sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ESPECIAL CAIÇARADA – A Cultura Caiçara de Ubatuba pelos Olhos de Luciana de Mesquita





Durante todo este mês de agosto, até a abertura da Caiçarada, a FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, está publicando uma série de vídeos especiais com conhecedores da cultura tradicional do município. Já conversamos com Domingos dos Santos e Julinho Mendes, e a nossa convidada de hoje é Luciana de Mesquita.

Encontramos Luciana na casa dos pais dela – “uma tradicional casa de caiçara no centro de Ubatuba”, como ela descreveu. Em meios aos gatos que vão surgindo e ficando, ela nos falou das histórias da família, da avó “bugra que chegou a ser laçada por um francês e acabou se apaixonando”, do avô que ensinou para ela os passos da xiba e que também sabia como fazer rabecas. 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

LEMBRANDO DO NEY MARTINS



Julinho Mendes 

Olá, Helena Kawall! Seja bem-vinda!

Um dia, conversando com o saudoso Ney Martins, ele dizia que ficou maravilhado com o Festival do Folclore da cidade de Olímpia; mostrou-me algumas fotos e falou da beleza que viu nos grupos folclóricos brasileiros. Depois dessa conversa, isso já faz muito tempo, tive muita vontade de conhecer Olímpia, e hoje realizei esse meu sonho; juntamente com minha companheira Claudia Gil, planejamos e fomos conhecer Olímpia que fica na região noroeste do estado de São Paulo, distante de Ubatuba aproximadamente 630 km, é a Capital do Folclore Brasileiro.

sábado, 17 de agosto de 2013

ESPECIAL CAIÇARADA.............A cultura caiçara sobre o olhar do ubatubense Julinho Mendes

Dando continuidade à série de vídeos especiais em homenagem a Cultura Caiçara no mês de agosto, esta semana conversamos com Julinho Mendes. Até a abertura da Caiçarada, publicaremos uma entrevista por semana com conhecedores da cultura tradicional de Ubatuba.

Balaio da Cultura Caiçara

Julinho-Mendes-Featured
Encontramos nosso segundo convidado na casa onde morou desde criança com os pais, no centro de Ubatuba. De pé no chão e usando um chapéu de cipó, Julinho, entusiasmado com o tema da nossa entrevista, logo foi pegar o que chama de Balaio da Cultura Caiçara.





ESPECIAL do Livro UBATUBA,ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA........Parte 14


Grupo Escolar Dr.Esteves da Silva- 1952  ( foto de arquivo do Blog Ubatubense ) O qual abrigou inicialmente  o os alunos e professores do Ginasio cap. Deolindo 


Ginásio capitaão Deolindo de Oliveira Santos. Naão me recordo que a escola tenha se preocupado em reverenciar seu patrono, ou que comemorasse o dia de seu aniversário. As informações mais consistentes  diziam que o capitão deolindo foi tio do seu Filhinho da farmácia e sua graduação teria sido  título honorífico que receberá, como honra a jactância pessoal, mas foi  Prefeito Municipal. Com o seu garbo, o " Ginásio Capitão Deolindo" tornou-se o farol irradiante a iluminar o caminho para que a nossa rapaziada ganhasse ânimo e força na trilha segura de um novo tempo.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CAIÇARA A BEIRA DO PEREQUE AÇU


Eis uma cena , a qual se repete por seculos em Ubatuba, o caiçara carregando os eu sustento, a sua pesca. A foto acima como descrita foi tirada em 198 na Praia do perequ~e Açu, hoje já não se pesca mais como antigamente...Se antes  ao puxar os 3 malhos, os antigos caiçaras  recolhiam enorme quantidade de peixes  , as quais eram tanta , mas tanta que alem de vender aos poucos tuistas da época, alem de separar para o seu sustento, os pescadores eram obrigados  após alguns arrastões d eredes a enterrar a " sobra"....

ESPECIAL Livro UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA - Parte 13






....Diante desses fatos , proliferam os donos de times , os quais  se reuniam nas esquinas , em açougues e bares , com exceção do Esporte Clube Itaguá, com tradição local  mas, tambem, dono de campo com dimensões diminutas. Por quase uma década nosso futebollutou em desvantagem , as vezes em situações vexatórias, quando atua diante de clubes de outras cidades. Não se fundou um clube que tivesse emblema da cidade, o principal , com sede social, onde a sociedade pudesse se reunir nos fins de semana, como era costume naquele tempo.


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

OS ANJOS DA SAÚDE

OS ANJOS DA SAÚDE


      Recebendo uma mensagem do Nenê Velloso, senti vontade de reler uns textos deste caiçara que está sempre a nos avivar a memória. Este é um dos que mais gosto, pois trata de ubatubanos que se devotaram à saúde no nosso pobre município (Ubatuba), na primeira metade do século XX. Parece tão longe o tempo em que nem banheiro era costume ter fora da zona central da cidade.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

ESPECIAL " UBATUBA, ESPAÇO,MEMORIA E CULTURA - PARTE 97

Outra rádio FM é a Gaivota FM, uma rádio comunitária, reconhecida pela Anatel. Fundada no ano de 2002 por Mauro Lioberali, com o  nome artístico de Mauro Lauro. A faixa de sintonia é a 104,9 MHz, com 25 wats de potência, localizada no Shopping Iperoig, no centro de Ubatuba. André Felipe de Camargo é o radialista responsável pelos vários tipos de música, nacionais e internacionais, MPB e Rock. A rádio também faz a prestação de serviço para a comunidade local.


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ESPECIAL " UBATUBA, ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA - PARTE 96

De acordo com informações dadas pelo senhor Ari Mattos, locutor da Rádio Costa Azul, desde a sua fundação, a segunda e atual emissora da cidade foi criada e fundada em 23 de fevereiro de 1981, por Benedito Góes Filho, Benedito Lourenço dos Santos, Dr. José Nélio de Carvalho e Celso Teixeira Leite. Sua primeira sede localizava-se no bairro da Praia Grande, Jardim Praia do Sol. Depois, mudou-se para o centro na Rua Dona Maria Alves, e a seguir para a Rua Dr. Esteves da Silva. Seu atual endereço fica no bairro do Itaguá, na Av. Bernardino Querido, 546. A torre de transmissão tem 73 metros de altura e continua no mesmo lugar da primeira instalação. No início, o alcance das ondas era de 1000 watts, hoje tem uma capacidade de 5000 watts pegando toda a região e algumas cidades do interior. A primeira equipe técnica foi constituída por: Idomíneo Soares Neto, Rinaldo Rofino, Vital Moreira, Felipe Monteiro, Isac Costa e Marco Antonio Jordão. Os locutores eram: Ary Mattos, Odair Rofino, Clodoaldo Natanael, Tadeu Gilberto Serpa, Luiz Alberto Serpa, Paulo Ribeiro, Nelson Delfino e Augusto César Guará.

FESTA DO COMERCIO decada de 30



Festa do Comércio Ubatubense   - 1930 - Antiga Rua do Comércio ( hoje Maria Alves ), ao lado  esquerdo Praça Nobrega....Bons tempos  da Ubatuba Antiga ....

PREDIO PRINCIPAL DO PRESIDIO DA ILHA ANCHIETA


Foto  da decada de 30/40 , segundo quem enviou a foto................Se você tambem tem fotos antigas de Ubatuba , colabore com esse blog,enviado elas para o e-mail :   silcefon@gmail.com....