tenho do Velho Sabá.
Bom, sou filho do Moacir e da Zenaide e neto por parte de pai do "Seo" Fabiano, "fazedô" de canoa e da Dona Pitiá, a benzedeira da pedra branca da Praia da Enseada.
Cresci brincando com meus primos nas férias escolares subindo e descendo o caminho que liga o vilarejo à praia. (O caminho do Fabiano)
Tempos bons q com os pés descalços a gente corria por lá desviando dos gatos e cachorros da minha vó, roubando as goiabas do seu Viturino e sentindo o cheiro das jacas na entrada da vila e das carambolas da casa do Joban.
Bom, a história é longa....quem sabe um dia conto mais sobre ela.
Hoje vou falar um pouco que sei sobre o Velho Sabá. Quando ele faleceu eu era muito pequeno, mas meu pai me contava que ele fora um dos maiores pescadores daquela praia. A dona Rita, sua esposa eu me lembro muito bem, pois cresci ali brincando no pé do quintal dela e da casa do "Seu Chevalier" um francês "acaiçarado" que escolheu viver por lá.
Um dia no cangote do meu pai, descendo o caminho em direção a praia, encontramos o Velho Sabá subindo com uma fiada cheia de peixes. A pesca tinha sido grossa!
O velho parou e como era de costume, estendeu a fiada em direção as mãos do meu pai e lhe deu um peixe e era dos grandes.
Meu pai me colocou no chão, enganchou o presente no polegar e com o sorriso nos olhos agradeceu. O Velho Sabá recolheu sobre seu ombro a fiada de peixes e seguiu o seu caminho em direção a sua casa. Eu e meu pai voltamos a casa da Vó Pitiá, entregamos a mistura e descemos o caminho em direção a praia.
Bom, o almoço daquele dia foi peixe cozido, temperado ao limão cravo q a Pitiá recolhia pela janela da cozinha...]
ADRIANO ART VIA FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário