terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

GRANDES UBATUBENSES..... TIO CIRO - FUNDADOR DA ESCOLINHA DE FUTEBOL DE UBATUBA



TIO   CIRO,   O MAIOR CENTROAVANTE DO FUTEBOL DO LITORAL NORTE - UMA GRANDE UBATUBENSE.....

Benedito Ciro dos Santos, ex-atleta do XV de Novembro de Caragua, nascido em Taubaté-SP, veio para Caraguattauba com a família com pouco mais de sete anos/ idade. Moreno pardo, esguio,foi o maior centro – avante do futebol caiçara, em todos os tempos. Dedicou-se inteiramente ao futebol, faleceu no dia 19 de janeiro de 2002,no Hospital Pio XII, em São José dos Campos, aos 68 anos de idade, quando trabalhava como Coordenador da Escolinha de Futebol, da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Ubatuba-SP, cidade onde se radicou desde 1958, constituiu familia e passou a maior parte da sua vida.





Iniciou-se no futebol, atuando na equipe juvenil do Estrela, em Caraguatatuba-SP, logo integrou o time titular do XV de de Caraguá, tinha então 15 anos de idade, para se tornar o maior artilheiro da história do XV, assim como foi no Campeonato do Centenário, marcando uma trajetória das mais brilhantes como futebolista e defensor das cores do Leão do litoral. Pertenceu ao Grupo da histórica jornada quinzista que ficou 2 anos sem perder um único jogo em seu campo. Foi por diversas vezes convidado a se profissionalizar-se, aprovado nos testes, preferia a tranquilidade do aconchego dos “velhos amigos”. Contudo teve que abandonar prematuramente a sua carreira de atleta, quando adquiriu uma persistente infecção na articulação do pé esquerdo que dificultava a sua desenvoltura, obrigando-o a alternar sua s participações como jogador. Ainda muito jovem ingressou como funcionario no DER.
Transferindo-se mais tarde para Ubatuba. Aposentando-se, foi contratado pela Prefeitura de Ubatuba para organizar uma escolinha de futebol para garotos de até 15 anos/idade. Ciro integrou-se inteiramente a sociedade e aos esportes de Ubatuba, tanto que passou a ser chamado carinhosamente pelos seus comandados de TIO CIRO, tartamento qe passou a ser acolhgido também pelos adultos.
Muito popular chegou a ser tema de enredo de uma escola de samba local, desfilando como destaque, representante maior do esporte da cidade. Com uma rápida pssagem pela politica ubatubense, elegeu-se vereador, e foi Presidente da Câmara. Recebeu em vida , merecida homenagem da edilkidade municipal que lhe outorgou, por unanimidade , o Titulo de Cidadão Ubatubense, designação honorífica que soube honrar pelo resto da sua vida. Deixou viúva Dna. Aurora Cabral dos Santos e três filhos : Richard ( Secretario de Esportes e Lazer – PMU ), Roger ( tenente da Marinha Brasileira) e Rejane (Professora de Educação Física). Ciro foi importante marco para o nosso futebol, uma personalidade esportiva e reconhecido valor, cuja memória, pelos próprios méritos, deverá ser preservada. Seu passamento , enluta o nosso esporte e entristece familiares e amigos, particulamente os que, com ele, souberam expor nas melhores vitrines, a qualidade do nosso futebol.

Fonte : Arquivo de Justo Arouca.

Matéria publicada no Jornal A CIDADE
Ubatuba, sábado, 26 de janeiro de 2002

Nenhum comentário: