terça-feira, 17 de agosto de 2010

Alguns já ouviram falar no Farol da Ponta Grossa, outros nem sabem o que significa...





Somente quem o conhece sabe do lugar e da vista espetacular que este braço de terra nos oferece! É quase impossível descrever tanta beleza. 
O lugar estratégico para orientar todos os navegantes de alto mar e os que navegam próximo da orla foi escolhido para a implantação do farol construído em formato de coluna quadrangular de concreto armado branco, em 1.932, e registrado sob o nº internacional G0467.

 Com a altura de 65m, ele emite um lampejo de luz branca a cada três segundos, a qual chega a alcançar 11 milhas. Está fixado a 23º27’61" sul e 45º14" oeste, ou seja, isso nos permite dois dados importantes: primeiro, está localizado praticamente embaixo da linha do Trópico de Capricórnio, confirmando que em Ubatuba começa o verão, sendo a primeira cidade das Américas a ser cortada pelo trópico que, no dia 22 de  dezembro, ao meio-dia, em toda sua extensão não tem sombra. Assim, podemos afirmar geograficamente que em frente está a África, onde a linha do trópico vem traçando o oceano e depois Ubatuba, iniciando pela Ponta Grossa. Outro dado importante é que os 45º exatos confirmam que os primeiros segundos de cada hora do horário oficial do Brasil, emitido através de Brasília, também iniciam-se em Ubatuba pois este horário tem a linha do meridiano como ponto de partida nos seus 45º; esta linha também cruza a nossa praia de Itamambuca com 45º com variante até seus 6º. 
A Ponta Grossa é muito procurada por pescadores e mergulhadores desde os tempos passados. Há uns 30 anos, o GPS (Grupo de Pesquisa Submarina) de São Paulo fez um livro de ouro para a construção de uma imagem denominada “Virgem das Profundezas”, Contrataram um dos melhores escultores da época, o sr. Morrone, que a fez toda de bronze com 1,80m. A idéia era afundá-la em algum lugar no oceano que pudesse transformar-se em ponto de visita. Assim, escolheram Ponta Grossa afundando a imagem a uma profundidade de 4 m onde residiu por oito anos. No dia do evento, foi convidado o vigário da Matriz que abençoou a estátua na presenças de autoridades e mergulhadores de diversos lugares. Ela foi retirada para manutenção e nunca mais voltou ao mar.Hoje, está na sede do Iate Clube Tamoios, cujo proprietário foi um dos responsáveis pela criação da Virgem, que anseia voltar aos mares para abençoar os mergulhadores de nossa região.
Com revoadas de andorinhas, visita de tartarugas, cardume de toninhas e, com um pouco de sorte, até mesmo de baleias, a Ponta Grossa invade mar adentro, desbravando o infinito oceano nos permitindo a vista para as ilhas do norte. A alma liberta-se dos problemas do dia-a-dia nos permitindo refletir... 
A ponta que forma a Enseada de Ubatuba inicia seu caminho na rua Capitão Felipe, no bairro do Itaguá, sentido praia do Tenório, e segue sempre em frente, aproximadamente 5,3 Km até o farol. Se você seguir a trilha ao lado direito do farol, de apenas uns cinco minutos caso a maré esteja baixa, encontrará na costeira um amontoado de pedras que forma uma banheira gigante onde poderá repousar o corpo sobre a pedra e deixar a água tocar seu corpo, sua alma... Este é mais um lugar que só mesmo a nossa Ubatuba pode proporcionar a você, que é tão especial!Farol da Ponta Grossa, uma vista espetacular!

Nenhum comentário: