segunda-feira, 29 de maio de 2017

MARAVILHAS DO TIO CHICO



                Agora, ao chegar ao tempo da tainha encostando em nossas praias, não tem como não relembrar das nossas puxadas de redes na praia (picarés). O Tio Chico, num momento de prosa, fez questão de contar um causo ocorrido com o saudoso Nilo Vieira, grande pescador de picaré:


domingo, 28 de maio de 2017

A LUZ VINHA DE LÁ..........

Eu já contei a respeito da Luz do Oliveira, da Praia da Fortaleza. Está em algum lugar desses dois anos do blog. Apesar de dar detalhes de um fato ocorrido há mais de quarenta anos, não sei porque omiti este detalhe: era do lago formado em cima da Ponta da Fortaleza, de acordo com o próprio Oliveira, que saía a tal luz assim que o serão era tomado por pios de coruja. 

Os guaiás e o assovio do meu avô Lindolfo....

Imagem ilustrativa ( arquivo AcontecemUbatubaSP)


Hora do almoço, família reunida, no centro da mesa a guaiazada fumegava. A panela estava cheio de guaiás que eu havia pego na costeira do morro do cais. Como sempre, em toda guaiazada que se preze, não faltou discussão e perguntas: Por que é necessário assobiar para se pegar o guaiá? Mamãe contava uma história, papai, que é caiçara de Caraguatatuba, contava outra e eu, a história que ouvira do meu amigo Eduardo Souza, em “O Canto de Sedução das Sereias”; enfim, nada nos convencia.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

FUNCIONÁRIOS DA CTI TAUBATÉ DESCOBREM UBATUBA GRAÇAS AO INDUSTRIAL FELIX GUISARD .

Felix  Guisard  durante  uma   pescaria em Ubatuba SP

 “A empresa contava com diversas atividades voltadas ao lazer, no entanto, o que fez mais sucesso entre os funcionários da CTI foi a Colônia de Férias em Ubatuba. As férias coletivas aconteciam geralmente no mês de junho. Todos os operários e suas famílias eram convidados pela fábrica a passarem os dias de folga à beira, sendo todo o passeio custeado pela empresa.


MEMÓRIAS... DO CANHÃO


Meu pai, Nery José Dias sentado ao lado do canhão, meu tio Walter João Ballak logo a frente de chapéu! ( Foto do arquivo pessoal de Eduardo José Dias)


Isso tudo aconteceu nos áureos tempos em que o porto da Prainha era o mais importante da cidade, a rua Baltazar Fortes se chamava rua do Cuá, a rua prof. Thomaz Galhardo se chamava José Adornos, o campo de aviação era na praia do Cruzeiro, o casarão era bar e bilhar Budapeste e etecetera e tal.
 



segunda-feira, 22 de maio de 2017

RUA FELIX GUISARD







Atual rua Felix Guisard Ubatuba São Paulo Brasil
Residência após o Sobrado do Porto, propriedade no século​ XIX do Capitão Ignácio Nunes Pereira, capitalista e dono de diversas áreas em Ubatuba dentre as quais o atual Jardim Samambaia.atual prédio da Sucolândia, prédio do Virou Moda ,etc



Antiga residência de Miguel Pires Nobre hoje Escola Dr. Esteves da Silva


Ubatuba SP Brasil 
Residência de Miguel Pires Nobre onde atualmente funciona a Escola Estadual Dr. Esteves da Silva .Era uma grande Chácara, porém o Rio Grande que margeia a propriedade foi invadindo a área confrontante diminuindo em muito o espaço original.



quinta-feira, 18 de maio de 2017

Banho de mar das caiçaras




    
         A água é um dos ambientes preferidos do ser caiçara. Sempre foi questão de sobrevivência se dar bem com a água, sobretudo com o mar (conhecer a marés, as correntes, os cheiros e tantos outros aspectos).
 

EUGENIO INOCÊNCIO E O RUSSO VITOR OVO




      Eugênio Inocêncio, um parente muito próximo, filho da Maria Balbina, do Mar Virado, era um negro claro de olhos verdes. Ilhéu da gema. Boa parte da vida passou na Ilha do Mar Virado; a outra boa parte viveu morando na Ilha da Vitória, que pertence ao arquipélago da Ilha de São Sebastião, mas é mais próxima dos ubatubanos nas relações de amizade e de comércio. 
 

IGREJA UM POUCO DA HISTÓRIA DA IGREJA DA MATRIZ DE UBATUBA ...


Lateral da Igreja da Exaltação da Santa Cruz Ubatuba São Paulo Brasil.

Início da construção finais do século XVIII​ bancada pelo desenvolvimento da economia da cana de açúcar no município. 




sexta-feira, 12 de maio de 2017

SÃO GONÇALO


São Gonçalo

Arnaldo Chieus

Para os caiçaras de Ubatuba, além do aspecto devocional do sincretismo religioso associado ao casamento, São Gonçalo é também uma dança de magia que afasta os perigos de naufrágio.6 

“Já louvei a São Gonçalo, 
esse santo me valeu, 
contra todos os perigos, 
 ele já me protegeu.”

Antônio Rodrigues Miranda

Texto  Extraido do Livro :
TERRA TAMOIA
Idalina Graça
Livraria Martins Editora, 1967
páginas 53/54



Hoje, relendo folhas esquecidas em uma velha pasta, abençoo a hora em que conheci o mais generoso português que o Brasil abrigou em seu seio. Chama-se Antônio Rodrigues Miranda, casado com dona Maria Gabriela Rodovalho, filha do Vale do Paraíba, descendente da ilustre família do Barão da Pedra Negra, de Taubaté.
 

VIRGINIA LEFEVRE E A S.P.E.S.






Virginia Lefevre   - Foto Arquivo do Blog Ubatubense
Texto  extraido do  site http://doclek.blogspot.com.br



Ricardo Grisolia Esteves*

                Escrever sobre Virgínia Lefèvre é escrever sobre várias personalidades em uma única: a escritora, a filósofa e missionária, a figura carismática elevada que encantava e seduzia com suas idéias humanísticas todos aqueles que tiveram a honra de conhece-la pessoalmente. 
 
 

TERRA TAMOIA - Wladimir de Toledo Piza




Wladimir de Toledo Piza



É Iperoig. É o lugar onde um dia Manoel da Nóbrega e José de Anchieta chegaram, navegando e canoas feitas de troncos de árvores, partindo da Bertioga para tentar o recurso supremo na obtenção da paz entre portugueses e índios tamoios. Estes eram aliados dos franceses de Villegagnon. E, enquanto contassem com o apoio dessa tribo numerosa e aguerrida, estariam os calvinistas tranquilos no Rio de janeiro, enquanto os católicos portugueses, se São Paulo de Piratininga, ficariam sempre aguardando sua expulsão do território recém-ocupado no planalto paulista. 
 

Coronel Ernesto de Oliveira




Gosto de sonhar e vou buscar no passado, ali por volta de 1936, o vulto nobre e esforçado de um ubatubense de verdade, Coronel Ernesto de Oliveira, inteligente e convincente no modo de tratar seus semelhantes, pois era Coletor Estadual na cidade, nas horas vagas advogava e quase sempre ganhava as causas de seus constituintes. 
 

terça-feira, 9 de maio de 2017

“Seu Peres” – Praia do Lázaro


O Hotel Canoeiro, mais conhecido como “Hotel do Peres” foi aberto na década de 60 por Antonio Peres, que percebeu que a beleza natural que a Praia do Lázaro oferecia se tornaria muito procurada por turistas do mundo inteiro, dai a preocupação em preservar a natureza ao redor do hotel, que se mantém inalterada há décadas. Abaixo texto extraído do site do “Hotel Canoeiro” contado a vida deste “Mestre Pescador”.

CRISTO REDENTOR DE UBATUBA

Poucas pessoas sabem, mas Ubatuba também tem seu Cristo Redentor, que não é tão imponente como o do Rio de Janeiro ou o de Poços de Caldas, mas este também tem sua história construída como uma doação, uma cortesia do povo de serra acima, ou todas as pessoas oriundas do Vale do Paraíba.


segunda-feira, 8 de maio de 2017

CONSTRUINDO O PASSADO 7 / 8


Naquela época, quem vinha de São Paulo via Caraguatatuba, a única entrada e saída da cidade, era a rua Capitão Felipe, e poucos se arriscavam a descerem, ou subirem via Taubaté, com medo da sinuosa e temida serra de Ubatuba. Com o projeto da grande avenida da Orla, com quatro pistas, o Itaguá precisava de entrada e saída independentes.


ANJOS DA SAÚDE 7


Nesse período, de 18 de julho de 1936 a meados de 1938, foi travada uma contenda entre o PC, do governo, e o PRP, do prefeito eleito (Seu Filhinho). O prefeito queria o fechamento do Posto de Saúde, alegando que o posto foi instalado com a única 


quinta-feira, 4 de maio de 2017

FALECEU EM TAUBATÉ MARIO CELSO GUISARD CEMBRANELLI.......OUTUBRO DE 2008





Mario Cembranelli


Mario Celso Guisard Cembranelli nasceu em Taubaté-SP em 16 de Setembro de 1931, filho de imigrante italiano, faleceu na manhã de 12 de Outubro... de 2008 em Taubaté onde foi sepultado, deixando Viúva, Filhos e Netos.
Perdeu a mãe muito jovem, quando tinha 14 anos. Passando então a trabalhar na empresa do tio, Dr. Felix Guisard, a CTI - Cia Taubaté Industrial para ajudar a família.









OS BARÕES PIRATAS QUE VENDIAM GENTE .....







FELÍCIO – Sr. Negreiro, a quem pertence o brigue Veloz Espadarte, aprisionado ontem junto
a Fortaleza de Santa Cruz pelo cruzeiro inglês, por ter ao seu bordo trezentos africanos?
NEGREIRO – A um pobre diabo que está quase maluco… Mas é bem feito, para não ser tolo.
Quem é que neste tempo manda entrar pela barra um navio com semelhante carregação? Só
um pedaço de asno. Há por ai alem uma costa tão longa e algumas autoridades tão
condescendentes!…
*TRECHO DA PEÇA “OS DOIS” OU “O MAQUINISTA INGLÊS”, DE MARTINS PENA, 1842



As respostas para um enigma da história do Brasil podem estar em Ubatuba, nas Ruínas da Lagoinha e nas da Praia da Lagoa.
As ruínas da Lagoinha eram a antiga sede da fazenda 
 Brajahimerinduba, que, no início do século XIX, não passava de uma decadente fazenda de cachaça e subsistência com poucos escravos, mas que, a partir de 1828, se torna um engenho escola com mais de 300 negros forçados a trabalhar para produzir, pela primeira vez no Brasil, o açúcar cristal, que na época era mais caro que o mascavo.


terça-feira, 2 de maio de 2017

Conheça a Oficina de Turismo Cultural da FundArt!



Que tal aprender mais sobre a história e a cultura de Ubatuba? A oficina de Turismo Cultural da FundArt, ministrada pela arte-educadora Irene Pereira, ainda está com vagas abertas.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

AS PRIMEIRAS MADRES DE UBATUBA.......PARTE 2

Marco da Praça, no Ipiranguinha (Arquivo JRS)


               As primeiras povoações brasileiras nasceram sob a moral religiosa. Ubatuba, fundada em 1637, não poderia ser diferente. No bairro do Ipiranguinha, onde moro há mais de 20 anos, também tem o mesmo princípio formador: foi uma religiosa (Irmã Sofia) que, em 1965, iniciou um trabalho muito importante nesse bairro, convidada por um professor que professava outra religião. 

1873...........DADOS DA CIDADE DE UBATUBA


UBATUBA GANHARÁ UM NOVO HOTEL, O HOTEL SÃO CHARBEL.......


Está sendo construído um novo e moderno hotel em Ubatuba, localizado na Praça Nobrega - Região central, o Hotel São Charbel  em breve estará em funcionamento........

UBATUBA HOTEL DE IDALINA GRAÇA DECADA DE 40

Ficava onde hoje é o Teatro Municipal, no antigo Largo da Matriz