Gastão Madeira é nome de rua em Ubatuba e do aeroporto local. Mas quem foi ele?
Dirigível concebido por Gastão Madeira em 1890 Ubatuba - Gastão Madeira nasceu em Ubatuba, no dia 20 de Junho de 1869. Com 12 anos teve sua curiosidade despertada ao observar o vôo dos pássaros, como e porquê eles se moviam no ar. Começou a pesquisar tudo relacionado com o vôo, aprofundando, nos próximos anos, seus estudos sobre a possibilidade de aplicar as leis da natureza à tecnologia.
O primeiro grande momento de divulgação de suas idéias aconteceu no Rio de Janeiro, quando Gastão Madeira apresentou uma conferência no Clube de Engenharia, explanando suas observações e demonstrando a lei do vôo de pequenos aparelhos sem motor. Ele tinha apenas 21 anos. Obteve, nessa época, a patente de invenção dos resultados dos seus estudos.
O primeiro grande momento de divulgação de suas idéias aconteceu no Rio de Janeiro, quando Gastão Madeira apresentou uma conferência no Clube de Engenharia, explanando suas observações e demonstrando a lei do vôo de pequenos aparelhos sem motor. Ele tinha apenas 21 anos. Obteve, nessa época, a patente de invenção dos resultados dos seus estudos.
Mas, apesar do reconhecimento de seu trabalho, Gastão Madeira não tinha recursos para levar adiante o seu projeto. Conseguiu divulgar um documentário completo das pesquisas, ilustrado, no " Correio Paulistano".
Apesar do impacto que seus estudos causaram, não obteve apoio financeiro para desenvolver os projetos e Gastão Madeira foi pouco lembrado nos últimos anos do século passado. A engenharia aeronáutica progredia e Santos Dumont torna-se conhecido como o grande precursor da aviação, consagrando o princípio muito anteriormente demonstrado por Gastão Madeira.
Só em 1911, quando no Rio de Janeiro se criou a Confederação Aérea Brasileira, Gastão Madeira foi convidado a ser sócio efetivo, e dois anos mais tarde, novamente estimulado ao prosseguimento dos seus estudos, pleiteou do Poder Público de São Paulo, auxílio para ir à Europa. Viajou em abril de 1914, véspera da I Guerra Mundial. Encontrou mais de 37 mil invenções em estudo na França. Mesmo assim, conseguiu que seu invento fosse aprovado.
Foi homenageado, mas não conseguiu dar prosseguimento ao projeto, por total falta de apoio financeiro.
Viu-se forçado a voltar para o Brasil em 1917, sem estímulo para novas iniciativas. Seus méritos de precursor da aviação foram reconhecidos quando do vôo transatlântico do "Jaú" em 1927 e mais tarde, ao ser celebrado o III Centenário de Ubatuba, em 1937. Neste ano, a convite do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Gastão Madeira voltou, pela primeira vez, à sua cidade natal. Durante as festividades, foi inaugurado o obelisco da Praça da Matriz.
Menos de dois anos de sua morte, Gastão Madeira ainda registrou o novo tipo de hélices para aeroplanos, hidroplanos, dirigíveis e semelhantes. Ele veio a falecer a 4 de abril de 1942.
Informou Odaury Carneiro 100% Ubatubense
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