sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ESPECIAL CAIÇARADA – A Cultura Caiçara de Ubatuba pelos Olhos de Luciana de Mesquita





Durante todo este mês de agosto, até a abertura da Caiçarada, a FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, está publicando uma série de vídeos especiais com conhecedores da cultura tradicional do município. Já conversamos com Domingos dos Santos e Julinho Mendes, e a nossa convidada de hoje é Luciana de Mesquita.

Encontramos Luciana na casa dos pais dela – “uma tradicional casa de caiçara no centro de Ubatuba”, como ela descreveu. Em meios aos gatos que vão surgindo e ficando, ela nos falou das histórias da família, da avó “bugra que chegou a ser laçada por um francês e acabou se apaixonando”, do avô que ensinou para ela os passos da xiba e que também sabia como fazer rabecas. 





Natural de Ubatuba, neta e filha de caiçaras, Luciana se tornou referência no mundo acadêmico quando o assunto é a cultura local. Formada em Letras e com pós-graduação pela Unitau em Leitura e Produção de Texto, com foco nos contos caiçaras, esta Ubatubana, como ela mesma se declara, ainda concluiu um mestrado na mesma universidade.

Mestrado

O tema da pesquisa de mestrado de Luciana foi os dos efeitos da globalização na cultura caiçara. A vontade de abordar o assunto nasceu de uma “inquietação” que ela conta que tinha em relação ao desaparecimento das tradições na cidade onde nasceu. Ela conta que durante a pesquisa teve muita dificuldade, já que só conseguiu encontrar dois livros científicos sobre o assunto.
Dando um intervalo da vida acadêmica, Luciana no momento dá aulas em uma escola no Puruba, onde diz que vê quase como um trabalho de campo. Para o futuro, os planos da Ubatubana incluem um doutorado, também abordando a cultura caiçara.



Caiçarada

A Caiçarada nasceu da necessidade de revitalizar as manifestações culturais e não deixá-las morrer. O objetivo do evento é promover uma reflexão sobre a situação cultural e sócio-ambiental das comunidades caiçaras, além de mostrar a beleza e a riqueza das culturas regionais.
A festa, realizada pela FundArt (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), é um grande encontro cultural. O evento trás diversas atrações, entre elas o Festival de Viola “João Alegre.” Também conta com barracas de comidas típicas, apresentações de grupos folclóricos e contadores de “causos”.
A Caiçarada, que começa no dia 30 de agosto e vai até 1º de setembro, é o ambiente propício para que os antigos apresentem à população a cultura tradicional, atingindo principalmente os mais jovens, que mesmo fazendo uma releitura deste conhecimento, não perdem os vínculos com suas origens.


FONTE :     FUNDART

Nenhum comentário: