quarta-feira, 12 de julho de 2017

94 ª FESTA DE SÃO PEDRO PESCADOR


94˚ Festa de São Pedro Pescador
Organizada há 94 anos, a Festa de São Pedro Pescador mais uma vez apresenta uma programação diversa e cheia de atrações. Shows,... corrida de canoas caiçaras e procissões. 


 



A Festa de São Pedro Pescador, em Ubatuba, teve inicio às 10 horas do dia 29 de junho de 1923. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas às outras. Na época, não havia a imagem de São Pedro, doada pelo padre alemão Hans Beil após 19 anos de celebração, apenas em 1942.
A princípio, várias praias ao longo da costa prestavam suas homenagens ao Santo. Rezava-se durante nove noites até o dia de São Pedro. A festividade era composta pela “Alvorada” – procissão pelas ruas e a condução do “fiofó” ou “fifó” (tocha feita de bambu embebida com azeite de nogueira), em seguida era levantado o Mastro de São Pedro. Após a missa, o povo se juntava ao lado da Igreja Matriz para o leilão com prendas doadas pela comunidade. Há relatos de que até o inicio dos anos 60, a louvação a São Pedro acontecia também em frente aos ranchos de canoas.
Fotos: Felipe Scapino,, Ana B. Domingues e Satya Thai
Produção Audiovisual: Gopala Filmes
Realização: Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e Prefeitura Municipal de Ubatuba

Nenhum comentário: