sábado, 27 de abril de 2013

ESPECIAL.......LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO,MEMÓRIA E CULTURA " - PARTE 90

Livro  "  Ubatuba , espaço,  memória e cultura ", editado e lançado em 2005, esse escrito pelo meu mano Jorge Otavio Fonseca  e pelo professor Juan Drouguet. ...



A Semana é um jornal, fundado em 1999, no dia de aniversário da cidade, durou apenas 5 anos, mas deixou registros dos principais acontecimentos e vivências do município. Seu fundador e proprietário, Josias Sabóia encerrou as atividades do jornal em outubro de 2004, passando a ser um jornal on – line de publicação semanal[1] . Nesta mesma linha, o jornal O Povo teve sua vez para falar sobre a realidade social de Ubatuba, por um período breve, seu fundador e proprietário era Oswaldo Luiz que deixou este projeto e se encaminhou para uma outra publicação.

Na atualidade, Ubatuba conta com três jornais expressivos: A Cidade, Opinião e Agito Ubatuba. Cada um possui um estilo diferente ao referenciar o cotidiano do município e o acontecer nacional e internacional.


[1] Esta publicação do J.B.N.S. Propaganda pode ser encontrada no site: http://www2.uol.com.br/jornalasemana.



quinta-feira, 25 de abril de 2013

PADARIA POPULAR...........DECADA DE 50.......




Padaria do saudoso   Maciel, onde hoje  temos a Loja Esquina das Modas....Foto de Aloysio Salles  cedidas por Pedro Paulo Salles, o qual por sua vez é filho do Sr. Aloysio.

Casarão do Porto - Decada de 50..




Eis o nosso santuoso  Casarão do Porto, foto de  Aloysio Salles  cedidas por Pedro Paulo Salles.

UBATUBA ANTIGA DECADA DE 50...............PRAÇA NOBREGA..


Ao fundo  o Banco Novo Mundo....

Fotos de Aloysio Salles  cedidas por Pedro Paulo Salles, o qual por sua vez é filho do Sr. Aloysio.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

ESPECIAL.......LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO,MEMÓRIA E CULTURA " - PARTE 89



Olá boa noite,   parei em novembro/2012  de publicar  esse especial, motivo , tinha perdido  o arquivo completo do Livro  "  Ubatuba , espaço,  memória e cultura ", editado e lançado em 2005, esse escrito pelo meu mano Jorge Otavio Fonseca  e pelo professor Juan Drouguet.  Agora passados  alguns meses reencontrei uma copia do arquivo e volto  a publicar esse  especial  a partir de onde parei...

Final da pagina 296.

O 1º de novembro de 1905, outro jornal aparece no âmbito cultural ubatubense A Cidade de Ubatuba, fundado por Floriano Rodrigues de Morais e sucedido pelos irmãos Ernesto de Oliveira e Deolindo de Oliveira Santos que deram continuidade com a publicação por 25 anos, até 1930.


terça-feira, 16 de abril de 2013

A lenda de Nossa Senhora aprisionada

Capela de Nossa Senhora das DoresCapela de Nossa Senhora das Dores
Foto: Arquivo UbaWebFoto: © Mauro Roberto Santos


Nos últimos decênios do século XIX, segundo narra a lenda, uma senhora residente na cidade do Rio de Janeiro, fez uma promessa a Nossa Senhora das Dores, pedindo à santa que protegesse seu marido que se encontrava participando da guerra entre Brasil e Paraguai e o trouxesse de volta com saúde e sem mutilação de guerra. Se o seu pedido fosse realizado, ela iria edificar uma capela em louvor à Santa, escolhendo para isso um lugar humilde e que não tivesse uma capela. Passou-se algum tempo, a guerra terminou e o marido daquela senhora havia retornado, tão bem quanto tinha partido. Após alguns meses, essa senhora conheceu um pescador, mestre de barco, chamado Pedro Vicente, bom conhecedor das terras da gente do litoral norte paulista, e por indicação do mesmo, a capela foi edificada na praia do Itaguá em Ubatuba, recanto que conheceu de perto a figura venerada do padre Anchieta, quando aqui esteve servindo de refém dos índios tupinambás, enquanto se tratava do armistício entre índios e portugueses.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

0NIBUS DE SAIDA PARA CARAGUATATUBA....


ESPECIAL LIVRO " Ubatuba, onde alua nasce mais bonita " - paurte 10



....1957.....A nova estrada de rodagem finalmente chegou a Ubatuba, ligando Ubatuba Via Caraguatatuba,  ao Vale do Paraíba e ao resto do Brasil..
O isolamento até então fez com que a cidade sofresse por mais de meio século ...
Foi tentada a construção de uma ferrovia , mas  o fio de um sonho que  ainda restava , se partiu com a falência do Banco Taubaté SA.........
Passaram-se se mais alguns anos e os casarões  imponentes  espalhados pelas ruas centrais,foram envelhecendo , perdendo seu traço de nobreza. A picareta em 1948., rompeu o chão para robustecer aquele fio de sonho, abriu a marcha incessante em busca das lendárias praias  de Iperoig, 54 quilômetros após.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ovnis Brasil - Caso Ubatuba






Em 1954, um OVNI foi notado fazendo alguns movimentos no céu pelos banhistas da praia de Ubatuba - São Paulo. Depois de algumas voltas, o OVNI explodiu e alguns fragmentos cairam na areia. A explosão foi tão forte, que os maiores pedaços eram talvez um pouco maior que a palma da mão.

Esses fragmentos foram recolhidos pelo governo brasileiro e submetidos a análises laboratoriais. Algumas amostras foram enviadas para laboratórios nos Estados Unidos e posteriormente para a Inglaterra. O laudo laboratorial foi de magnésio em 100% de pureza.



Um pouco sobre as Ruinas da Lagoinha...




Ruínas da Lagoinha
As ruínas em pedra e cal da Fazenda Bom Retiro foram construídas provavelmente no início do século XIX, por um dos primeiros proprietários da Lagoinha, o engenheiro francês Stevenné, em 1828. São remanescentes de uma Ubatuba prospera, quando em seu porto era negociada e exportada a produção vale paraibana, trazida pelos tropeiros. Nesse período, muitos estrangeiros foram atraídos para a abastada Vila da Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba


O OBELISCO DA PRAÇA DA MATRIZ.....




Obelisco
Ano de 1937... erguia-se através das mãos do escultor Vicente Larocca bem ao centro do Largo da Matriz uma esguia coluna de oito e meio metros de altura, toda de granito picolado, tendo nas faces anteriores e posteriores, de um lado a esfera armilar do Estado Brasil, marco da época da colonização, e de outro, no simbolismo severo do bronze, o brasão de armas, duas placas de bronze com inscrições, elaboradas pelo ilustre membro do Instituto Histórico e diretor do Museu do Ipiranga, Dr. Affonso de E. Taunay, nascendo assim diante de toda a população o Obelisco. (http://www.ubatubasp.com.br/obelisco.htm)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

BREVE EM UBATUBA.......DO INFERNO AO PARAISO.....UM DOCUMENTARIO IMPERDIVEL...

Dia 26 de Abril , em Ubatuba, no Auditorio do Sobradão do Porto, ocorrerá a estréia do filme documentário "Do INFERNO ao PARAÍSO" ( A Rebelião da Ilha Anchieta ), com o apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Fundart. Já nos preparativos para esse evento cultural audiovisual tão importante para a preservação da memória brasileira. Meus agradecimentos especiais a querida Cristina Prochaska.