Publicação Semanal - Edição 84 - Ubatuba, 15 a 22 de junho de 2000
Ao realizar o trabalho rotineiro de abertura de valas para instalação de novos cabos telefônicos, os funcionários da Telefônica encontraram restos de ossada, supostamente humana. O local, no centro da cidade, cruzamento das ruas Conceição e Salvador Corrêa, hospedava, nos meados do século XVIII, a primitiva Igreja Matriz de Ubatuba, dedicada a Nossa Senhora da Conceição e também o antigo cemitério municipal.
Segundo documentos do livro “Livro do Arquivo do Estado de São Paulo. Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo. Inventários e testamentos setecentistas de Ubatuba”, vol. LXIII, Editora do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, 1937, revelam que os moradores da época manifestavam em testamento seu desejo de serem enterrados próximos e até mesmo dentro da igreja.
Naquela época, era costume enterrar as pessoas ilustres do município próximo ao altar, dentro da própria igreja ou pelas redondezas do prédio.
A Fundart (Fundação de Arte e Cultura) retirou a ossada e está entrando em contato com arqueólogos que deverão orientar quanto às providências a serem tomadas e fazer estudos da área.Ossada é encontrada no centro da Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário