terça-feira, 31 de março de 2015

1908 - 1913..........Cidade de Ubatuba...............

Comarca de um só termo, tornou-se Ubatuba município por alvará de 26 de Outubro de 1637.........
Foi elevada á cidade em 13 de Março de 1855, pela Lei Municipal n º 5.....


Ubatuba teve seu 1 º Prefeito Municipal a partir de 1908, quando Ernesto Gomes de Oliveira, pai do saudoso   Washington de Oliveira (Seô Filhinho) assumiu a administração municipal de Ubatuba, confira agora, os principais e ilustres ubatubenses  no ano de 1908 ...............

Jornal A Cidade de Ubatuba........Redator Chefe........Ernesto Gomes de Oliveira

Principais figuras ubatubenses  

Prefeito Municipal...Ernesto Gomes de Oliveira
Vice - Prefeito...........Manuel Bernardo Guimarães de Amorim

Presidente da Câmara Municipal....Benedito Felippe


domingo, 29 de março de 2015

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ILHA ANCHIETA...



Via facebook, em sua pagina, meu amigo e 100% ubatubense Odaury Carneiro, informou que essa foto da Ilha Anchieta era de 1885, e eu erroneamente questionei , de que o ano era outro....Erro meu  e para me redimir posto aqui  trecho dele  postado em sua pagina no face onde ele conta a verdadeira história dessa foto......Desculpe- me ai  Odaury.


Outro engano seu meu amigo, as obras começaram em 1876 e terminadas em 1885 ano este onde foi tirada esta foto, Tenho visto muitos comentarios sobre a ilha e muito pouco estudo sobre ela .Na realidade ali não ia ser uma colonia penitenciaria, a ilha dos porcos ia ser uma colonia para maguinatas más por razões politica anos depois do embargo, tornou se colonia penintenciaria da Ilha dos Porcos e anos depois tornou se presidio da Ilha Anchieta, estas informação que me passou foi o Comandante Helio, pessoa que eu tive o prazer de conhecer e respeitar. Muitas destas fotos ele teve o prazer de pilotar as aeronaves, assim dizia ele. tem muita história pela metade, por isso evito escrever ou até postar fotos que eu acho que contraria as idéias que são contadas. Esse é um assunto muito polemico. Tenho fotos que deixaria muita gente com pontos de ??? na cabeça. muita terra foi arrancada de seu moradores, muitos caiçaras injunstiçados por leis feitas por politicos da epoca . mas deixa quieto vamos só curtir as fotos pois elas falam por si só ou vc a acha que a foto aqui postada tem cara de presidio . Abraços.

sábado, 21 de março de 2015

ESPAÇO MUSEOLOGICO..........................



                 O texto anterior faz referência ao prédio do nosso antigo posto de saúde, quase sempre despercebido ali na  Praça Treze de Maio.

                Pela sua localização, bem que merecia uma atenção especial, ter uma serventia mais abrangente, onde o maior número de pessoas pudesse crescer através de um apelo cultural. Não sei o que seria, mas não custa parar para refletir. Afinal, o espaço e a obra  têm uma localização privilegiada, um passado a nos revelar histórias de vontade em ver o nosso lugar ser melhor.
           Quanta gente precisou de um bom atendimento nesse lugar?! Quantas pessoas estão vivas graças à intervenções de médicos e enfermeiros que ali se devotaram?!

CASARÃO DO PORTO - SERIA ESSA A FOTO MAIS ANTIGA DESSE BLOG ???

Uma das  fotos mais antigas do casarão se não for a mais antiga, informações de que ela foi tirada antes de 1880..Será ???
 Do auto desse blog........O Casarão do Porto foi construído em 1846, por Balthazar Fortes, rico comerciante português, a foto mais antiga até aqui da Ubatuba antiga onde aparece o Casarão é de 1888, e esse prédio não aparece na foto á esquerda  parece ter sido contruído antes  da casa que aprece na foto de 1888 a qual  é uma casa mais moderna do que ele, sendo assim essa foto é de antes de 1880.

ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA.....PARTE 36






João Glorioso, o pescador

Simbolo acabado do caiçara pescador, escolheu como refúgio por quase uma vida inteira a tranquilidade do bairro do saco da Ribeira, bem no cantinho da praia, onde o remanso das ondas raramente se agitam. Afável, líder natural da comunidade, mantinha uma venda de secos e molhados.. Vendia de tudo , desde botas de borracha até penico que, em outros tempos  era serventia tão importante que ficava sempre na reserva debaixo da cama.


