quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A PRAÇA DA MATRIZ








    Eu tenho a impressão que atravessamos mais uma crise na cidade. Por que digo isso? Porque os lugares estão deteriorados, desagradáveis e desvalorizados. Também as pessoas parecem apáticas, não se importando com o desleixo reinante. Para me fazer entender, recorro à imagem da Praça da Matriz retratada há algumas décadas.

ESPECIAL : Livro UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA... PARTE 5.........





Do livro  de Justo Arouca...

Do autor desse blog, fiquei devendo aqui a atualziação e publicação no dia 11/12, me desculpem, pois o livro estava emprestadao, agora de volta as minhas mãos ,s egue um resumo de mais uma parte do mesmo...

Boa Leitura...


.................

EXPRESSO  MANDIOCA....


Alguns trechos  da  estrada já tinha sido inaugurados , e a cada  vez que o trecho da estrada ficava mais distante da cidade de Caraguatatuba,  aumentavam as exigências de ter um transporte coletivo, para efetuar o transporte da população de um bairro para outro....Mas não havia condições de rodagem de ônibus, pois em alguns trechos a estrada passava pelas praias  de  areia dura, mas  logo acharam uma solução : era o caminhão do Gonçalo Pacheco, para tanto foram improvisados alguns bancos de tábua, uma improvisada cobertura de lona, e ai estava pronto o primeiro transporte  coletivo, o qual ligaria o centro de Caraguá aos bairros...

domingo, 25 de novembro de 2012

ESCAPAR DA CRUZ É UMA VIRTUDE




                Em 1º de abril de 1851, no Paço da Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo, Barbosa da Cunha assinou o seguinte documento:
                A Assembleia Legislativa Provincial decreta:
                Artigo único: Fica elevada à categoria de Cidade a Vila de Ubatuba, com a denominação de Cidade de Santa Cruz de Ubatuba, revogadas as disposições em contrário.
                - A cruz se foi. Foi o que eu disse numa roda de prosa, onde quase todos eram adolescentes. Sabe como eles  rebateram esta afirmação?
                - Será? Você acha mesmo?

A IMPORTÂNCIA DA LEI



 

                Em 2001, na Câmara Municipal de Ubatuba, aconteceu um encontro que gerou o documento Quilombos – a hora e a vez dos sobreviventes. Dentre os participantes estavam as saudosas  comadre Vitória e tia Astrogilda, o seo Genésio dos Santos , o Antônio Antunes e outros. Na verdade, era uma conquista se consolidando a partir de um trabalho de graduação individual (TGI) do meu irmão Domingos Fábio dos Santos, onde a estrela foi a finada dona Maria Galdino, uma descendente de escravo, natural da Praia da Raposa.

ESPECIAL DO LIVRO - UBATUBA , ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA ... PARTE 87..


A comunicação em sociedade radica na habilidade humana da linguagem. Mas, foi apenas a passagem da linguagem oral para a escrita que permitiu à comunicação vencer as determinantes do tempo e do espaço.

Nesse sentido, a escrita é o alicerce do processo social que possibilitou o registro e a transmissão rigorosa das informações de geração em geração, sem incorrer na infidelidade dos processos de transmissão oral cujo suporte era a memória. O surgimento da imprensa foi a primeira etapa da democratização da cultura, mas ao mesmo tempo, desencadeou-se um processo de estandarização e simplificação das mensagens, o que veio a vulgarizar essa mesma cultura. A noção de espaço público cobra assim relevância, pois se constrói de opiniões e decisões políticas nas quais se legitima o exercício do poder como vimos anteriormente. Trata-se do espaço do debate e do uso público das razões argumentativas. Entretanto, a explosão da imprensa transferiu para os jornais e revistas, os debates que antes se desenvolviam em lugares como cafés, clubes e salões, nos quais se falava de política, economia, literatura e arte.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fazenda da Caixa: um fragmento de história em solo...": parte 2



Recebi do Sr.  Eduardo Barbosa, engenheiro e apaixonado por Ubatuba. um e-mail interessanbte , o qual só vem a enriquecer a história da fazenda da caixa

Pesquisando sobre a caldeira existente na antiga fazenda da Caixa, hoje bem corroida mas ainda um monumento da história de Ubatuba que deveria ser melhor preservada, obtive através do sr. Zé Pedro, figura conhecida na região, neto de escravos e dono de cultura muito interessante, que esta caldeira chegou de navio no seculo 19, entre 1850 e 1880, dificil acertar a data, para tocar a fazenda existente na época e que cultivava cana.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

ESPECIAL - LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA " . PARTE 87


Os matizes culturais e o confronto entre as culturas que a mídia é capaz de suscitar, trazem à tona a questão da identidade pessoal, coletiva, nacional e étnica. Neste sentido, desde o início desta obra viemos ressaltando aqueles aspectos mais substanciais da cultura ubatubense, que se delinearam no decorrer da história de seus habitantes e dos valores pelos quais estes lutaram em favor da tradição e dos costumes que hoje estão adquirindo uma nova fisionomia.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

RADIO IPEROIG AM......A PRIMEIRA RADIO DE UBATUBA -SP..


