QUE BELEZA !
Entre tantas belezas, de praias, cachoeiras, florestas, cultura, história, preservamos ainda a beleza dessa construção do período colonial: A casa que pertenceu ao Dr. José Paulo da Rosa e Bonsucesso Galhardo. Não se sabe ao certo o ano do início e do fim da construção, sabe-se porém, que em meados do século XIX a Câmara Municipal de Ubatuba adquiriu o sobrado, teve-se em uma de suas dependências, em 1872, o
Fórum da cidade e ainda, já em 1908 teve a função executiva dos prefeitos. Em 1964 quando Francisco Matarazzo Sobrinho construiu a sede da prefeitura na praça Nóbrega, a câmara voltou a ocupar totalmente o espaço do magnífico sobrado. Em 1985 como presidente da Câmara, o vereador Cícero Assumpção, solicitou o seu tombamento.
Das minhas recordações, que por ocasião, como estudante no colégio Capitão Deolindo, fiz muito uso da biblioteca, que ali, numa das salas foi instalada, e ainda do belo museu que havia na parte térrea do Sobrado.
Com toda certeza, tanto esse sobrado, como o sobradão do porto, se não fossem tombados pelo CONDEPHAAT, há tempo, já não mais os tínhamos, assim como demoliram as construções do período colonial de todo centro histórico de Ubatuba.
Diz a “lenda”, que por ocasião do tombamento do Casarão do Porto, um repórter foi entrevistar um nobre vereador da época sobre o que ele achava do tombamento do casarão, o edil então respondeu: “-Vamos tombar essa porcaria mesmo antes que caia na cabeça de alguém, é muito velho, vamos tombar e construir um prédio novo!”
Teria sido esse mesmo pensamento que fez sumir toda arquitetura colonial existente no centro histórico de Ubatuba?
Qual foi o pensamento ou falta dele não sabemos, o fato é que, sempre existiu a ausência de um olhar mais carinhoso, mais zeloso, mais planejado, mais profissional, mais responsável com as coisas públicas, tanto material quanto imaterial, em nossa cidade. Essa sina vem de longe. E como imagens não mentem, exemplos não nos faltam.
TEXTO DE JULIO CESAR MENDES
IMAGEM ARQUIVO BLOG UBATUBENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário