sexta-feira, 10 de junho de 2011

UBATUBA 2000....Corpo de baleia encalha em Ubatuba

LITORAL VIRTUAL...Litoral Norte - Terça-feira, 25 de julho de 2000 - Nº 85

O corpo de uma baleia fêmea pesando entre 12 e 14 toneladas encalhou na manhã de ontem na praia do Félix, costa norte de Ubatuba. Dezenas de curiosos acompanharam a tentativa de funcionários da prefeitura para remover o animal.


A equipe não conseguiu retirar o corpo do animal mesmo usando cordas e um trator. Os funcionários devem retornar ao local hoje para enterrar a baleia na praia do Félix.

Segundo o oceanógrafo do Aquário de Ubatuba, Ricardo Ota, tudo indica que a baleia estava morta há mais de três dias devido ao adiantado estado de decomposição de seus órgãos. O animal, com cerca de 14 metros de comprimento, foi classificado como baleia-de-bryde, espécie que costuma ser vista em dupla ou sozinha. Ota explicou que não é comum o aparecimento dessa espécie de baleia no Litoral Norte, mas já foram registrados outros casos.

A veterinária do Aquário, Marta Voltan, disse que não seria possível fazer a necrópsia da baleia porque ela estava muito inchada e com os órgãos sem condições de serem analisados.

A baleia morta se tornou atração ontem na praia do Félix. O pedreiro Adamilton de Oliveira Coutinho, 24 anos, disse que interrompeu seu serviço mais cedo para ver o animal.

A estudante Renata Lodi Ferreira da Cunha, 17 anos, disse que foi à praia logo que soube da baleia. "Eu já tinha visto, mas é diferente." (Fonte: ValeParaibano)

Nenhum comentário: