quinta-feira, 30 de setembro de 2021

O "BENZEDOR" DITO BENTO . - UM CAUSO CAIÇARA............

 

CAUSOS CAIÇARA de Julinho Mendes
O "BENZEDOR" DITO BENTO
Bem ou mal, era o que tinha, era o que tratava: benzimentos e remédios caseiros, tanto um como outro, o que ajudava ainda era a fé que se tinha.
Benzedeiras e benzedores, em cada vila de caiçara tinha que ter um desses.
Na praia da Tabatinga não era diferente, até mais que em outro lugar, pela distância dos centros das cidades, tinha que ter um. E na Tabatinga tinha um dos bons: Dito Bento, um caiçara benzedô!

COMERCIANTES DE UBATUBA PEDE AO GOVERNO IMPERIAL A CONCESSÃO DA ESTRADA DE FERRO UBATUBA - TAUBATE - ANO 1873..Parte 2 Final

 


COMERCIANTES DE UBATUBA PEDE AO GOVERNO IMPERIAL A CONCESSÃO DA ESTRADA DE FERRO UBATUBA - TAUBATE - ANO 1873

 

COMERCIANTES DE UBATUBA PEDE AO GOVERNO IMPERIAL A CONCESSÃO DA ESTRADA DE FERRO UBATUBA - TAUBATE - ANO 1873---MATERIA JORNAL PINDAMONHAGABENSE.ED. 0028 DE 1873

PARTE 1..........

"A Construção do Porto de Ubatuba é um Problema que o Governo do Estado Vai Resolver Brevemente'__27/10/1940

 



quarta-feira, 29 de setembro de 2021

CONFIRA O ORÇAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBATUBA PARA O ANO DE 1897

 


FONTE   ......JORNAL ECHO UBATUBENSE.DEZ....1896

PEDRO REGALADO, UBATUBENSE EM 1850

 


Ano 1850......

Pedro Regalado (50 anos) e sua mulher Josephina Maria (53 anos)

Tinham 7 filhos e 5 escravos.

Ele e os filhos homens sabiam ler e escrever (coisa rara na Ubatuba de 1850).

Fonte Arquivo público do Estado de São Paulo

Os detalhes do “Rali ” Taubaté-Ubatuba , feito pelos Pastorelli em 1925.

 



Os irmãos Pastorelli e empregados, em foto dessa época mais ou menos.

 

Meu pai Luiz Felix Pastorelli , um irmão, Dante José Pastorelli e um amigo dos dois (Zequinha), resolveram conhecer Ubatuba no ano de 1925. Compraram um carro Ford Bigode usado, deram uma revisão e partiram para a briga.  Segundo meu tio narrou, quando tinha 87 anos e sua filha escreveu à mão, a viajem (veja as fotos da narrativa e a leia na integra, abaixo) foi bem até São Luiz do Paraitinga, mas depois a coisa complicou, pois tiveram que empurrar o carro em diversos morros, até que , em um deles, não conseguiram subir. Foi então que apareceram uns viajantes a pé, e ajudaram a empurrar o carro e vencer o obstáculo. –

O Matadouro de Ubatuba e o Boi de Conchas

 

Memorias Caiçaras

Texto e foto de Ana Maria Fernandes

Entre as coisas boas e bonitas que vivi na minha infância  na rua Condessa de Vimieiro, hoje centro d Ubatuba, como as brincadeiras de roda, catar amoras nos pés e outras , mistura-se  uma outra lembrança,  no entanto, de uma coisa que me deixava muito triste e  ás vezes até doente. Ubatuba não tinha carne vermelha assim fácil para se comprar . Entã0,  havia bem no final dessa minha rua,  o  Matadouro Municipal.  Acho que duas vezes na semana eram mortos nesse matadouro os bois que o tropeiro Cipriano comprava nas fazendas de Serra acima como na vila de  Catuçaba  e outras vilas.

As Longas caminhadas e a dura lida de um professor de Ubatuba na década de 60.

 

Texto Pitágoras Bom Pastor

 

Roaldo Graciano Fachini , o Suingue fez em 12 de agosto de 2021,  77 anos. 48 anos dessa sua vida ele se dedicou à Educação. Formado professor em 1966 , na Escola Normal de São Sebastião, desde esse ano ela começou a dar aula. Como professor rodou todas  escolas em todas as ciades da região, mas foi em Ubatuba, onde iniciou  seu magistério, que teve as maior4es dificuldades. O problema é que não havia locomoção e a cidade tem um extenso liotoral de mais de 70 km. Era muitas vezes em longas caminhadas que o professor tinha que cumprir o seu mister.

PRISIONEIROS DA ILHA ANCHIETA FAZENDO CALÇAMENTO DA ESTRADA UBATUBA - TAUBATÉ...SUBIDA DA SERRA - ANO 1933

 

Raríssima foto do calçamento da estrada de Ubatuba em 1933, foto postada pelo amigo Paulo Vasconcellos, cortesia Odaury Carneiro.

JORNAL ECHO UBATUBENSE ....EDIÇÃO 18, DE 07 DE JANEIRO DE 1897

 



Confira   agora   a  edição  completa   da  quarta edição do Jornal  ECHO UBATUBENSE , de 7 de Janeiro de 1897, esse  que foi o primeiro jornal  de  Ubatuba SP, uma edição  em 4 paginas , teve  como  editor responsável  Dr. Esteves da Silva  e  que  teve uma duração curta infelizmente de apenas  um ano.


terça-feira, 28 de setembro de 2021

ANTONIO RODRIGUES VIEGAS, O PRIMEIRO PROFESSOR DE UBATUBA.. .ANO 1767

 

O primeiro professor de Ubatuba de que se tem noticia.....ano 1767.........Prof. Antônio Rodrigues Viegas......42 anos.......ensinava granática, com "provisão da Relação", q deve signifiar "com autorização e ou pagamento do Tribunal de Relação".

domingo, 26 de setembro de 2021

PROCURADORIA DA CÂMARA MUNICIPAL INFORMA QUE PROVIDENCIARA A COBRANÇA DE IMPOSTOS EM ATRASO...ANO 1896

 


FONTE  .PRIMEIRA EDIÇÃO DO ECHO UBATUBENSE - DEZ- 1896

ZÉ MAPIÁ E O TIRO DO CANHÃO.....Causo caiçara

 

CAUSOS CAIÇARA de Julinho Mendes
ZÉ MAPIÁ E O TIRO DO CANHÃO
O fato aconteceu nos áureos tempos em que o porto da Prainha era o mais importante da cidade, a rua Baltazar Fortes se chamava rua do Cuá, a rua prof. Thomaz Galhardo se chamava José Adornos, o campo de aviação era na praia do Cruzeiro, o casarão era bar e bilhar Budapeste e etecetera e tal.

Seleção de Futebol de Ubatuba. Ano 1985

 


Seleção de Futebol de Ubatuba que participou dos jogos Inter Estâncias em Aparecida no ano de 1985. Em pé: Enéas, Elton, Olandinho Graça, Joanilson, Maurício, Bola, Toninho Medeiros, Adilson,Nelsinho,Pinga(Paulo Cesar),e Sr. José Ligieri(Presidente da Liga de Futebol). Sentados: Marquinhos,Paulo,Disney, Maxixa,William,Reginaldo e Jura Belo(Técnico)

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Rebelião e fuga da Ilha Anchieta: além da busca pela liberdade

 

ZÉ CAPÃO............

 


ZÉ CAPÃO

AH, BONS TEMPOS MINHA SENHORA

 

2014- Painel na escola do Perequê-mirim  (Arquivo JRS)

               Apreciando um mural, provavelmente de alunos, na parede da escola (Florentina) do Perequê-mirim (Ubatuba- SP), tantas recordações me assolam... Primeiramente penso nas transformações ao longo da história: de um lugar bem natural, um território livre tupinambá, onde os portugueses e franceses sonharam outros destinos. Os padres jesuítas (Anchieta e Nóbrega) forçaram os arranjos que permitiram a posse dos lusitanos.

..................... Foi cruel, Minha Senhora! A Igreja Matriz, assentada a pouca distância da Praia do Cruzeiro, atesta a força da crença dos europeus sobre as crenças indígenas daquele tempo.


               Até o começo de 1800, quase nada há a registrar da sobrevivência dos caiçaras. Somente com a chegada do café a despertar o brilho do lucro nos olhos dos empreendedores, principalmente portugueses e franceses, a Minha Senhora ganha um mapa.
Ubatuba no século XIX  (Arquivo histórico)
          Os ingleses, senhores do mundo naquele período, além dos mares, assinalaram os seus interesses. Seus mapas têm incríveis precisões! Foi o século das grandes fazendas, das devastações para o cultivo da riqueza rubiácea. Também foi quando as etnias africanas pisaram – e sofreram! – no solo da Minha Senhora. Chegaram os favores forçados do continente negro ao nosso país! No fim dessa cobiça passageira, com fazendeiros arruinados ou que migraram, restaram as contribuições africanas ao nosso ser caiçara. Na pobreza, as técnicas de subsistência para plantio, coleta, caça e pesca foram essenciais ao meu povo caiçara. Nunca os moradores miscigenados tinham sentido o quão grande era a interdependência com a natureza, com os recursos naturais. O sistema de pousio, de cultivar espaços em revezamento, foi a solução. As técnicas de caça e pesca, de escolha de árvores, de construção de embarcações e tantas outras tornaram se vitais.  Os ciclos da natureza, das estações e de todos os seres, passaram a ser respeitados. A Minha Senhora achou isso melhor. Afinal, a necessidade forçou um equilíbrio.

A.L.A - ASSISTÊNCIA AO LITORAL DE ANCHIETA.............DÉCADA DE 60.........

 



Artesãos da mata - Quilombo da Fazenda, Ubatuba (SP) 2018

HOTEL TINOCO...... DÉCADA DE 40

 


Hotel Tinoco , na década de 40, onde hoje temos o Hotel São Charbel, a esquerda a Praça Nobrega , o principal ponto de encontro dos antigos ubatubense na época, à direita temos a Rua do Comércio ( na época), hoje Calçadão da Maria Alves , tendo ao fundo as Palmeiras Imperiais , as quais hoje restam poucas




FOTOS.........Cortesia  Odaury Carneiro    Via Facebook

A PRIMEIRA CIRURGIA REALIZADA EM UBATUBA FOI FEITA PELO DR. JOSE LUIZ CEMBRANELLI

 

DR. JOSÉ LUIZ CEMBRANELLI (I.M.)
Um dos feitos eu compartilho do blog O Guaruça de Ubatuba :
DR. JOSÉ LUIZ CEMBRANELLI -
"Que realizou a 1 ª cirurgia em Ubatuba -SP.

Em 1949 aconteceu em Ubatuba a primeira cirurgia a luz de lampião e a paciente foi Dona Benedita de Novaes Serpa, mulher do fiscal sanitário do Posto de Saúde, o Sr. João Serpa Filho (Fifo). Ela foi vítima de uma apendicite aguda. O médico chefe do Posto de Saúde, na época, era o pernambucano sanitarista Dr. Eurico Ramos Amorim.

AS PRIMEIRAS MADRES EM UBATUBA


Neide, Ângela e Juventina (?) durante uma feira de artes promovidas pela A.L.A., em 1976. (Arquivo Neide)


               No ano de 1969 eu conheci algumas das Cônegas de Santo Agostinho. Eram as irmãs da A.L.A. (Assistência ao Litoral de Anchieta), religiosas que se dedicaram aos mais pobres em vários pontos do litoral (Apiaí, Guarujá, Cubatão, Ubatuba...). Na verdade, desde 1957, elas encararam a missão em Ubatuba. 

EMPRESA DE PESCA DE UBATUBA RECEBERÁ UM MODERNO FRIGORIFICO .ANO 1930

 


ECHO UBATUBENSE ......O PRIMEIRO JORNAL DE UBATUBA SP...CONFIRA A 3 ª EDIÇÃO_ DATA 03 DE JANEIRO DE 1897

 


De   um clique  sobre as imagem  desta  pagina para ampliar no tamanho original....., as demais paginas aqui compartilhadas  já estçao no tamanho original.

Olá   bom dia, estou  compartilhando aqui no meu blog  UBATUBENSE    Fatos  e  Fotos  da Ubatuba  Antiga  os exemplares  do primeiro jornal de Ubatuba SP, o  ECHO  UBATUBENSE, o qual  embora tivesse uma vida curta, durou apenas um ano, marcou a história gloriosa  da imprensa  ubatubense,  já  compartihei aqui nesse blog há alguns anos atrás um ESPECIAL ECHO UBATUBENSE , agora volto a compartilha  todas as edições  do referido jornal, todas paginas escaneadas por mim....  

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

KENICHI TOZAKI, VENCE A PROVA NADATORIA " VI TRAVESSIA CIDADE DE UBATUBA 1965 ".

 


Na manhã  de Junho  Junho de 1965, uma grande multidão acompanhou na então Praia de Iperoig ( atual Praia do Cruzeiro)  mais uma grandiosa   prova  de natação, reunindo  grandes  nomes  da natação da época  e  que teve como Campeão  Kenichi Tozaki... 



segunda-feira, 20 de setembro de 2021

EUGENIO DE CAMARGO LEITE OU SIMPLESMENTE DR. GENINHO.......

 

Em meados de 1960, o conhecido dr. Eugênio de Camargo Leite, casado com Ana Maria Maia, pai de seis belos filhos (de seu primeiro casamento) que lhe presentearam com seis netos, recebeu seu primeiro convite para advogar na terra tamoia. Coisas do destino... 
Na infância, sua passagem pela bela Ubatuba é registrada no livro de Idalina Graça que fala da pequena criança brincando com sua mãe.
               

Porém, seus avós eram proprietários de uma casa em Santos proporcionando assim suas férias no litoral sul paulista. Mas com seus dez anos de idade já tinha autonomia para decidir suas preferências e resolveu desfrutar de suas férias desde então na fascinante Ubatuba, onde hospedava-se na casa de amigos.

SIMPLESMENTE MARIA BALIO........

 


Nascida em 9 de junho de 1914 na praia da Justa, região norte do município, a menina Maria das Dores Balio Fava, 88, mal podia imaginar o seu destino. Sua mãe faleceu logo cedo e então ficou aos cuidados de seu tio. Ao completar 10 anos de idade, seu pai buscou-a para ir morar na cidade e matricular-se no grupo escolar Dr. Esteves, pois era a única escola da época. Foi lá que ela completou o quarto ano de grupo, como chamavam naquela época. Já com o diploma na mão, lecionava para 1ª e 2ª séries, só que na hora de receber um professor era quem assinava o ponto, pois ela ainda não tinha idade suficiente para receber. Em 1930, seu pai se mudou para Maranduba com toda a família.

Genézio 76 anos de história gravados em um descendente quilombola

 


Sabedoria e vivência são sinônimos do descendente quilombola Genézio dos Santos, 76 anos. Nascido e criado no Camburi, homem de muitas vidas, sobreviveu a um naufrágio aos 17 anos durante um dia inteiro, sendo levado pela correnteza contra a costeira; superou nove internações e uma pneumonia, em 99. Mas nada disso impede o homem que tem sede e fome da sua bandeira brasileira, de palestrar a todos que o procuram para relatar tudo que os seus olhos já viram...

O dia que a minha tia Petiá desapareceu numa tempestade na Enseada

 

Crônicas Caiçaras

Autor: Joban Antunes

Era uma noite escura e tempestuosa na praia da Enseada em Ubatuba, por volta do inicio dos anos 60 . Explosão de raios rasgavam o céu numa dança como se fosse um balé de luz.  Eu gostava de ver essas miríades de luz e não tinha medo delas . Mas minha mãe, assim como minha tia ficavam atemorizadas com as tempestades e acreditando em crendices antigas, não nos deixavam aproximar-nos das janelas que eram fechadas e só víamos a luminosidade dos raios caindo.

EC LAZARO........ANO 1959

 


Futebol - Time do Lázaro - 1959- Em Pé: Zinho; Tião Bolo; Oswaldo André; Zé Joaquim e Cabrito. Agachados: Ninico; Bagana; Silvio Rangel; Tudinho e Zezeca..

AREIAS MILAGROSAS DAS PRAIAS DO PEREQUE AÇU E ITAGUÁ ....ANO 1966

 

Areia monazítica é um tipo de areia que possui uma concentração natural de minerais pesados, podendo ocorrer ao longo do litoral e em determinados trechos de rios.[1]

No Brasil, o localTais areias são muito conhecidas por seus supostos efeitos terapêuticos, sendo popularmente utilizadas no tratamento de artrites e inflamações uma vez que, espalhada sobre a pele, produz uma radiação que, segundo os defensores da ideia, estimula os tecidos e favorece o fluxo sanguíneo na região afetada. (  Texto do site Wikipedia)

A seguir confira uma matéria da Revista  O  Cruzeiro  de 1966

FAROL DA PONTA GROSSA ... Ano 1932

   




                  VISTA DO FAROL DA PONTA GROSSA



Um lugar e da vista espetacular que este braço de terra nos oferece! É quase impossível descrever tanta beleza. 

O lugar estratégico para orientar todos os navegantes de alto mar e os que navegam próximo da orla foi escolhido para a implantação do farol construído em formato de coluna quadrangular de concreto armado branco, em 1.932, e registrado sob o nº internacional G0467. Com a altura de 65m, ele emite um lampejo de luz branca a cada três segundos, a qual chega a alcançar 11 milhas. 

FELIX GUISARD....1862 A 1942...........


 Félix Guisard (Teófilo Otoni, 22 de janeiro de 1862 — Taubaté, 29 de março de 1942) foi um empresário brasileiro.

Seus pais, Louis-Félix Guisard (1834 - 1879) e Amélie Mallet Caillaud (1841 - 1933), eram franceses, que se refugiaram no Brasil após o Golpe de Estado na França efetuado por Luís Napoleão Bonaparte em 2 de dezembro de 1851.
Félix Guisard foi um dos pioneiros da industrialização do Vale do Paraíba na ultima metade do século XIX, por ser o fundador da Companhia Taubaté Industrial (CTI) em 1894 para a produção de meias e camisas tecidas de algodão.

domingo, 19 de setembro de 2021

PRAÇA NOBREGA .......ANO 1939..

 

Praça Nobrega,  a  esquerda a   antiga  ruaa Do Comercio, hoje Calçadão  da Maria Alves, a  direita a Praça  Nobrega , Prédio a esquerda futura instalações da Padaria do Maciel, hoje  loja Esquina das Modas , e  noi  centro da Praça  ainda se vê o  antigo  Chafariz com os torneirões. Foto  cortesia  do  Sr.  Antonio de Barros via facebook.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

ECHO UBATUBENSE.O PRIMEIRO JORNAL UBATUBENSE. EDIÇÃO 1..01 DEZEMBRO de 1896

 


DÊ  UM CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AUMENTAR  O TAMANHO  

Em 16 de novembro de 2010, há 11 anos eu publicava nesse blog minha primeira matéria só o Echo Ubatubense,  o primeiro jornal de Ubatuba,  hoje eu icompartilho novamente a mesma matéria  daquele dia com adição de novas  imagens......Silvio César Fonseca..
EDOYOR DO blog Ubatubense....Vamos recordar.. 


Dr. João Diogo ESteves da Silva -  Diretor do ECHO UBATUBENSE , o primeiro jornal ubatubense.

ECHO UBATUBENSE - O  1 º JORNAL DE UBATUBA

Como poucas cidades de nosso Estado, Ubatuba contou com um bom número de jornais aqui editados.
A partir de 12 de outubro de 1896 circulou o primeiro dele, o “Echo Ubatubense” , dirigido pelo Dr. Esteves da Silva e que contou apenas um ano de existência.
O segundo número desse jornal assim se referiu ao evento:



ANTIGA FABRICA DA AURICHIO.......DÉCADA DE 60..

 

Fabrica de Palmito Aurichio, Rua Hans Staden com Rua Liberdade anos 60/70. Cortesia Odaury Carneiro via      pagina  Historias de Ubatuba  fatos e  fotos ........ Via Facebook.

CUNHA LIMA TOMBA AS RUÍNAS DA LAGOINHA E CÂMARA MUNICIPAL DE UBATUBA ...ANO 1985

 


quinta-feira, 16 de setembro de 2021

UBATUBA 1873.....Principais personagens de nossa cidade

 



Graças  ao  ALMANARK  da PROVINCIA DE SÃO PAULO  Ed. Fac-similar da Imprensa Oficial doEstado SA - IMPS em 1935 poderemos conferir quais foram os principais personagens  de nossa UBATUBA ANTIGA no das Graças de Nosso Senhor em 1873..........Confira a seguir.

2005....ANO DO LANÇAMENTO DO LIVRO " UBATUBA - ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA .........

 

Ubatuba, 19 de Outubro de 2005... , meu mano caçula Jorge Otavio Fonseca conclui uma grandioso trabalho e dá de presente a sua, a nossa querida cidade Ubatuba um belíssimo presente, um Livro Documentário escrito por ele , com a sua visão caiçára, e pelo seu amigo e professor Juan Drouguett , com a sua visão de turista, .........

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

UBATUBA JA TEVE UMA MESA DE RENDAS....

 

Ubatuba, como porto q era, tinha uma MESA DE RENDAS, que eram unidades alfandegárias, menores que uma alfandega completa.
As Mesas de Rendas foram criadas em 1830 para arrecadar impostos. Durante 25 anos, meu bisavõ , Antõnio Joaquim Madeira, trabalhou na dita Mesa, primeiro como Escrivão e depois como Administardor, e em 16-03-1877 ele se aposentou, conforme esse documento, que é a LEI número 03, de 16 de março de 1877 da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.