terça-feira, 31 de agosto de 2021

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Conheça a lenda de Ratambufe, o Boi de Conchas de Ubatuba

 

Manifestação popular foi criada pelo extinto Movimento Cultural Pirão Geral em 2003

Ilustração do boizinho Ratambufe, mais conhecido como o Boi de Conchas - CRUMI - Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig.
Ratambufe nasceu no dia 29 de Junho, data que comemora o Dia de São Pedro - o Santo dos Pescadores

O dramaturgo e ator Bado Todão viajou pelo Brasil e pelo exterior trabalhando com o teatro popular até retornar para a sua terra natal, Ubatuba, no litoral paulista, no início dos anos 2000. Nessa época estava no Movimento Cultural Pirão Geral, que reunia diversas expressões e artistas nas terras ubatubenses. 


Rebelião da Ilha Anchieta marcou história prisional do Brasil por brutalidade

 

Rebelião da Ilha Anchieta marcou história prisional do Brasil por brutalidade

Em 1952, detentos dominaram a guarda e fugiram armados para o litoral após uma brutal batalha.

Junho de 1952. Centenas de presos amotinados iniciam uma violenta rebelião no presídio da Ilha Anchieta, no litoral norte de SP, nas proximidades de Ubatuba, com o objetivo de atacar os policiais e tomar as instalações e armas que ficavam no quartel do Morro do Papagaio. Eles dominaram a guarda e fugiram armados para o litoral após uma brutal batalha.

RÁDIO COSTA AZUL AM. 140 KHZ..SAUDADES............

 

Rádio Costa Azul
Estivesse na ativa, a Rádio Costa Azul completaria hoje 40 anos de fundação.
Foi no dia 23 de fevereiro de 1981 que ela foi ao ar pela primeira vez, de maneira oficial.
Ao longo de três décadas, a Costa Azul foi a responsável por levar até a população a informação sobre os fatos locais.

domingo, 29 de agosto de 2021

CAPELA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS.............

 

A  Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos   se localizava na  Avenida Iperoig , era frequentada somente por negros, uma vez que naquela época , durante   a   escravidão eles não podiam frequentar  a   Igreja  dos  brancos, foi construída por escravos  , foi destruída  por um raio ou por um incendio criminoso, ficou com sua estrutura abalada e teve que ser demolida, dando seu lugar para uma praça, a praça Nossa Senhora da Paz de Iperoig.



SOBRE A FUNDAÇÃO DE UBATUBA.......1637

 


Acima  um recorte  de Jornal da época  em que Ubatuba ou Villa a   Exaltação a Santa Cruz de Ubatuba  foi fundada  por Salvador Corrêa de Sá e Benevides   então  Governador Geral do Rio de Janeiro.........Material gentilmente cedido por Patrícia Madeira  via Facebook.

UMA LIÇÃO DE FÉ......

Vila de Picinguaba 5 - Ubatuba.2007

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Homenagem que faz o Cap.am Mor Antonio Barbosa Pereira pella villa de Ubatuba.Ano 1777


 




 Ao primeiro dia do mez de Março do presente anno de mil sette sentos e secenta e sette nesta Cidade de São Paulo nas cazas em que rezide o Ill.mo e Ex.mo Snr. Dom Luiz Antonio de Souza Botelho Mourão Gov.or e Cap.m General desta Capitania fez preito homenagem em suas mãos a Antonio Barboza Pereira pella villa de Ubatuba por Cap.,n Mor delia, e posto de joelhos com as mãos juntas huma com outra, e entre as do d.° Ill.m ° e Ex.m0 S.r Gov."r e Cap.m General, e sobre missal dos Santos Evangelhos, dise: « Eu Antonio Barboza Pereira faço preito e home[1]nagem a Sua Mag.e e a V. Ex.a em seu nome como Gov.0r e  Cap. m General desta Capitania pella Villa de Ubatuba em que V. Ex.a me tem hora provido, em Cap. m Mor delia p.a que a tenha, guarde, e Governe pello dito Snr. o qual acolherey na dita Villa altos e baixos delia, de dia ou de noite, apé, ou acavallo, a quais quer horas, e tempos que seja, irado e pagado, com poucos, ou mui[1]tos, vindo em seu livre poder e delia farey guerra e manterey tregoas e paz segundo por Sua Mag.a e V. Ex.a for mandado, e a dita villa não entregarey a peçoa al[1]guma de qualquer estado, grão, dignidade ou pcia que seja, senão a Sua Mag.° como meu Rey e Snr. natural e a V. Ex.a como meu Governador e Cap.am Ge[1]neral ou a quem suceder neste Governo, e aseito recado seu logo sem delonga, arte ou cautella, estado ou tempo, que qualquer peçoa me der carta por Sua Real mão asignada e selada com o sinette, ou sello de Suas Ar[1]mas ou de V. Ex.a por que conste haver me levantado e dezobrigado deste ditto preito e homenagem, que hora faço ao mesmo S.r nas mãos de V. Ex.a huma e duas e tres vezes, segundo o uzo e custume dos Reynos de Portugal e premeto e me obrigo que tenha e mantenha, e cumpra e guarde inteiramente este preito e homena[1]gem, o que tudo juro aos Santos Evangelhos em que ponho as mãos de bem e verdadeiramente cumprir e guar[1]dar todo o servisso de Sua Mag.e » E o dito Ill.mo e Ex.mo Snr. Governador e Cap.m General lhe tomou o ditto preito e homenagem em nome do mesmo Snr. de que mandou fazer este termo sendo testemunhas prezentes o Sarg.to Mor Dom Jozé de Ma[1]cedo Souto Mayor e Castro, e o Cap.m Jacinto Jozé de Abreu e eu Thomas Pinto da Silva Secretario do Go[1]verno o escrevy e asignev.—D. Luiz Antonio de Sousa. —- Jozé de Macedo Sotto M.0 '' e Castro. — Jacinto Jozé de Abreu.— Antonio B.za Pr.a — Thomas Pinto da Silva.


FONTE.............https://bibdig.biblioteca.unesp.br

RIO DA PACIENCIA...DESAGUA NA PICINGUABA...

 

Achei outro tesouro : "Dicionário Geográfico da Província de São Paulo - precedido de um estudo da estructura da língua Tupi".

Presos rebelados e em fuga mataram centenas de pessoas em Ubatuba, em 1953.

 

 

Texto e fotos de Denise Amaral

Fonte........https://www.cancionerocaicara.com.br/noticias/

Um menino de quase 9 anos, filho do chefe da Carceragem do Presídio da Ilha Anchieta, quase se tornou vítima de um morticínio causado por uma rebelião de presos na Ilha Anchieta, em Ubatuba, em 1953, Ele e sua família escaparam por pouco e hoje aos 78 anos ele está vivo , forte e com uma memória impressionante. Seu nome Waldomiro Amaral, mais conhecido como seu Waldomiro ou seu Maninho.  nesta sexta dia 27 de agosto, ele vai contar sua história no programa Caiçaberes pelo facebook da Rádio Revista Cancioneiro Caiçara, no nosso facebook, no seguinte  link  :      https://www.facebook.com/cancioneiro.caicara.

 

Seu Maninho e Rosa no dia do casamento em Aparecida do Norte



 O Sobrevivente do massacre  Infernal

Seu Waldomiro do Amaral nasceu no dia 30 de setembro de 1943, na  Ilha Anchieta em Ubatuba, na época um dos mais seguros presídos do Brasil, Ele era    filho do chefe de carceragem daquele teneboroso   presídio da Ilha Anchieta , Mário do Amaral.
Waldomiro tinha quase  9 anos,  quando de repente, no dia de 2 de julho de 1953, estourou  uma   revolta dos presidiários, que foi considerada uma das violentas do mundo. 

Ubatuba.......ano 1929.........havia um Porto chamado Engenho

 


Segundo o professor Zizinho Vigneron  via facebook,   esse  Porto do engenho era onde foi construído o Porto de Ubatuba( atual Caizão) pois havia nesse local uma pequena prainha com o nome de Praia do Engenho.

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

 



                                 Foto  Arquivo  Pessoal de Patricia Madeira...Foto sem data 


Era comum no Brasil desde os tempos coloniais a existência de irmandades na Igreja Católica. Uma dessas irmandades era a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Portanto os pretos escravos ou alforriados dispunha de espaço próprio, tendo em vista que não eram aceitos nas igreja das elites . (  texto  do Professor Zizinho Vigneron via facebook)

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Ilha dos Porcos ou dos Portos (Ilha Anchieta).1827

 


Ilha dos Porcos ou dos Portos (Ilha Anchieta).........afinal, qual o nome antigo da ilha .........Porcos ou Portos;........ ???
Eu não sei, mas acabo de ler um documento de 1827, redigido pleo Capitão-Mor Antonio Joze Gomes de Oliveira, Fabriqueiro da Igreja Matriz da Exaltação de Santa Cruz do Salvador de Ubatuba,...........

terça-feira, 24 de agosto de 2021

ANTIGA CÂMARA MUNICIPAL

 


QUE BELEZA !
Entre tantas belezas, de praias, cachoeiras, florestas, cultura, história, preservamos ainda a beleza dessa construção do período colonial: A casa que pertenceu ao Dr. José Paulo da Rosa e Bonsucesso Galhardo. Não se sabe ao certo o ano do início e do fim da construção, sabe-se porém, que em meados do século XIX a Câmara Municipal de Ubatuba adquiriu o sobrado, teve-se em uma de suas dependências, em 1872, o

MAPA ANTIGO REGIÃO DE UBATUBA ...ANO 1853

 

Mapa do Arquivo Militar da Corte - sem data de confecção. Essa copia é de 1853.
Notem q a única estrada q aparece para Ubatuba, é um ramal da estrada Taubaté-Parati

PRIMEIRAS INFORMAÇÕES SOBRE REGISTRO DE TERRAS EM UBATUBA ..........1850

 

                                                Imagem   ilustrativa  da Serra de Ubatuba - Taubaté



As  informações  a  seguir foram fornecidas  graciosamente por Patrícia Madeira via pagina  MEMORIA DE UBATUBA - RETALHOS HISTÓRICOS- VIA FACEBOOK segundo ela  são da  década de 1850, quando os posseiros ou donos de terras declararam suas terras ao Vigário da Paróquia (no chamado Livro do Vigário), em cumprimento à primeira lei sobre registro de terras no Brasil, Pois bem, eis o que eu tenho de documentado :


DOCUMENTO HISTÓRICO DE COMPRA DO ENGENHO DA PONTA GROSSA - 1826

 

DOCUMENTO HISTÓRICO FANTÁSTICO !!! Data 1826
Engenho da Ponta Grossa, que foi comprado pelo antepassado do Zizinho Vigneron. Nesse documento ele diz q comprou duas "sortes" de terras, que formavam o engenho..... a testada vai do mar para p leste, começando em uma pedra chamada ITAPUCA e segue ao largo da costa até outra pedra denominada SAPIRIRECUÇU.-
Diz ele que "a gente daquela Província, ainda desconhecendo a necessidade de populadores, fazem aberta guerra aos Estrangeiros, que para ali vão, e tudo e por todos os meios lhes entorpecem".

domingo, 22 de agosto de 2021

Antigo Solar dos Pires Nobre - Escola DR. Esteves da Silva, a primeira escola mista de Ubatuba -Ano 1896

 


Antigo Solar dos Pires Nobre - Escola DR. Esteves da Silva,  a  primeira escola mista  de Ubatuba -Ano 1896


Sua criação foi por iniciativa do Prof. Francisco de Paula Cortez, alavanca principal no esforço empregado, o que finalmente por Decreto de 1º de Julho de 1896, surgia o primeiro Grupo Escolar na história de Ubatuba, conta, portanto, 116 anos de existência, passando por diversas gerações ubatubenses.
Sem perder tempo, seus idealizadores instalaram o estabelecimento no dia 18 do mesmo mês e ano, que a princípio contava apenas com a seção masculina.
O prédio em que foi instalado o Grupo Escolar e onde funcionou por muitos anos, pertencia a D. Joana Rosa dos Santos Nobre, que alugou a prefeitura por falta de possuir espaço próprio.

A Descoberta do Granito Verde-Ubatuba

 


Entre 1961 e 1962, ir para Ubatuba era uma questão de status, as praias mais frequentadas eram as do Perequê-Açu e Iperoig (ou Cruzeiro). Com a expansão da cidade e o crescimento da população, algumas fazendas começaram a virar loteamentos, como foi o caso da Praia das Toninhas, que era de dois proprietários: uma parte pertencia a Luiz Silva e a outra metade, a Mário Manzetti, que contratou uma empresa de terraplanagem,  para fazer a abertura da estrada e lotear o local.

PRESÉPIO CAIÇARA

 

.  (Arquivo  Kilza Setti)


                Começamos bem o Tempo do Advento: o tão esperado livro da Tia Helô se fez entre nós. Aleluia! (O Ercias me disse que já começou a ler e está gostando muito). Não pude ir ao lançamento, mas pretendo adquirir o mais rápido possível essa preciosidade.
                Hoje, quem nos conta outra mensagem propícia desse tempo é a amiga Fátima de Souza, a nossa caiçara que tem um pé na Praia Dura (é neta do finado Salvador Carlos, o inspetor de quarteirão) e outro no Itaguá, no tronco do João de Souza, o nosso saudoso contador de causos caiçaras.

Estranhas coisas no céu

 

(Painel produzido por alunos da escola "Sueli"- Estufa-2011)


No ano de 1963, mais detalhadamente falando, no final de outubro daquele ano, alguns caiçaras morreram no mar devido a um forte vento. Vários deles eram da praia Grande do Bonete, inclusive o finado Ismael (que era marido da dona Isabel, "gente dos Rozeno"). Lembrei-me disso e o que aconteceu naquele tempo após um sonho onde redes, parentes, chuva torrencial e desespero se misturavam. 

RECONHECIMENTO DE VALOR...........

 

Transcrevo, agora, como arremate da história publicada no mês de junho p.p., a manifestação aprovada pelos vereadores em solidariedade à Família Patural (dona Silvia e seus filhos) por ocasião da tragédia ocorrida.

O CONHECIMENTO DAS ERVAS SALVAVA

 

O chafariz de Ubatuba (Arquivo Ubatuba Antiga)

         Na última década do século XIX, quando o município de Ubatuba contava com oito mil habitantes, muito longe de haver água encanada nas casas e eletricidade, o médico Esteves da Silva descreveu as condições de vida da população caiçara, fez um estudo que muito contribuiu para a evolução científica brasileira. Hoje, apenas uma parte  para que tenhamos noção de seus estudos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

CANOA CAIÇARA, O FILME............

 

Com quantas memórias se faz uma canoa

 


materia publicada em 17/12/2008

Movidos pelo atual cenário de descaracterização da cultura do povo caiçara, pesquisadores do Instituto Costa Brasilis desenvolveram o projeto “Com quantas memórias se faz uma canoa”, que teve objetivo preservar a memória da cultura caiçara através do cadastramento e registro histórico das canoas “de um só pau” no município de Ubatuba.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Alunos de Ubatuba aprendem sobre fandango caiçara

 

O grupo Fandango Caiçara, formado pelos integrantes mestre Mario Gato, Carol, Peola, Mestre Neco, Zé Roberto e Hélio, vem participando de uma série de rodas de conversa nas escolas de Ubatuba com apresentações e compartilhamento de conhecimentos da cultura tradicional no município.

