quarta-feira, 31 de julho de 2019

VAI 9 º MES DA CULTURA POPULAR








Tem programação cultural especial em agosto, com homenagem ao “Seu” Jorge Barbosa dos Santos, mestre do Fandango de Ubatuba.
No mês de Agosto, o Projeto TAMAR Ubatuba-SP oferece aos visitantes uma programação especial voltada para a valorização da cultura popular brasileira, com ênfase na cultura caiçara.

terça-feira, 30 de julho de 2019

TEATRO MUNICIPAL PEDRO PAULO TEIXEIRA PINTO

Por meio do Decreto 7138/19, criado na última sexta-feira, 26, o prefeito Délcio Sato (PSD) determinou que o Teatro Municipal de Ubatuba passe a ser denominado Teatro Pedro Paulo Teixeira Pinto.

sábado, 27 de julho de 2019

O ANIVERSÁRIO DO PREFEITO POETA, PEDRO PAULO


Hoje vou propor uma homenagem diferente:
Vamos falar de Pedro Paulo?
Quem tiver algo para contar sobre ele ou mesmo uma foto , uma lembrança, escreva abaixo nos comentários que depois eu colo. Uma crônica histórica em Fieira de Timbopeva. Vamos nessa? Eu começo com um texto meu e Odaury Carneiro entra com a foto, abaixo.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

UBATUBA DE LUTO......PARTIU RUMO AS ESTRELAS O PROFESSOR PEDRO PAULO TEIXEIRA PINTO



O professor, historiador e grande incentivador da arte e cultura caiçara, Pedro Paulo Teixeira Pinto faleceu nesta sexta-feira (26), aos 79 anos, de infarto.
Ele foi prefeito de Ubatuba no período de 1983 a 1988 e 
atualmente ocupava o cargo de diretor-presidente da Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.
Muito querido por todos na cidade, deixará saudades!
Foto de Paulo Zumbi

Texto Melissa Shirmanoff - Jornal A Cidade  de Ubatuba e Região

quinta-feira, 25 de julho de 2019

IV FESTIVAL GUARANI CULTURA COMEÇA NESTA SEXTA EM UBATUBA

Evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho na Praça da Baleia (Itaguá) e em toda extensão da Rua Guarani e adjacentes
O final de semana em Ubatuba promete ser bem movimentado. Buscando estimular, desenvolver e principalmente divulgar a produção artística local, a 4ª edição do Festival Guarani Cultural acontece de sexta a domingo, destacando a capacidade criativa e produtiva do setor artístico no município.

A programação contará com apresentações artísticas, exposições, a Feira das Artes, além da realização do FÓRUM DE SABERES ARTESANAIS (https://fundart.com.br/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-i-forum-de-saberes-artesanais-de-ubatuba/)O encontro, proposto pelo Conselho de Política Cultural de Ubatuba, abordará por meio de vivências, oficinas, mesas redondas e exposições, a identidade cultural, sustentabilidade e design contemporâneo com os nossos saberes manuais.

Feira das Artes

O espaço para expositores na Feira das Artes é destinado exclusivamente para artistas que estiverem devidamente cadastrados nos setoriais da FundArt ou fizerem parte de grupos artísticos autônomos devidamente reconhecidos pela Fundação. Artistas que ainda não estiverem cadastrados em algum grupo setorial ou inscritos na SUTACO – Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, deverão realizar inscrição prévia.

AVENIDA GUARANI SENTIDO BARRA DA LAGOA - CIDADE


1970 - Av Guarani, Ubatuba (Foto: Grupo de amigos da Sabesp)..A  esquerda o campo da aviação ou o Aeroporto..........

quarta-feira, 24 de julho de 2019

O estranho caso do OVNI que explodiu no céu de Ubatuba







O estranho caso do OVNI que explodiu no céu de Ubatuba. O dia 7 de setembro de 1957 era um dia como outro qualquer na Praia das Toninhas, em Ubatuba, cidade litorânea a 224 km de São Paulo.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

FANDANGO CAIÇARA UBATUBA



Os homens e mulheres nascidos e criados entre a serra e o mar, conhecidos como “caiçaras”, ocupam a faixa litorânea compreendida entre o norte do Estado do Paraná e o sul do Rio de Janeiro. Possuem um conjunto de saberes específicos herdados da mistura dos aqui originários índios, dos aqui chegados europeus e dos aqui trazidos africanos, constituindo uma importante matriz identitária brasileira.

A REVOLTA ARMADA........


               É sabido que o litoral brasileiro viveu bons e maus momentos econômicos e políticos. Na verdade, eles estão sempre em intimidade. Em Ubatuba, uma das cidades do Litoral Norte paulista, houve um período próspero com a extração de madeira quando nem cidade era ainda. Depois, com a cana-de-açúcar, as primeiras fazendas se estabeleceram. Também foi um breve fausto. Na sequência, a lavoura cafeeira e as condições de sua baía para um porto deram a opulência dos casarios. As fazendas, inclusive de estrangeiros e de traficantes de escravos, se fizeram presentes pelas costas e sertões. Mas logo a cultura do café ganhou outras paragens, foi para o Vale do Paraiba, Sul de Minas e Norte do Paraná com terras mais planas e férteis, causando a ruína local. Ah! Também leis cerceando a vocação portuária cumpriram seus papéis: favorecer o desenvolvimento da Baixada Santista, onde, em 1532, foi fundado o primeiro núcleo urbano do Brasil. 

A FESTA DO DIVINO EM UBATUBA...........



Vale aqui um relato, contado pelos caiçaras antigos e que sempre o saudoso amigo Nei Martins comentava nas festas do Divino; o porquê da festividade em Ubatuba não ser como acontece em São Luiz do Paraitinga, Paraty e várias cidades brasileiras? 

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Museu Washington de Oliveira abre também aos finais de semana em Julho

As férias chegaram, tempo de descanso, lazer e que tal de conhecimento? A fim de proporcionar mais uma opção de cultura e entretenimento em Ubatuba a FundArt promove no mês de julho o “Férias no Museu”.

sábado, 6 de julho de 2019

AÇÃO EM TEMPO FRIO



               Olhando um guia turístico de 1980, me deparo com aquilo que é verdade ainda hoje: ninguém pode negar que a grande atração turística de Ubatuba está localizada em suas praias! Somando a isto está a vegetação exuberante que colabora para um quadro tropical de rara beleza. Não é por menos que tanta gente deixa seus lugares para desfrutar deste paraíso. Tem coisa melhor do que conviver com as belezas naturais?

segunda-feira, 1 de julho de 2019

A TOCA DO CAIPORA.....



A Toca da Caipora.
Faz um bom tempo, um bom tempo mesmo. Eu era criança la pras bandas do Monte Valério e no meio da Mata Atlântica eu era quase um bichinho. Penso eu que um dia estive bem próximo ao Pico do Corcovado, pois tenho a lembrança viva de estar por sobre as nuvens, algo que na época me foi deveras intrigante, pois me parecia estar olhando o oceano, porém o espírito mateiro dizia que não tinha mar por lá.