sexta-feira, 10 de junho de 2011

UBATUBA 2004...Tamar amplia instalações em Ubatuba

Sexta-feira, 10 de dezembro de 2004 - Nº 1174

Projeto de preservação de tartarugas ganha novos tanques e painéis de fotos no Centro de Visitantes




Ubatuba - O Projeto Tamar-Ibama inaugura hoje, às 11h, novos equipamentos no Centro de Visitantes de sua base em Ubatuba. Entre as novidades estão dois tanques interligados por um canal com 55 mil litros, por onde circularão as tartarugas marinhas.

A inauguração dos novos equipamentos contará com a presença do coordenador nacional do Tamar, oceanólogo Guy Marcovaldi. Além dos tanques, a base de Ubatuba receberá também novos painéis fotográficos, cada um com 4,5 metros quadrados e uma réplica em tamanho natural de uma tartaruga-cabeçuda.

O espaço destinado à visitação pública já conta com aquários e tanques de exposição, mostra permanente de peças biológicas e painéis educativos. O centro de visitantes recebe em média cerca de 100 mil pessoas anualmente, entre turistas e estudantes.

O Tamar também terá hoje a presença do diretor de marketing da Arcor, Jorge Conti, empresa que patrocina a base de Ubatuba desde 2002. O patrocínio foi renovado por mais dois anos, segundo informou a oceanóloga Berenice Galo, coordenadora regional do Tamar.

"A renovação do patrocínio é importante para que possamos melhorar cada vez mais nosso trabalho, tanto nas ações que objetivam a preservação das tartarugas quanto de promover educação ambiental", afirmou Berenice.

Na solenidade, o Tamar lançará na Praia do Itaguá duas tartarugas marinhas capturadas acidentalmente em rede de pesca.

Alimentação - A base do Tamar em Ubatuba foi implantada em 1991 e é a única existente no litoral paulista. A região do Litoral Norte, segundo Berenice, é considerada uma área importante para a alimentação das tartarugas.

Entre as espécies mais comuns na região estão a tartaruga-verde, cabeçuda e a de pente. O Tamar desenvolve seu trabalho em 106 km de praias em Ubatuba. Os técnicos monitoram os cercos flutuantes e fazem a marcação periódica de tartarugas capturadas acidentalmente em redes de pesca.

Desde 91, quando a base foi criada, o Tamar registrou mais de 5.000 ocorrências de captura acidental em rede de pesca. Em 2003 foram capturadas acidentalmente 560 tartarugas.

Uma campanha realizada junto à comunidade de pesca ajuda a proteger os animais. Os pescadores são orientados sobre a maneira correta de reanimar as tartarugas capturadas acidentalmente.

A base do Tamar fica em uma área urbana cedida pela prefeitura no bairro do Itaguá. O centro de reabilitação do Tamar já reabilitou mais de 100 tartarugas apenas no primeiro semestre deste ano.


(Fonte: ValeParaibano)

Nenhum comentário: