....1957.....A nova estrada de
rodagem finalmente chegou a Ubatuba, ligando Ubatuba Via Caraguatatuba, ao Vale do Paraíba e ao resto do Brasil..
O isolamento até então fez com
que a cidade sofresse por mais de meio século ...
Foi tentada a construção de uma ferrovia , mas o fio de um sonho que ainda restava , se partiu com a falência do
Banco Taubaté SA.........
Passaram-se se mais alguns anos e os casarões imponentes
espalhados pelas ruas centrais,foram envelhecendo , perdendo seu traço
de nobreza. A picareta em 1948., rompeu o chão para robustecer aquele fio de
sonho, abriu a marcha incessante em busca das lendárias praias de Iperoig, 54 quilômetros após.
Finalmente homens e maquinas trabalharam freneticamente para vencer o Morro do Maciel, último
grande obstáculo para avistar a Baia das Toninhas. O saibro cavoucado serviu pra cobrir o terreno , e logo depois atingir a
Praia Grande,
Agora sim , era verdade ,sem o medo de experimentar novos
fracassos ou decadências.
Chegou ao Acarau,
sem pedra fundamental, sem foguetório, sem discursos, sem feriadoe scolar.
Em setembro de 1957. , o sonho agora, passa a ser realidade. A chegada da nova estrada Litorânea
foi de suma importância para Ubatuba, a qual esteve até então mergulhada em quase um isolamento total, pela
precariedade da comunicação terrestre. Foi essencial para o Litoral, porque nasceriam a partir dali8
novos impulsos, potencializados, anos mais tarde com a chegada da Rodovia Rio –
santos...
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário