quinta-feira, 4 de maio de 2017

FALECEU EM TAUBATÉ MARIO CELSO GUISARD CEMBRANELLI.......OUTUBRO DE 2008





Mario Cembranelli


Mario Celso Guisard Cembranelli nasceu em Taubaté-SP em 16 de Setembro de 1931, filho de imigrante italiano, faleceu na manhã de 12 de Outubro... de 2008 em Taubaté onde foi sepultado, deixando Viúva, Filhos e Netos.
Perdeu a mãe muito jovem, quando tinha 14 anos. Passando então a trabalhar na empresa do tio, Dr. Felix Guisard, a CTI - Cia Taubaté Industrial para ajudar a família.










Quando jovem, esportista, foi campeão paulista de natação pelo TCC - Taubaté Country Club.
Casou com 20 anos em 1951 com a então jovem professora Odisséia e mudaram se para Ubatuba-SP no inicio de 52, por influência do tio, para cuidar do fornecimento de energia elétrica, na época fornecida pela usina da CTI. Em Ubatuba teve uma vida de intensa parceria com a esposa e três filhos.
Quando chegaram, a esposa passou a lecionar até se aposentar, e ele, entre outras atividades, começou com uma camionete Studebaker a fazer transporte de alguns produtos naturais, como peixe, de Ubatuba para Taubaté, retornando com produtos de alimento industrializados, sendo o pioneiro a trazer para Ubatuba botijões de gás, produto que ainda não existia na cidade.
Foi nesse mesmo tempo em que se tornou empresário, abrindo o Armazém Cembranelli que funcionou por alguns anos. Depois, em 64, fundou a empresa Casa Marim em sociedade. Passando a ser único dono após alguns anos. Essa empresa permaneceu aberta por mais de 40 anos até seu falecimento.
Na década de sessenta, se engajou na política, onde foi vereador por 16 anos, quando esse cargo ainda não era remunerado, exercendo o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Vereadores nos anos de 68 e 69. Foi também Prefeito interino de Ubatuba, na administração de Cecillo Matarazzo.
No Levante da Ilha Anchieta, em junho de 52, como ficou conhecida a rebelião que resultou na fuga em massa dos presos da ilha, por ser uma das poucas pessoas a possuir arma de fogo, ajudou a defender a Cidade da invasão dos fugitivos.
Quando ocorreu a catástrofe de Caraguatatuba em março 67, foi voluntário e com sua camionete adaptada com pneus especiais, ajudou a levar alimentos recebidos no aeroporto de Ubatuba para Caraguatatuba, resgatando pelo caminho pessoas ilhadas pela enchente.
Nunca parou de trabalhar, mesmo tendo requerido a aposentadoria, Durante sua vivencia em Ubatuba fez muitos amigos, morou no centro, depois no bairro do Itaguá, local de preferência. Ainda no Itaguá, frente ao rio Tavares, construiu a sua casa do jeito que queria.
Jogou tênis no Itaguá Praia Club que ficava na Praia de Iperoig. Na presidência da Escola de Samba Mocidade Alegre do Itaguá foi campeão do carnaval ubatubense na década de 70. Foi sócio fundador do Tamoios Iate Club, onde com vários amigos praticava a pesca sub.
Deixa saudade e boas lembranças dos causos e historias que gostava de contar sobre a Cidade de Ubatuba e as viagens pela estrada para Taubaté.

Mario Cembranelli Filho
Ubatuba, SP

Nenhum comentário: