O som do tambor anunciava a chegada da folia, corria as crianças, os adultos e todos os devotos aonde passa- se a bandeira do Divino em nossa querida Ubatuba, os tempos eram outros e o respeito pelo sagrado representado pelo Divino Espírito Santo era imenso.
Os seus foliões tocadores de rabeca, violas, violões e pandeiros de couro eram pessoas respeitadas pois praticavam seu ofício com amor e dedicação.
Todos os moradores faziam questão que a bandeira... fosse em sua casa, para abençoar seu lar e sua família.
A casa que serviria de pouso era a mais concorrida , pois após guardar a bandeira do Divino em um quarto com todo respeito, era feito a "função" na sala da casa. As danças da cana verde e bate pé animava todos os foliões durante toda noite que bebiam a consertada e comiam a comida preparada pelos anfitriões.
Não preciso dizer que a passagem da folia pelos bairros de nossa cidade unia o nosso povo. As promessas e fotos colocadas nas fitas da bandeira mostrava o quanto os seus devotos tinham fé pelo Divino.
Com o tempo esta manifestação de fé e cultura foi perdendo sua força frente a toda modernização que estava chegando em nossa cidade.
Hoje em dia a bandeira segue seu caminho por nossa Ubatuba , levando em frente um pouco daquilo que aquele movimento representou.
Talvez seja pertinente colocar uma frase de uma amiga:
" Um dia todos nós seremos saudades."
E realmente a passagem da bandeira do Divino Espírito Santo com seus antigos foliões deixou saudades em nossos corações.
TEXTO DE GUINHO SANTOS 100 % UBATUBENSE
VIA FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário