A FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba publica o edital de convocação para a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Ubatuba, que acontecerá no dia 30 de novembro, das 9h às 14h no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. O evento tem como objetivo conscientizar artistas, agentes, produtores culturais e demais interessados sobre o Plano Municipal de Cultura e também eleger os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba – CMPC.
quinta-feira, 31 de outubro de 2019
TURISTAS PASSEIAM PELA PRAIA DO PEREQUE AÇU EM 1920........
- A foto acima ~e do arquivo pessoal de Rubens Negrini Pastorelli ................O texto a seguir tambem.........Desculpe, mas meu computador saiu do ar.....Tentarei continuar o que estava escrevendo acima......
segunda-feira, 28 de outubro de 2019
INAUGURAÇÃO FAZER PRIMEIRO POSTO DE SAÚDE NO SERTÃO..............1966
Foto: acervo especial de Nativa Salete dos Santos Heitor
Obs. a Enfermeira Claude Perreau esta de vestido branco com Detalhes Amarelos EO prefeito Ciccillo Matarazzo Lado Direito de camisa azul claro e óculos, posicionado Atrás das Crianças.
P elo Relatório here Exposto, DA parágrafo perceber Que a População do Bairro Sertão da Quina nenhum ano da Presença da Enfermeira (1966), AINDA apresentava SOMENTE Como População original, o caiçara. Mas Já com Uma grande Concentração (512 PESSOAS), reflexos da abertura da Rodovia Estadual Que tinham empurrados OS moradores das Praias PARA O Sertão. Estavam Próximos da Chegada da Explosão populacional atraves do turismo de massa e Imobiliário. Só faltava um Interligação da BR 101 do Norte de Ubatuba com a Região Sul.
domingo, 27 de outubro de 2019
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
CONHEÇA UM POUCO DE UBATUBA DOS ANOS 30........
-Na conversa de hoje farei um resumo sobre a minha família e sua evolução juntamente com a cidade de Ubatuba, a partir do final da década de 30. - Alguns assuntos poderão ser repetidos, mas necessários para o bom entendimento.
sábado, 19 de outubro de 2019
CONVITE PARA ASSISTIR VIA FACE O PROGRAMA PAPO CAIÇARA..
Na pagina de Roger Prado de Souza e Julinho Mendes via Facebook
sexta-feira, 18 de outubro de 2019
Alunos da EM Belarmino resgatam tradição com Corrida de Canoa Caiçara
A quinta-feira, 17 de outubro, foi o dia escolhido para a 2ª Corrida Estudantil de Canoa Caiçara “Benedito Correa Leite (Candé), na praia do Estaleiro, realizada pela EM José Belarmino Sobrinho, do bairro do Puruba.
quinta-feira, 17 de outubro de 2019
AGENDA DE UBATUBA NESTE FINAL DE SEMANA........CONFIRA
Em Ubatuba, esse fim de semana prevê muito surfe 🏄🏻♀🏄🏾♂🌊,
natação 🏊🏾♀🏊♂ e muita cultura - além do Fepet, o Teatro Municipal recebe a peça Eugênia Genial, o II Festival Ubatuba Dança - CIAD e a homenagem a seu novo patrono, Pedro Paulo Teixeira Pinto, que será
natação 🏊🏾♀🏊♂ e muita cultura - além do Fepet, o Teatro Municipal recebe a peça Eugênia Genial, o II Festival Ubatuba Dança - CIAD e a homenagem a seu novo patrono, Pedro Paulo Teixeira Pinto, que será
abrilhantada pela Banda Lira Padre Anchieta , que convida Jane Duboc e Ogair Júnior.
terça-feira, 15 de outubro de 2019
DONA MARIAZINHA DA CONSERTADA
GRANDES UBATUBENSES.....Dª Mariazinha da Consertada...
uma tradição caiçara!
uma tradição caiçara!
A nossa Ubatuba tem preciosidades guardadas na memória dos antigos caiçaras. São verdadeiros tesouros vivos, desinteressados. Fatos que caíram no esquecimento, que não se encontram em livros para consulta, mas que estão ao nosso alcance...
Dª Maria Aparecida dos Santos ou Dª Mariazinha da Consertada, como é conhecida no bairro do Itaguá, aos seus 76 anos relembra com saudades da sua infância, de festas e nos revela a receita da ‘bebida típica de Ubatuba’, a Consertada.
Dª Maria Aparecida dos Santos ou Dª Mariazinha da Consertada, como é conhecida no bairro do Itaguá, aos seus 76 anos relembra com saudades da sua infância, de festas e nos revela a receita da ‘bebida típica de Ubatuba’, a Consertada.
quinta-feira, 10 de outubro de 2019
Ubatuba recebe Jornada do Patrimônio Cultural SP 2019
A Jornada do Patrimônio Cultural SP visa ressaltar
a história dos municípios, aproximar o público de
patrimônios históricos e culturais e valorizar o
potencial turístico das cidades. Em Ubatuba será
realizada uma visita guiada pelo Centro Histórico
no dia 26 de outubro (sábado), com duração de
90 minutos com grupos de até 20 pessoas.
4 FePET - FESTIVAL DOS PEQUENOS ESPAÇOS TEATRAIS
“Arte, Contaminação e Luta contra Intolerâncias – 100 anos do nascimento da Bauhaus (1919 – 2019)” é o tema da quarta edição do FePET – Festival dos Pequenos Espaços Teatrais de Ubatuba, que começa na quinta-feira, 10, e vai até o dia 20 de outubro. O evento é uma realização da Officina ArtAud, Produções AgoráArte, Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, com patrocínio de diferentes empresas.
quarta-feira, 9 de outubro de 2019
JOAO BANANEIRO, UBATUBANO SIM SENHOR.........
Seo João Reimberg Filho, nosso famoso João Bananeiro. De sobrenome Alemão e apelido bem Brasileiro.
Conheci Seo João Bananeiro quando eu era ainda criança no Bairro do Monte Valério em terras Ubatubenses, mas o conheci realmente muitos anos depois, já casado e morando no Bairro Gurilandia Caiçara "Estufa" .
segunda-feira, 7 de outubro de 2019
TEMPOS DE OURO...........
Tempos de Ouro.
Certa ocasião meu sogro, morador do Perequê Açu, foi para seu trabalho em um antigo bar na rampa e como de costume passou na igreja Matriz para fazer suas orações diante do altar.
Deixou sua bicicleta estacionada como de costume com seu pedal apoiado no meio fio sem nenhum tipo de tranca ou cadeado, e foi à pé dali mesmo até a barra dos pescadores.
Deixou sua bicicleta estacionada como de costume com seu pedal apoiado no meio fio sem nenhum tipo de tranca ou cadeado, e foi à pé dali mesmo até a barra dos pescadores.
sábado, 5 de outubro de 2019
Reaparição do Boi de Conchas em Ubatuba na Praia da Barra Seca
Registro espontâneo da Reaparição do Boi de Conchas em Ubatuba, que ocorreu no dia 28 de Setembro de 2019 na Praia da Barra Seca. Conheça essa manifestação cultural tipicamente caiçara.
sexta-feira, 4 de outubro de 2019
AOS NOVOS UBATUBENSES..............Parte 3 -Final
Por José Ronaldo
Feliz aniversário, Júlio César Mendes!
E continuando no teor da reportagem feita por um acidente...
“Mas estava escrito que a existência de Ubatuba ficaria na dependência de acontecimentos históricos os mais diversos”. A referência é em relação direta com a Revolta da Armada, logo nos primeiros anos da República, onde os elementos de maior destaque na sociedade ubatubense estavam do outro lado, mais monarquistas, fazendo até festa para o famoso Almirante Alexandrino de Alencar. Enfurecido, o Marechal Floriano, presidente do Brasil, decidiu “cancelar os juros assegurados aos capitalistas que empreendiam a construção da Estrada de Ferro Ubatuba-Taubaté.
AOS NOVOS UBATUBENSES......Parte 2
Passando pelas terras da antiga Fazenda Jundiaquara, juntamente com o amigo Elias, relembrei de que os franceses já produziram muito nesse chão ubatubano. Morando na área, em 1980, conheci a Lourdes Robillard de Marigny. Agora, me pergunto o quanto está perdendo o município por não investir no turismo cultural. Disse-me o Velho Rita: "A Jundiaquara foi quem recebeu o primeiro engenho vindo do estrngeiro. Aquela geringonça toda subiu puxado pelo rio Acaraú".
AOS NOVOS UBATUBENSES......PARTE 1
Por José Ronaldo
Acordei pensando nas muitas pessoas que vieram morar em Ubatuba atraídos pelas atividades advindas com o turismo. “O nosso lugar cresceu”. É a luta pela sobrevivência que faz tantos deixarem suas terras para tentar a vida em outros lugares. Porém...não faz mal conhecer a história do lugar em que agora estamos, saber que, oficialmente, Jordão Homem da Costa foi o primeiro estranho neste chão de Iperoig. Enfim, uma adaptação cultural se faz necessário ao migrante que se desligou de seu torrão natal. Estava certo quem disse que “toda pessoa que passa por nossa vida leva um pouco de nós e deixa um pouco de si mesmo”.
terça-feira, 1 de outubro de 2019
História de Ubatuba – Origem de bravos guerreiros
A região do litoral de São Paulo era povoada por várias tribos indígenas que, com seus “códigos de ética”, viviam em aparente harmonia. Com a chegada dos colonizadores portugueses e mais tarde dos franceses, a “calmaria” entre as tribos foi extinta. Os colonizadores tinham como finalidade, transformar os índios em mão-de-obra escrava, mas, pelo temperamento guerreiro de algumas tribos, tanto os portugueses, como franceses aliaram-se aos mais rebeldes. Isso gerou uma grande rivalidade.
Assinar:
Postagens (Atom)