João Glorioso, o pescador
Simbolo acabado do caiçara pescador, escolheu como refúgio por quase uma vida inteira a tranquilidade do bairro do saco da Ribeira, bem no cantinho da praia, onde o remanso das ondas raramente se agitam. Afável, líder natural da comunidade, mantinha uma venda de secos e molhados.. Vendia de tudo , desde botas de borracha até penico que, em outros tempos era serventia tão importante que ficava sempre na reserva debaixo da cama.
João Glorioso , como os melhores pescadores, era bom conhecedor do tempo. pelo cintilar das estrelas sabia se ia ventar noroeste ou se a maré, no dia seguinte, estria correndo de sul" vento noroeste por três dias traz chuva, sem erro, dizia.
O bom pescador, caiçara da gema, sabe a época em que grandes cardumes de peixe se deslocam para a desova, sua localização é muito importante, por isso a existência do espia, um pescador de muita experiência. O espia atua como uma sentinela na rota desses cardumes. Sua função é ficar horas a fio, quase sempre de cócoras num ponto elevado da costa, à espreita do primeiro borbulho forte e cintilante a flor d´água. Seu diagnóstico não costuma e não pode falhar. Grande efervescência, grande cardume de tainhas, por exemplo, provoca alvoroço na comunidade para a presença rápida de canoeiro para o cerco . Normalmente, o resultado é pescaria de grande sucesso e lucro garantido.
Entre as espias da região, João Caxaca era um conhecido, com muita precisão na observação, dificilmente errava o tamanho do cardume.Outro famoso na rapidez do aviso foi Pedro de Assis, da Praia da Ribeira. Um bom espia garante boa pescaria.
CONTINUA......................
Texto extraído do livro " Ubatuba, onde a lua nasce mais bonita"., de autoria de Justo Arouca, editado em 2012............
Para acessar as 35 primeiras partes desse especial, acesse na Coluna SEÇÃO : Fala Caiçara , Lá vem estória ou historia .
Nenhum comentário:
Postar um comentário