A palavra rádio é derivada de radiodifusão ou
radiofonia. A radiodifusão está relacionada com a transmissão pública de
mensagens e sons à distância, por meio de ondas eletromagnéticas. A linguagem
do rádio se constrói na base do som e do silêncio, entretanto, é o som, a
matéria – prima com a qual a rádio arquiteta sua programação. Essas mensagens
sonoras funcionam como estímulos auditivos. Neste sentido, a rádio transmite
imagens da realidade, comunicando sensações, emoções, sentimentos e difunde
informação (Sousa, 2004:342).
A evolução histórica do rádio encontrou na cidade
de Ubatuba, um lugar propício para desenvolver-se, capitalizando como mídia os
remanescentes de uma cultura, fundamentalmente oral. O sistema sonoro no qual a
linguagem do rádio se estabelece em Ubatuba compreende elementos como: o uso da
voz, a música e os efeitos sonoros. Quando estes elementos se combinam,
perde-se a unidade conceitual, por isso o efeito sensorial baseado nos
princípios do ritmo, da melodia e da harmonia (Santaella, 2001:97). A interação
de tais elementos no sistema de rádio estabelece um novo conceito de linguagem
radiofônica. Assim, a produção de significados para uma mensagem radiofônica
depende do conjunto de elementos sonoros e do silêncio. Por esta razão, a
estética radiofônica resulta de uma trama na combinação desses elementos
sonoros e não na particularidade de cada um deles.
A voz que consagrou reconhecidas figuras da rádio,
é um dos instrumentos preferências para a veiculação de mensagens em rádio. A
linguagem verbal é polissêmica e a entoação de uma mensagem exerce diferentes
funções: imperativa, submissa, irada e amorosa. As características físicas da
voz: ritmo, intensidade, volume e tom contribuem para que o ouvinte atribua à
mensagem um determinado sentido, fruto do processo de identificação: consigo
mesmo ou com um outro. A voz, em última instância, tem o poder de aproximar ou
de distanciar.
A linguagem musical também tem esse poder de
provocar sensações, emoções e sentimentos, com a musica podem ser recriados
ambientes físicos ou psicológicos, recorrendo à aprendizagem do receptor no
sentido de promover uma correta decodificação das intenções do emissor.
Os meios de comunicação social promovem efeitos
significativos na população. A rádio como veiculo que incentiva a audição de
noticias, música e uma variedade de programas religiosos, educativos ou de
entretenimento propõem à comunidade de Ubatuba, através de sua programação, uma
série de mudanças nos modos de pensar, sentir e agir, de acordo com aquilo que
está de moda e que responde aos padrões mais cosmopolitas de ser no mundo de
hoje. Aqui visualizamos a influência da mídia nacional e internacional no
âmbito restrito da mídia regional. Entretanto, existem honrosas exceções a esta
regra nos tempos de globalização, a música é um deles, no livro Ubatuba nos Cantos das Praias – estudo do
caiçara paulista e de sua produção musical de Kilza Setti (1985), nele
encontra-se um aspecto importante que queremos destacar sobre a cultura
confira a sequencia desse EspeciL DIA 16/AGOSTO/2017...Publicação das paginas 311 em diante do Livro UBATUBA , ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA..........Editado em 2005 e divulgado aqui em partes.
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