As atividades se estenderão até o dia 15 de outubro e são resultado de uma parceria com arte-educadores da secretaria municipal de Educação, com o objetivo de manter a cultura caiçara.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

RUINAS DA PRAIA DA LAGOA

VILA DA PICINGUABA 5.......ANO 2007

PRAIA DURA ---ANO 1970

 


Boa tarde

A todos. Sou novo aqui, esta é minha primeira postagem neste grupo. Estou à procura de fotos antigas da Praia Dura, especificamente. De preferência, da década de 70, quando o loteamento Costa Azul foi lançado. Se alguém tiver alguma coisa, eu apreciaria muito que postassem aqui. Eu já olhei todo o arquivo de mídia daqui deste grupo e encontrei apenas uma foto, que eu já tinha, de 1973 (descida da estrada vindo da Lagoinha e com uma vista da Praia Dura).

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

ESCOLAS UBATUBENSES EXISTENTES EM 1884

 


Mais um Almanack - ano 1884. Vejam 13 escolas de Ubatuba, com local, nome dos professores e numero de alunos.
Procure seu antepassado na lista abaixo.
Além de poder ser lido nas imagens, anoto abaixo as escolas, seus professores e numero de alunos, matriculados e frequentando.
Na Cidade, havia 4 escolas, 2 masculinas e duas femininas.






Nos bairros, parece haver apenas escolas masculinas (não sei se ja havia escola mista). Publiquei aqui há algum tempo, um requerimento assinado pelas famílias da Ilha dos Porcos (Anchieta) pedindo uma esocla femininina na ilha, haja vista as mais de 40 meninas em idade escolar no local e a dificuldade de levá-las diariamente à "cidade".






Bem, eis a relaçao das escolas e seus professores :

Na cidade masculina 1 - João Thomaz de Aquino (21 alunos matriculados - 18 frequentando)
Na cidade masculina 2 - Benedito Juvemal D!Escoar Aquino (23-18)
Na cidade feminina 1 - Dona Benedita das Dores D'Escobar Aquino (33-25)
Na cidade feminina 2 - Dona Anna Francisca de Camargo Freitas (43-27)
Mato Dentro - Luiz Mariano Bueno (52-47)
Itaguá - Olympio Carlos Egydio da Cunha (20-20 )
Pereguassú - Manoel Correa Pedroso (33-23)
Picinguaba - João Evangelista da Gama (21-18)
Ilha dos Porcos - Antônio Ribeiro das Neves (28-25)
Enxada - Luis José da Costa Ferreira (35-25)
Sapé - João Antôniuo de Oliveira Rosa ( 15-12)
Praa Dura - Pedro Xavier de Moraes (20-13)
Saco da Ribeira - José Luiz da Costa Xavier (25-20)

VIA FACEBOOK


CANOA MARIA COMPRIDA E SUA HISTORIA...........

 

UBATUBA 2009...........A HISTORIA DA CANOA " MARIA COMPRIDA "...
A canoa, feita de um tronco só, Maria Comprida, foi construída especialmente para as competições, (corrida de canoas), entre as cidades de Ubatuba e São Sebastião, na categoria cinco remadores. Essa canoa foi construída pelo Sr. Agrício do Sertão do Ubatumirim, mestre nessa arte, e seu filho Benedito. Foram 20 dias de trabalho dentro da mata.


A canoa foi feita do tronco de uma árvore - um Louro, encontrada na Curva da Batata na Rodovia Oswaldo Cruz que liga Taubaté à Ubatuba na Serra do Mar, pelo caçador Vergílio Alexandre. O acabamento e a pintura da canoa foram feitos pelo Sr. Dito Balbino, do bairro da Estufa.
A Maria Comprida tem 9,20 metros de comprimento, apenas 82 cm de "boca", pesa aproximadamente 200 quilos e participou de várias competições, sempre vencedora.
Desde 1957, já existia a Prova de Canoas Nossa Senhora das Dores, cujo maior incentivador era o professor Joaquim Lauro Monte Claro Neto. Essa prova era realizada em diversas categorias em percursos não muito longos.




Em 1973, no dia 1º de junho, pela primeira vez aconteceu a "Jornada Marítima Ubatuba-Santos", uma prova com percurso longo, com cinco remadores, porém sem caráter de competição. Mais uma vez, o grande incentivador foi o professor Joaquim Lauro. Comandada por Artur Alexandrino dos Santos, a Maria Comprida foi rasgando as águas com os remos de Carlos Alves de Morais (Carrinho), João Correa Leite (Jango), Antonio Barroso Filho (Barrosinho) e Nilo Vieira, rumo à Santos. Os cinco remadores faziam parte do Esporte Clube Itaguá.


Percurso, de aproximadamente 215 quilômetros em linha reta, idealizado para lembrar um fato da história do Brasil, a Paz de Iperoig, assinada em 14 de setembro de 1563. Antes de ser estabelecida a paz entre os índios e os portugueses, os índios de nossa região se uniram para combater os portugueses no que foi denominado "Confederação dos Tamoios", quando então, comandados por Cunhambebe, se deslocavam principalmente até Bertioga nesse tipo de canoa. Em comemoração aos 410 anos da Paz de Iperoig, foi realizada a viagem da canoa Maria Comprida de Ubatuba a Santos.
A saída da Maria Comprida foi no dia 1º de junho, às 4h 45min, tripulada pelos cinco remadores, em frente à Capela Nossa Senhora das Dores no Itaguá, chegando em São Sebastião às 13h05 do mesmo dia. De lá saíram às 04h15, chegando em Bertioga às 14h45 do dia 2 de junho. De Bertioga continuaram a viagem, saindo às 06h30 e chegando finalmente à Santos às 10h15 do dia 3 de junho, atracando na Ponta da Praia, em frente ao Clube de Regatas Saldanha da Gama.


Em 1975, a Maria Comprida volta ao mar para fazer a trajetória Ubatuba-Parati, cidade sul fluminense, com o objetivo de incentivar remadores da região para participarem das corridas de canoa realizadas em Ubatuba. Tripulada por Artur, Carrinho, Salvador Mesquita dos Santos, Barrosinho e João Grande, Maria Comprida deixou a cidade às 05h35 e às 17h15 estava atracando em um pequeno porto ao lado da Igreja Matriz de Parati.



Anos mais tarde, o Tamoios Iate Clube adquiriu a canoa, já bastante danificada, e posteriormente o Comodoro José de Magalhães Netto cedeu a Maria Comprida à FUNDART. Em agosto de 1997, a canoa finalmente foi restaurada e no dia 15 do mesmo mês a doação foi oficializada, ficando a Maria Comprida em exposição no Centro de Informações Turísticas na Avenida Iperoig. Nesse mesmo dia, os remadores foram homenageados pela FUNDART e pela Prefeitura Municipal de Ubatuba.

FONTE
Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba - FUNDART

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Radio Cancioneiro Caiçara : de cara nova e ânimo redobrado para divulgar a cultura caiçara.

 





Texto: Pitágoras Bom Pastor de Medeiros

A  Radio Cancioneiro Caiçara tem o prazer de apresentar seu novo site e  esperamos que ela seja de agrado de nossos amigos que nos acompanham. Entendemos que o povo caiçara cuja voz pretendemos ecoar e cujos valores éticos e culturais pretendemos  defender, multiplicar  e resgatar, merece uma Rádio Revista que esteja à altura dessa rica tradição.

Antiga Câmara Municipal de Ubatuba , o " Paço Nobrega"

 

Paço Nóbrega, o antigo predio da Câmara Municipal de Ubatuba SP
Localizado na avenida Iperoig, o edifício é de meados do século XIX e foi o lugar onde nasceu o professor Thomaz Galhardo, autor da Cartilha elementar para a infância, livro de alfabetização utilizado em todo o Brasil na época. O local também foi onde nasceu o aviador Gastão Madeira. Em 1985, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDPHAAT).