quarta-feira, 29 de maio de 2019

Ubatuba realiza 96ª Festa de São Pedro Pescador no mês de junho....



O calendário já anuncia: está chegando o mês de junho! Época de baixas temperaturas, bebidas quentes, fogueiras e, principalmente, da Festa de São Pedro Pescador! O que começou em 1923, com uma missa em uma balsa improvisada sobre duas canoas, hoje, consolida-se como o maior evento junino da região, atraindo milhares de moradores e turistas de todo o Brasil.

sábado, 25 de maio de 2019

CULTURA CAIÇARA..........

Cultura Caiçara

De lua a lua, esse povo leva vida simples e singela, mas de riqueza sem igual. Um povo que, há gerações, vive harmoniosamente com a natureza. O caiçara é dono de sabedoria secular, é um verdadeiro elo entre homem e natureza.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

AMENDOEIRA DO CRUZEIRO: 120 ANOS DE HISTÓRIA




As amendoeiras, plantas originárias do Oriente há quase dois séculos, foram trazidas para Ubatuba, adquiridas pela Câmara Municipal. Desde 1876, já possuímos documentação que comprovam a compra das mesmas para o embelezamento da cidade.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Ubatuba recebe até junho exposição sobre Boi de Conchas




Com o propósito de salvaguardar a identidade e a história de Ubatuba, a Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig (Crumi) está com exposição aberta  “Boi de Conchas – Identidade e Horizontalidade” até o dia 12 de junho.

domingo, 19 de maio de 2019

Fundart abre inscrições para o concurso “Rainha dos Pescadores 2019”


Inscrições devem ser feitas até o dia 03 de junho; serão abertas 20 vagas, preenchidas por ordem de chegada
Estão abertas as inscrições para o Concurso Rainha dos Pescadores 2019. O evento tem como objetivo destacar a beleza da mulher de Ubatuba, principalmente aquelas que estão de alguma forma ligadas às tradições caiçaras, ao mar e aos pescadores.

Confira a lista dos filmes selecionados para o 1º Festival de Cinema de Surf de Ubatuba

1º Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba seleciona filmes de 12 países. Entre os filmes escolhidos, oito são brasileiros, um deles de Ubatuba. Há, ainda, trabalhos de vários países da Europa, além de Austrália, EUA e Rússia.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

F.A.M.I.P.A , UMA FANFARRA QUE FEZ HISTORIA EM UBATUBA.........


F. A.M.I. P. A FANFARRA DE UBATUBA, Quem participou da fanfarra sabe o quão importante foi na educação de muitos jovens em nossa cidade, sempre tivemos excelentes profissionais que além de nos ensinar a música, dança e outros, nos deram a oportunidade de não estarmos expostos nas ruas vivenciando os maus caminhos que o mundo oferece. 

MARIA REGINA , A ETERNA MISS UBATUBA.............



Histórias e Estórias de UBATUBA Maria Regina Miss Ubatuba na década de 70, linda mulher que trabalhou para o Sr. Cembranelli, foi aeromoça, disputou Miss São Paulo esteve presente e foi documentada em jornal impresso nacional em evento com o Presidente Figueiredo.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

FUTEBOL NO SERTÃO DA QUINA.............



Há muitos anos não vou ao Sertão da Quina. Tenho lá bons amigos. Amizades feitas nos idos dos anos 70, quando trabalhei na Sisla Engenharia S/C que naquela época construía o loteamento da praia do Pulso. Boa parte dos trabalhadores dessa obra era do Sertão da Quina.

NOSSA IDEOLOGIA É A ARTE.......




Esperar pelo transporte coletivo em Ubatuba está muito mais agradável. Em alguns pontos, espalhados pela cidade, é possível fazer desse momento um período de contemplação de arte e cultura local.
Isso só está sendo possível a partir da iniciativa de um grupo chamado Néctar Caiçara – um coletivo de artistas dispostos a levar a arte, na sua essência, ao alcance de todos- enfim, o néctar da arte.


Ser do grupo setorial de artes plásticas da Fundação de Arte e Cultura – Fundart foi uma mera coincidência, já que o trabalho é independente – com objetivo de desvincular a iniciativa do coletivo e das ações que já acontecem. Porém, só reforça o interesse e comprometimento dos integrantes com a arte.
Cristiano Vieira Mendes – Tiano Mendes, Jeferson Guedes – Jeferson Godbless, Fernanda Brito – Nanda Ramona, Fernando Viviani, Adriano  Santos- Adriano Art são os responsáveis pela iniciativa. O grupo reúne uma diversidade de profissões: veterinário, tatuadores, professores – em sua maioria caiçaras – somente Nanda e Fernando vieram de São Paulo.



Ação
O projeto nasceu em um dia comum, quando saíram de um encontro e, simplesmente, resolveram pintar. A ideia inicial era um muro, mas lembraram do ponto de ônibus da avenida Iperoig e logo combinaram o início da pintura.
Atualmente, já foram contemplados os pontos da avenida Iperoig, Marafunda (Oswaldo Cruz), Itaguá (Rua Capitão Felipe) e avenida Rio Grande do Sul.
O do Pereque açu foi executado por meio de parceria – alguns outros artistas foram contagiados pela iniciativa do grupo a começarem o trabalho. Desta maneira, integrantes do Néctar também foram convidados para colaborar na pintura do local.

Criação
Os artistas confessam que não existe um desenho prévio, a ideia simplesmente flui. Cada um já sabe o estilo do outro e o que ou em qual espaço pode se encaixar. “As linhas de trabalho se encaixam muito fácil e conseguimos nos conectar”, comentou Jeferson.
Os elementos, geralmente, representam muito da cultura local – como flores, pássaros e figuras tradicionais, como o pescador. Todos buscam transmitir a essência de Ubatuba e valorizar a natureza.
Porém, o objetivo é que quem olhe não enxergue uma obra fragmentada e, sim, uma única obra de arte. “A mensagem maior não é de fragmentos, mas sim, de unir”, dizem. Além disso, o Néctar busca respeitar as questões cromáticas. “Por exemplo, se o ponto é azul, que é uma cor mais fria, a gente esquenta”, explicaram.
Todos os integrantes reforçam que há um incentivo mútuo e que não existe alguém com o desejo de se destacar mais. “A gente se respeita e tem uma liberdade muito grande, inclusive, para dar sugestões e opiniões. Temos uma admiração um pelo outro.”


Espontaneidade é a palavra que define

Eles aliam suas rotinas de trabalho com os momentos em que podem dedicar à pintura. Geralmente, cada um vai em um horário. É muito difícil reunir todos pintando simultaneamente. É raro, mas acontece, principalmente aos finais de semana. Todas as ações são encaradas como diversão – o que não significa que não haja seriedade no trabalho. Em média, a pintura leva de 6 a 8 horas para ficar pronta, mas devido à conciliação de horários, pode acontecer de demorar um pouco mais.
São utilizadas técnicas diferenciadas:  Adriano, Tiano e Nanda usam mais o latex; Fernando trabalha com aerografia (compressor de ar) e Jefferson com caneta e spray. Geralmente, após finalizado, passam resina por cima – pois o látex descasca ou suja com muita facilidade.

O impacto na sociedade

O grupo vem comemorando as reações das pessoas perante as pinturas.
“A receptividade da população tem sido muito boa e ficamos felizes, pois o objetivo é de colocar alegria no dia delas. Muitos elogiam, buzinam, interagem com a gente enquanto estamos pintando. É muito gratificante”, comemoraram.
“Talvez a gente nunca sente no ponto de ônibus devido a nossa rotina, mas diariamente, muitas pessoas ficam por 40, até 50 minutos no local, esperando o transporte”, lembrou Fernando.
“Essa é a porta de entrada para muitas pessoas terem contato com a arte plástica de fato”, acrescentou Adriano.

Não para por aí


A intenção é contemplar mais pontos. Além disso, existe um desejo de, também, realizar trabalhos em escolas públicas. Eles destacam que querem continuar nesse esquema de doação – oferecendo o trabalho e materiais, e que o foco seria promover a ação em escolas mais distantes e carentes
“Com uma grande brincadeira demos o primeiro passo, mas desejamos que as pessoas também interajam. Não fiquem esperando de nós. Estamos fazendo nossa parte. Existem outros grandes artistas que também podem promover ações. A ideia foi uma iniciativa para mobilizar as pessoas e queremos deixar um legado”, frisaram.
“Não temos bandeira  – religiosa, política – nossa ideologia é a arte. Não queremos associar nossa imagem a ninguém”, acrescentaram.
O Néctar caiçara reforça que as ações são promovidas por meio de trabalho social de doação. Entretanto, caso haja empresários interessados, podem procurar os artistas para conversar.

Fonte: Secretaria da Comunicação / PMU

segunda-feira, 13 de maio de 2019

VEM AI A FESTA DA JUÇARA NO SERTÃO DO UBATUMIRIM.............





Participe da Festa da Juçara e venha celebrar a colheita 2019 deste fruto típico da Mata Atlântica. A festividade acontece de 24 a 26 de maio no Sertão do Ubatumirim, com entrada gratuita.  O evento é uma realização da ABU— Associação dos Bananicultores do Ubatumirim, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e FundArt.


A programação do evento inclui apresentações culturais, shows, oficinas, passeios turísticos, além das tradicionais barracas de comidas típicas, utilizando a polpa de Juçara como ingrediente principal.
O evento já se consagrou como uma importante manifestação cultural das comunidades tradicionais envolvidas no trabalho de preservação da palmeira juçara.

A JUÇARA
Também conhecido como jiçara ou içara, o pequeno fruto roxo da palmeira Euterpe Edulis é típico da Mata Atlântica. Nas últimas décadas, a extração desenfreada do palmito, que causa a morte da planta, levou ao surgimento de projetos de conservação da espécie. Em Ubatuba, a Associação dos Bananicultores do Ubatumirim (ABU) conta com 20 agricultores familiares envolvidos com a revalorização da palmeira.

Confira a programação completa:

Sexta 24/05

13h30 – Atração Musical Caiçara com Jongo da Fazenda
15h –  Bingo
18h – Atração Musical Caiçara com Fandango Bacural
20h – Atração Musical Caiçara com Congada de Bastões de São Benedito do Puruba
21h – Atração Musical com Antônio Vitto Forró e Baião

Sábado 25/05

09h – Passeio Turístico: Conhecendo a Juçara
Guia: Lucas ( Produtor local )
Valor: $20,00
12h30 – Atração Musical Caiçara com Ostinho Garcez
14h – Oficina de Culinária com Leila (cozinheira da rede Slow Food Brasil)
Tema: Biscoitinhos de Juçara
14h – Oficina de Estamparia Natural com tinta de juçara (crianças a partir de 04 anos de idade)
15h – Bingo
16h- Oficina Culinária com Romão Mateus (produtor de Juçara)
Tema: Mix de Juçara e capuccino de Juçara
16h20 – Contação de histórias no Kamishibai
17h30 – Atração Musical com Maracatu “O Grito de Maria”
20h – Atração Musical Caiçara com Fandango Caiçara
22h – Atração Musical com Leandro Cesar e Juliano

Domingo 26/05

09h – Passeio Turístico: Conhecendo a Juçara
Guia: Lucas (produtor local)
Valor: $20,00
12h – Oficina Culinária com Denise Corrêa Leite (produtora local)
Tema: Pão de mel de Juçara
12h30 – Atração Musical Caiçara com Ostinho
14h – Oficina Culinária com Dalva Aparecida (produtora de Juçara)
Tema: Torta salgada de jaca verde com Juçara
14h – Oficina de bomba de semente de juçara
15h – Atração Musical com Realidade Negra Rap Campinho
15h – Oficina de instrumentos naturais
16h20 – Contação de histórias no Kamishibai
16h – Oficina Culinária com Maria Capai (cozinheira da rede Slow Food do Brasil)
Tema: Refrigerante caseiro de juçara
16h30 – Bingo
18h30 – Atração Musical com Lilo discotecagem
20h30 – Atração Musical Reggae


FONTE............FUNDART UBATUBA SP

sábado, 11 de maio de 2019

O ARTESANATO CAIÇARA....................

Julinho Mendes – 01/05/2019

Me considero artesão! Não de profissão, mas sim como hobby, fazendo alguns trabalhos com madeiras, materiais reciclados, pedras,....


sexta-feira, 10 de maio de 2019

RADIO COSTA AZUL AM 1.140 KHZ


Ednelson Prado
Nossa saudosa Rádio Costa Azul foi de fundamental importância para que eu me tornasse o profissional que sou hoje. Ainda me lembro, como se fosse ontem, dos pedidos que fiz ao amigo Elísio Russo para que me levasse para trabalhar na rádio.