sexta-feira, 28 de julho de 2017

AEROPORTO MUNICIPAL DE UBATUBA E SUA HISTÓRIA.....




Turistas embarcam em aeronave da VASP  no Aeroporto de Ubatuba SP, ano 1966 ( Foto Arquvivo Blog Ubatubense)


História
  
O aeroporto construído na década de 30, começou a operar em 1939. Nesta época, existia uma pista, de grama, com 400 metros de extensão, onde pousavam os “paulistinhas”, aeronaves de pequeno porte.

O maior acidente aéreo ocorrido no Litoral Norte.

Há 60 atrás, precisamente, no dia 10 de abril de 1957, ocorreu o maior acidente aéreo já registrado no Litoral Norte. O acidente ocorreu com uma aeronave pertencente ao Consórcio Real Aerovias, durante um voo entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Vinte e seis pessoas morreram no acidente.
 

DANÇA DA XIBA




Dança da XIBA uma das principais tradições do povo caiçar

XIBA (chiba). Ritmo que sustenta uma dança popular. Segundo o especialista Silvio Romero, em “Cantos Populares do Brasil”, é sinônimo de samba no Norte e de cateretê no Sul, reunindo damas e cavalheiros para dançar e cantar.


PICINGUABA , DADOS HISTÓRICOS.........

Picinguaba - Dados históricos
 
A historiadora Julita Scarano, atendendo a solicitação do Diretor Técnico do CONDEPHAAT, apresenta às folhas numeradas de 110 a 118 do Processo de Tombamento dos aglomerados urbanos de Bonete, Picinguaba e Icapara (1976), os seguintes dados históricos:
...



segunda-feira, 24 de julho de 2017

OLHA AS BANDEIRINHAS.........




Cercando tainha no Itaguá -1960 (Arquivo Igawa)
     Ontem, conforme a nossa tradição, chamamos o parentada e fizemos a nossa fogueira no quintal. Agora, olhando as bandeirinhas que tremulam na varanda, retomo uma reflexão que nem é de tanto tempo assim.

               March Bloch e Lucien Febvre, dois importantes estudiosos contemporâneos apelam para que se estude “o homem e todos os seus vestígios, e não somente as grandes personalidades, isto é,  passaram a  considerar toda a produção material e espiritual humana como possibilidade de contato com esse homem do passado”. 

sábado, 22 de julho de 2017

DÉQUINHO TENÓRIO E ANISIA CASTRO TENÓRIO ...GRANDES UBATUBENSES DA PICINGUABA.

Seu Déquinho Tenório e dona Anísia Castro Tenório em meados dos anos 60 no bairro Picinguaba em Ubatuba.
Ele foi um dos pioneiros da pesca comercial na cidade.... 


quinta-feira, 20 de julho de 2017

Ubatuba prepara comemoração ao” Dia em homenagem aos imigrantes japoneses presos na Ilha Anchieta


Na manhã de terça-feira, 18, a Prefeitura de Ubatuba sediou uma reunião que discutiu a comemoração do “Dia em homenagem aos imigrantes japoneses presos na Ilha Anchieta”, celebrado no dia 23 de setembro.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

CONHEÇA VOCÊ TAMBEM A UBATUBA ANTIGA ATRAVÉS DO LIVRO " UBATUBA , ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA"...


Para quem não sabe, ainda cursando a faculdade, meu mano Jorge Otavio Fonseca escreveu a quatro mãos , juntamente com o escritor e professor Juan Drouguet da USP, um livro, um belo e bem escrito Documentário , intitulado " Ubatuba, espaço, memória e cultura " , que leva vc a viajar desde a pré - historia ubatubense até o ano de 2005.


quarta-feira, 12 de julho de 2017

94 ª FESTA DE SÃO PEDRO PESCADOR


94˚ Festa de São Pedro Pescador
Organizada há 94 anos, a Festa de São Pedro Pescador mais uma vez apresenta uma programação diversa e cheia de atrações. Shows,... corrida de canoas caiçaras e procissões. 


LIÇÃO DO DANILO..........

                                                                                       
               Há trinta e dois anos nascia Danilo, filho de duas pessoas estimadas desde o tempo de ginásio, caiçaras mesmo! Nove anos depois reencontrei o Danilo vivendo intensamente no Saco das Bananas, aproveitando ao máximo da convivência com os avós Dito Madalena e Constantina, sobretudo na lida do mar e da roça. 

sexta-feira, 7 de julho de 2017

A Bandeira da Esperança.


O som do tambor anunciava a chegada da folia, corria as crianças, os adultos e todos os devotos aonde passa- se a bandeira do Divino em nossa querida Ubatuba, os tempos eram outros e o respeito pelo sagrado representado pelo Divino Espírito Santo era imenso.




terça-feira, 4 de julho de 2017

CORRIDAS DE CANOAS CAIÇARAS FAZEM UBATUBA REVIVER 60 ANOS DE TRADIÇÃO..





Mais uma Festa de São Pescador chegou ao fim em Ubatuba. No último dia do evento, no domingo (2), o destaque ficou por conta da corrida de canoas caiçaras e do show do grupo Negritude Junior.
A prova de canoas, no período da manhã, atraiu um grande púbico às imediações da Praia do Cruzeiro.


Uma Menina Chamada Saudade.


Entender um pouco do cotidiano daquela criança talvez possa explicar o desfecho desta história.
Imagine uma pequena CAIÇARA caminhando pelas ruas de nossa cidade, saltando de quando em quando um ou outro paralelepípedo mais destacados... Quando as vias tinham calçamento , pois a maioria eram de terra batida. 





domingo, 2 de julho de 2017

A CANOA

·
A canoa traz o homem
a canoa traz o peixe
a canoa tem um nome
no mercado deixa o peixe
no mercado encontra a fome
a balança pesa o peixe
a balança pesa o homem...

sábado, 1 de julho de 2017

NÓS SOMOS OS RAMOS........

Vô Estevan e vó Martinha (Arquivo JRS)

               Através da minha voz você saberá dos meus avós por parte de pai. Ambos foram gerados na beira do mar, embalados pelo barulho das ondas e assimilando desde cedo o cheiro da maresia. 

VOVÓ EUGENIA NUNCA FOI A ESCOLA........


   Está longe o meu primeiro contato com o mundo escolar, onde aprendi as primeiras lições na cartilha Caminho Suave. Foi na praia da Fortaleza, na casa da tia Martinha, na pequena sala, onde cada fila de carteiras era uma série. Acho que não