Emoção e novo percurso marcam a Paixão de Cristo em 2005


O evento reúne pessoas de todas as idades, religiões e culturas, movidas pela fé e pelas tradições culturais
Ubatuba - Na próxima sexta-feira, 25, acontece a tradicional apresentação da Paixão de Cristo em Ubatuba. O espetáculo, nesse ano, promete surpresas e muita emoção aos espectadores. A apresentação inicia às 21horas, com o nascimento de Cristo e se desenrola até o seu julgamento num palco montado no Aeroporto. 
Este ano, o itinerário sofreu alterações, utilizando alguns lugares do Centro como cenários. Depois do Aeroporto, o grupo vira na Rua Liberdade e segue pela Rua Salvador Correia. A primeira queda de Cristo acontece em frente ao cemitério, a segunda em frente à Igreja e a terceira em frente à Fundart. Depois, a crucificação acontecerá no Morro da Prainha.
O evento é realizado pela Fundart e conta o apoio da Prefeitura. Segundo o prefeito Eduardo César, o incentivo a esse tipo de manifestação cultural e religiosa é muito importante para manter vivas as tradições da comunidade. “Temos orgulho em apoiar um espetáculo que retrata a vida de Cristo e dá a todos nós um exemplo de humildade, persistência e compaixão”. 




sexta-feira, 20 de março de 2015

2003...........Ruínas da Lagoinha serão preservadas



Ubatuba - A Fundart assina neste sábado, 22, ás 19 h, um convênio com o Capitanias Village Hotel, para preservar e manter em condições de visitação o local onde estão as ruínas históricas da Lagoinha. Cícero Assunção, presidente da Fundar diz que o convênio representa uma forma de respeitar a memória da cidade que já teve inúmeras construções históricas perdidas ao longo do tempo. As ruínas, no passado a provável sede da Fazenda Bom Retiro, é um monumento de difícil conservação por situar-se longe do centro da cidade e onde a vegetação toma conta de toda a área em pouco espaço de tempo. A proximidade do hotel, por outro lado, permite maior atenção e manutenção permanente.




As ruínas contam atualmente com 7 holofotes que permitem uma visão noturna das mais deslumbrantes. No sábado, além da assinatura do convênio, haverá a apresentação do Septeto Cameramusica, da Unitau ,nas dependências das ruínas.
Cícero anunciou ainda que vem mantendo entendimentos com a Universidade São Paulo - USP para a extensão do trabalho da arqueóloga Doroth Pinto Uchoa, que já tem uma pesquisa em andamento na Ilha do Mar Virado, para o levantamento da verdadeira história das ruínas. A documentação existente até o momento é insuficiente para informar, com precisão, a origem daquelas construções.



 (Fonte: ACS-PMU)

2003........Câmara de Ubatuba aprova CPI para investigar a Zona Azul


Ubatuba - A Câmara de Ubatuba aprovou a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar supostas irregularidades cometidas pela Comtur (Companhia Municipal de Turismo) no emprego do dinheiro arrecadado com a Zona Azul nas praias.
A votação na noite de terça-feira foi apertada: terminou empatada em 6 a 6 e precisou do voto de minerva do presidente da Casa, Rogério Frediani (PTB), que garantiu a CPI.
A principal suspeita é que a Comtur não estaria convertendo 80% do total arrecadado para obras de melhorias nos locais onde é feita a cobrança. O repasse é previsto pela lei municipal 1679/97.
Atualmente o usuário paga R$ 3 por 12 horas de estacionamento nas praias Tenório, Maranduba, Lagoinha e Praia Grande.



2002............Ubatubenses conseguem destaque no Guarujá



Ubatuba - Mateus Toledo, Felipe Toledo e Hizunomê Bettero conseguem bons resultados na etapa de abertura do Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim
Um cenário formado por ondas de meio metro, sol forte e um grande público. Assim foram realizadas as cinco disputas na etapa de abertura do Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim, no domingo, 17, na praia do Tombo, em Guarujá (SP).
O grande destaque de Ubatuba ficou por conta de Mateus Toledo. Confirmando o favoritismo, o ubatubense venceu na grommets (até 12 anos), abrindo caminho para a possível conquista de mais um bicampeonato. O surfista, que está com 11 anos, garantiu o bicampeonato em 2000 e 2001 na categoria petit e no ano passado ainda faturou o título da categoria acima, a grommets (até 12 anos), mostrando possuir talento e futuro para as próximas competições. Mateus chegou em duas finais, ficando em 4º lugar na iniciantes (limite de 14 anos), vencida pelo catarinense Gustavo Schilickman.




2002.........Biblioteca da Fundart reabre em melhores condições



Ubatuba - A Biblioteca Municipal reabre nesta Segunda-feira, a partir das 9 horas, com novidades para seus freqüentadores. Foram eliminadas as goteiras, o prédio recebeu pintura geral, 11 novas prateleiras foram montadas para atender a inclusão de mais 3 mil volumes e os setores de arquivo e documentação da ficarão na biblioteca para facilitar o entrosamento entre as áreas. Os usuários contarão com monitores para dar maior rapidez as consultas, além de colaborar para a manutenção dos livros. A reabertura da biblioteca contará com a presença do prefeito Paulo Ramos


2001.....Ubatuba é destaque na música



Ubatuba - Os músicos de Ubatuba marcaram presença na Universidade Livre de Música, em São Paulo, e conquistaram 14 vagas. Integrantes da Lira Padre Anchieta, os alunos mostraram a nossa vocação musical, mesmo enfrentando profissionais de outros centros mais evoluídos, principalmente da Capital.
O presidente da Fundart, Flávio Girão Carvalho, cumprimentou a equipe de músicos e reiterou o apoio da Fundação: “Nossa cidade tem uma vocação natural para música, própria do caiçara que vem desde seus antepassados. Esta vocação persiste até hoje e nós, da Fundart, temos o maior interesse em manter o tradicional e incentivar novos valores”, diz Flávio.


2001..........Rio-Santos pode passar a ser Mário Covas



Ubatuba - A Câmara dos Deputados vota hoje o projeto de lei que denomina a rodovia BR-101 como rodovia Mário Covas, em homenagem ao ex-governador, que morreu em março. No litoral norte, a BR-101, que é administrada pela União, vai de Ubatuba até a divisa com o Estado do Rio de Janeiro, em Paraty, e é conhecida como Rio-Santos. Entre Ubatuba e Bertioga, a mesma rodovia recebe o nome de Manoel Hipólito Nogueira e é administrada pelo governo do Estado. (Fonte: Folha Vale)

2000..........Justiça quebra sigilo de 10 vereadores


A Justiça determinou a quebra de sigilo bancário de 10 dos 13 vereadores de Ubatuba --incluindo o prefeito em exercício Andrade Henrique dos Santos (PFL), que ocupa a vaga de Zizinho Vigneron (PPS), afastado por suspeita de fraude eleitoral.
Os parlamentares são acusados de receber dinheiro em troca da aprovação de projetos de alteração do uso do solo.
O pedido foi feito pelo Ministério Público e aceito ontem pelo juiz da 1ª Vara Cível, Carlos Gutemberg.
A Justiça tem prazo de cinco dias para notificar os políticos. Até ontem, três deles haviam sido informados da decisão.
Os vereadores ouvidos pelo ValeParaibano negam as irregularidades e dizem que suas contas estão abertas à Justiça (leia texto nesta página).
A quebra do sigilo tem como objetivo investigar eventuais transferências de recursos para as contas dos vereadores que comprovem a suposta propina, que incluiria depósitos de R$ 900 a R$ 1.900, segundo a denúncia encaminhada ao MP.

ERA UMA VEZ O ITAGUÁ PRAIA CLUBE.............


Há muitos anos atrás havia na Avenida Iperoig um clube a beira mar, trata-se do Itaguá Praia Clube, o qual no seu lançamento  foi divulgado como o mais moderno clube do Litoral Norte Paulista, aberto inicialmente só para turistas e caiçaras de altos recursos financeiros, depois aos poucos foi sendo aberto a população em geral.......

DECADA DE 60...................AVENIDA IPEROIG





 Foto  de Odaury Carneiro  e Texto de Enio Reis

Trata-se da nossa admirada, querida mas tão judiada Avenida Iperoig, no início da década de 1960, mais precisamente na esquina da Rua Prof. Thomaz Galhardo, onde se vê, em primeiro plano, a casa do ex-Governador Adhemar de Barros (hoje readaptada para diversos pontos comerciais); logo adiante, seguindo à esquerda, vê-se a famosa 'casa de pedra', (hoje já demolida) de propriedade do conhecido e finado "Dr. Pedrinho", ex-Juiz de Paz de Ubatuba e, mais adiante, ainda em construção, o antigo ex-hotel "Caiçara", hoje também readaptado para pontos comerciais. E, ainda, lááá no fundo, destacando-se na foto, aquele sobrado branco, a casa onde morei durante muito tempo.

terça-feira, 17 de março de 2015

DONA JENNY, A NOSSA BIBLIOTECÁRIA






Jenny Bueno dos Santos Aguiar, nasceu em Pinheiros, hoje Distrito de Lavrinhas, Estado de São Paulo em 24 de maio de 1918. Filha de Manoel Bueno dos Santos e Ana Maria de Azevedo Bueno, quando menina foi voluntária como enfermeira da Cruz Vermelha na Revolução constitucionalista de 1932 e recebeu uma medalha por isso. Estudou até o 3º ano Ginasial da época e interrompeu os estudos quando se casou em 1938 com José Ourique de Aguiar Sobrinho e teve cinco filhos (Inês, José, Suely, Francisco e João). Morou em Guaratinguetá, Estado de São Paulo por muitos anos onde trabalhava em casa como costureira e veio para Ubatuba com a família em final de 1957 onde já moravam seus pais há muito tempo. Constituiu uma papelaria e livraria com o nome de Casa União na Rua Cel. Domiciano nº 252. Seu pai o Sr. Manoel Bueno dos Santos mantinha o único escritório de contabilidade da cidade da época (Escritório Bueno de Contabilidade) além de exercer o cargo de Contador da Prefeitura.


sábado, 14 de março de 2015

ILHA ANCHIETA E UM POUCO DA SUA HISTÓRIA


A história da Ilha Anchieta parte desde os primórdios do descobrimento do Brasil.Neste local habitavam populações indígenas,das quais foram desaparecendo com a ocupação portuguesa e de outros povos estrangeiros.Os índios  batizaram a  ilha de Tapira “lugar calmo” o que futuramente bateria em contraste com  futuros conflitos sangrentos…
Imagem


sexta-feira, 13 de março de 2015

DECADA DE 60...............NADADORES POSAM PÓS PROVA NATATÓRIA DE UBATUBA



 No alto, da esquerda para a direita: Luiz Vianna, Enio Reis, Justo Arouca, Prof. Joaquim Lauro, o Prefeito Matarazzo, o Dr. Wladimir Pizza, alguns atletas e cerrando a fila, o Sr. Manoel Joaquim. Sentado, embaixo do Enio, o Alcione e, em pé, em primeiro plano, o Zé Luiz de Freitas, o Niltinho, o Massanori e muitos outros competidores não identificados, numa das primeira Provas Natatórias 'Cidade de Ubatuba', quando ainda restrita aos atletas locais. Distância 3.100 ms. Percurso: Cais do Porto - Praia do Cruzeiro.  ( TEXTO  de  Enio Reis 100 % Caiçara e foto cedida por Odaury  Carneiro)

terça-feira, 10 de março de 2015

ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA" PARTE 36





Dojo Kano – Uma lenda

Há 35 anos a Academia Dojo Kano, especializada na prática do Judô, foi instalada em Ubatuba sob um clima de descrédito.
Alguns dirigentes do esporte local vaticinaram fracasso, visto, que desde o tempos do velho e entusiasta Gio Batta Bravin, o ensino de lutas não dera certo. “Não há interesse da moçada por essa modalidade esportiva” afirmavam . Mesmo assim a Academia foi inaugurada nos idos de 1977.
Seu criador, Josino Francisco Souza que lhe empresta vida e alma , saiu vencedor. Hoje forma atletas de primeira grandeza e homens preparados para a vida cotidiana. Com arte, técnica e muita disciplina, Josino tem alcançado relevantes feitos  no cenário nacional e internacional. O Mestre Josino é mineiro, da cidade de Paraisópolis .

JORNAL UBATUBENSE APRESENTA FATOS E FOTOS DA UBATUBA ANTIGA ...




domingo, 8 de março de 2015

2002.........A importância do nome das ruas de Ubatuba


 
No terceiro centenário de Ubatuba, em 28 de outubro de 1.937, o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo organizou e sugeriu um grande evento para a nossa cidade, com certeza, o maior já ocorrido na historia de Ubatuba. Dentre as sugestões, várias ruas do centro da cidade receberiam nomes de pessoas ilustres ligadas direta ou indiretamente a nossa história.
Vamos continuar informando nosso leitor da importância e significado do nome de cada rua. O texto a seguir é copia fiel da publicação do Instituto Histórico de 1.937.


