terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

CAIÇARA FARINÓLIFO



Julinho Mendes – Ubatuba, 22/02/18
-A farinha pode ser do mesmo saco, mas o saco não é da mesma farinha! Foi o que filosofou, inesperadamente, no auge de seus 88 anos, com toda sua experiência de vida e de conhecimentos: Isaias Mendes, meu pai. Eu sempre ouvi ele dizer que: “Farinha boa é aquela que fica no garfo” ou “Farinha que vara o garfo, não presta”. Isso, logicamente que para o gosto apurado do papai. 


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O boizinho Ratambufe


Esse boizinho nasceu no dia de São Pedro Pescador, e recebeu a promessa de conhecer o mar, as maravilhas e os seres do mar. Ao ver seu dono deu um mugido estranho, que Cipriano comparou com o som de um ratambufe. O boizinho recebeu o nome de Ratambufe e todos os dias ouvia falar do mar. Cresceu sonhando com o mar!

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Fundart Ubatuba recebe inscrições para 16 modalidades de oficinas





As inscrições para vagas nas Oficinas Culturais da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) começam nesta terça-feira, 20. Em 2018, serão um total de 16 modalidades de oficinas e 69 turmas, correspondendo a 1.066 vagas nas cinco regiões de Ubatuba.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

CASARÃO DO PORTO...........1846


CARRO ATOLADO NA SERRA DO MAR..........1935

Foto de Paulo Vasconcellos

Carro atolado na serra de Ubatuba, sendo puxado através de cipós, em 1935. Mesmo pavimentado com pedras em 1933, quando chovia, esse trecho da serra ainda era um desafio quase que intransponível.

CAPELA SOLITÁRIA DE SÃO JOSÉ DA PRAIA DO FELIX.....




Capela Solitária.
Esta capelinha da foto é a capela de São José da praia do Félix, lugar de muitas histórias do povo Caiçara.
Há muitos anos atrás na época que por ali morava nosso povo, mantinha se a tradição dos antigos em festas do padroeiro e também no mês de maio, mês Mariano.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

SÓ TEM CORVINA.........

  

 Nos anos quarenta, o mundo se via às voltas com a segunda guerra mundial.  Por aqui, isso era conversa para intelectual e político que sabia ler e escrever.


AS BANANAS

    Ilust: Maria Edna de Souza
     
            -Maria, vá buscar umas bananas pra gente assar.
      Era meu pai que mandava, pois na época ele já era um comilão daqueles. Também o nosso jantar ficava infalivelmente pronto ás dezoito horas, e as vinte e uma, já dava aquela vontade de comer de novo. Ainda mais com aquele friozinho irritante...

ESCOLA DR. ESTEVES DA SILVA




116 ANOS DA E.E. DR. ESTEVES DA SILVA  EDUCANDO A COMUNIDADE UBATUBENSE

                                                                                                                  Desde a criação desse Educandário Estadual, passando por diversas gerações, E.E. Dr. Esteves da Silva vem a cento e dezesseis anos procurando dar a seus alunos aquilo que de melhor dispõe no sentido de prepará-los para a realidade desta sociedade competitiva em que hoje vivemos.