A primeira estação de rádio de Ubatuba – Rádio Iperoig – AM. A Rádio Iperoig foi a primeira emissora de rádio de Ubatuba e, segundo informações fornecidas pelo radialista Clementino Soares, ubatubense, cooperador e locutor nos primeiros anos da rádio Iperoig, o surgimento da rádio se deu por volta do ano de 1957. Antonio Topedini Pagâno, engenheiro eletrônico e também funcionário da VASP - Viação Aérea São Paulo - recebeu a autorização para a implantação da rádio no Litoral Norte – Ubatuba e Caraguatatuba – o Sistema de Radiofônica em A.M. O próprio Topedini foi quem montou os dois transmissores e outros aparelhos para as rádios na oficina da própria VASP e, na mesma época são inauguradas as Estações de Rádio-difusão: Iperoig de Ubatuba e a Oceânica de Caraguatatuba.

ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA"...PARTE 86


Nos primeiros anos deste milênio Ubatuba sofreu algumas alterações, de ordem naturais, com as grandes chuvas e enchentes, ou com aquelas realizadas pelo próprio homem., como as invasões cada vez maiores em encostas de morros, casas construídas irregularmente, levando sujeira e poluição aos rios e até as nascentes que abastecem as caixas de água da Sabesp. Esses problemas têm sido enfrentados pelas últimas administrações públicas, por prefeitos que tentam resolver de forma prática, mas que encontram grandes resistências.


  1. UBATUBA NA VOZ DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A construção de uma cultura está diretamente relacionada com o conceito de comunicação, por isso, nos referiremos neste item, ao modo como Ubatuba foi expressando, principalmente nos meios: jornal e rádio, o seu desenvolvimento cultural. Também falaremos da sua inserção na mídia nacional que sempre viu neste espaço natural, uma forma de apresentar vestígios remanescentes da cultura brasileira.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

UMA RESTINGA FANTÁSTICA


UMA RESTINGA FANTÁSTICA

Praia da Lagoa - Fonte: Google

                Diógilei Trada, da cepa caiçara dos Zacarias, tem buscado conhecer mais sobre a nossa terra. Que bom!
       Hoje, para contribuir com ele e outros, dou algumas dicas sobre a Praia da Lagoa que, até o começo da década de 1980, vivia praticamente isolada. A partir da divisa sul (Canto das Galhetas), é a quinta praia de Ubatuba. É uma praia profunda, de tombo. Bem preservada, lógico! Por isso que caberia às secretarias de Turismo e/ou Meio Ambiente uma atenção especial. Por mim, tudo aquilo, desde a Caçandoca, seria tombado como Reserva Caiçara.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

UBATUBA 2005.........Resgatando a história de Ubatuba


 
 
 
Divulgação 
  Ten. Samuel e Mara.
Ten. Samuel é o grande pesquisador da história da ilha Anchieta, há anos vem juntando documentos e depoimentos das pessoas que estiveram ligadas a ilha até a época da rebelião. Este trabalho já resultou num livro "Ilha Anchieta - rebelião, fatos e lendas" na terceira edição. O trabalho continuou, está pronto o seu segundo livro "Ilha Anchieta - O prisioneiro do Pavilhão 6" que teremos a oportunidade de fazer o lançamento no próximo dia 14 de novembro na Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.
O trabalho não para. Neste sábado, tivemos a oportunidade de juntar mais informações e história. Dona Ivone Guadix, que já havia colaborado no primeiro livro com a letra da canção de um prisioneiro, agora nos proporcionou o encontro do Ten. Samuel com Dona Mercedes Marques do Vale, filha de Antonio Marques do Vale.


UBATUBA 1973........INAUGURADA NOVA ALA DA SANTA CASA DE UBATUBA..


UBATUBA 1973...SANTA CASA RENASCE...


GRANDES UBATUBENSES..... CICERO GOMES E JURANDIR SOARES BELO


E pegaram o saudoso   advogado e radialista CÍCERO GOMES de surpresa,  ele e o nosso  amigo JURANDIR SOARES BELO....., O POPULAR JURABELO, AMIGOS DE TODOS......

GRANDES UBATUBENSES.....GRILO E JOÃO ALEGRE..



GRILO    E   JOÃO ALEGRE....   DOIS ETERNOS  CANTADORES UBATUBENSES....   CANTAVAM   E  ENCANTAVAM     UBATUBENSES, UBATUBANOS E TURISTAS...SAUDADES...GRANDES ARTISTAS  E  PERCUSSORES DA MUSICA  CAIÇARA...

ASSIM ERA A FRENTE DA ANTIGA SANTA CASA DE UBATUBA



UM  VISUAL   ANTIGO DA FRENTE DA NOSSA  SANTA CASA, A QUAL PASSOU  E PASSA ATUALMENTE POR  GRANDES TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS.....OS   ANOS PASSAM  E  A  NOSSA  SANTA CASA SEGUE SENDO MODIFICADA,  SEMPRE  PARA PODER MELHOR ATENDER OS UBATUBENSES, UBATUBANOS  E   TURISTAS  ....AO  LADO  ESQUERDO TEMPO  O ANTIGO VELÓRIO E A ESQUERDA A FACHADA  DA ANTIGA SANTA CASA, A QUAL FOI MANTIDA  , SENDO QUE DEMAIS PARTE DO ANTIGO PREDIO FOI TOTALMENTE DEMOLIDO PRA DAR LUGAR A NOVA SANTA CASA DE MESERICORDIA DE UBATUBA – SP....( OBs...Foto enviada por e-mail, data não informada)...