Rua Dr. Esteves da Silva

Coube ao academico Helio Almeida fazer a inauguração da placa do dr. Esteves da Silva, saudoso clinico que foi das mais caritativas almas de Ubatuba, muito cedo roubado ao convívio da sua gente. Sobre o caridoso médico assim falou o universitário:

ESPECIAL LIVRO " UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA " .PARTE 35

Em 1975, a Maria Comprida volta ao mar para fazer a trajetória Ubatuba-Paraty, cidade sul-fluminense , com o objetivo de incentivar os remadores da região para participarem das corridas de canoas realizadas em Ubatuba  tripulada por Arthur, Carrinho, Salvador Mesquita, Barrosinho e João Grande, Maria Comprida deixou a cidade as 5 h35 e as 17h15 estava atracando em um pequeno porto ao lado da Igreja Matriz de Paraty.


2002... Academia Dojo Kano comemora 25 anos


A academia de judô Dojo Kano completa 25 anos de existência no município nesse domingo, 16. Um torneio interno, com a participação de 80 atletas em todas as categorias, comemorou a data nessa quarta-feira, 12. No evento, que contou com o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Ubatuba, foram distribuídas medalhas para os melhores colocados, além do exame de verificação de mudança de faixas. Uma festa de aniversário na sexta-feira, 14, fechou as comemorações, durante as quais aconteceu a entrega de quimonos aos atletas, que representarão Ubatuba nos Jogos Regionais desse ano.
Fundada em 16 de junho de 1977, a academia sempre esteve localizada na rua Cel. Domiciano, 700 - Centro. Segundo o mestre Josino Francisco de Souza, 60 anos, 6º Dan e professor Kodansha (acima da faixa preta), a Dojo Kano começou com cerca de 100 alunos e manteve nesses 25 anos a média de 50 atletas, número atual. “Em nossa história, tivemos cerca de 10 mil atletas praticando o judô. Entre eles, formamos faixas pretas no 1º, 2º, 3º e 4º Dan, o que demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido”, destacou o mestre.

sábado, 7 de março de 2015

QUEM FOI GASTÃO MADEIRA ....




Gastão Madeira é nome de rua em Ubatuba e do aeroporto local. Mas quem foi ele?
Dirigível concebido por Gastão Madeira em 1890 Ubatuba - Gastão Madeira nasceu em Ubatuba, no dia 20 de Junho de 1869. Com 12 anos teve sua curiosidade despertada ao observar o vôo dos pássaros, como e porquê eles se moviam no ar. Começou a pesquisar tudo relacionado com o vôo, aprofundando, nos próximos anos, seus estudos sobre a possibilidade de aplicar as leis da natureza à tecnologia.
O primeiro grande momento de divulgação de suas idéias aconteceu no Rio de Janeiro, quando Gastão Madeira apresentou uma conferência no Clube de Engenharia, explanando suas observações e demonstrando a lei do vôo de pequenos aparelhos sem motor. Ele tinha apenas 21 anos. Obteve, nessa época, a patente de invenção dos resultados dos seus estudos.

segunda-feira, 2 de março de 2015

RUA MARIA ALVES




 Foto cedida por Odaury "100% caiçara " Carneiro.

Na foto, ainda aparecem a Mercearia Alvorada, dos irmãos Wiliam e Franklin Duarte; a Cantina Bambú, do sr. Josias Ramos Nogueira e o Bazar Marieta, do senhor José Cury, além do já mencionado Hotel Felipe que, naquela época, suponho, ainda era de propiedade do senhor Ireno. Isso tudo, defronte onde está, hoje, o Supermercado Paulista que, contudo, ainda não aparece nessa foto nem vestígio do prédio onde ele se instalou, inicialmente. Esses são pequenos detalhes, filigranas da historia que, se não forem registrados, desaparecem com o passar do tempo, infelizmente(Informou Enio Reis)

1964....Cerimônia de entrega da taça de campeão municipal a equipe do C. A. Diabos Rublos





Foto cedida gentilmente pelo amigo 100% caiçara Odaury Carneiro


Foto espetacular e histórica, necessário ser preservada: retrata a cerimônia de entrega da Taça de Campeão à equipe do C.A, Diabos Rubros, no campeonato municipal de futebol, do ano de 1964, promovido pela C.M.E. (Comissão Municipal de Esportes). Em primeiro plano, vê-se Wilian Sebastião Duarte, Presidene do clube campeão; segurando a taça o atleta Ronald Silva, capitão doRonald Silva, capitão da equipe, o Farmaceutico e Vereador Washington de Oliveira (o conhecidíssimo 'Seu Filhinho')