LOBATO E SUA ANFITRIÃ CAIÇARA
LOBATO E IDALINA: DE COZINHEIRA A VIAJANTE SIDERAL
Não sabemos ao certo o número de visitas que Monteiro Lobato fez a Ubatuba, porém é certo que a primeira que fez a Idalina Graça foi devidamente registrada pela anfitriã caiçara no livro “Terra Tamoia”.
Neste livro há um trecho que corre assim:
“Albino me esperava impaciente nessa tarde que, para mim, deslizara suave e bela, como belas e suaves são todas as tardes de Iperoig. Havia chegado, de Caraguatatuba, u,a casal em lua-de-mel, e ele não sabia como acomodá-lo. Imediatamente, providenciei tudo para que os hóspedes se sentissem à vontade.
No dia seguinte, amanheceu chovendo, e, como não era possível ir à praia em busca do pescado fresco, fui ao frigorífico, nesse tempo funcionando onde atualmente está o DER. Da ponte avistei o Dr. Felix Guizard, proprietário do sobraão de Baltazar Fortes, para à porta principal e em animada palestra com um senhor decentemente trajado, que olhava com viva curiosidade todos os que dali se aproximavam. Acostumada a ver poucos turistas na cidade, fiz um demorado exame do forasteiro. Achei-o bem simpático. Comprei o pescado e, ao sair, notei que ele me acompanhava com o olhar. – Deve ser por causa das vestes masculinas que uso, pensei, para logo depois, absorvida pelo trabalho, esquecê-lo completamente.