quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

MEMORIAL CECCILLO MATARAZZO...........2 ª PARTE

Allan Benetti, do Programa Frente e Verso, entrevista o ex-prefeito e jornalista Celso Teixeira Leite, idealizador do Memorial Ciccillo Matarazzo.



terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

ESCOLA DR ESTEVES DA SILVA ....1958...

Ubatuba Antiga ..Escola Dr. Esteves da Silva  em reforma...Barra dos Pescadores...1956.....Era um tempo em que se podia pescar  e a fartura de peixes era grande e podia nadar sem medo nas águas do Rio Grande.......

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Um Passeio no Fiat Oggi com Seo Filhinho




Causos & Acasos
De um Caiçara Ubatubense.
Um Passeio no Fiat Oggi com Seo Filhinho
Washington de Oliveira, o querido e inesquecível Filhinho, farmacêutico e padrinho, parceiro de longas conversas e detentor de imenso carinho.
Filhinho fora o “MÉDICO”, de muitos nas terras do Cacique Coaquira, e tornara-se uma personalidade muito querida em solo Ubatubense.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Livro aborda os inventos de Gastão Madeira, pioneiro da aviação será lançado em Ubatuba....





Nos 150 anos do nascimento de Gastão Madeira, um dos pioneiros da aviação, o livro “Voando Além do Tempo: o pensar de Gastão Madeira” relata as suas principais invenções e traz a íntegra de sua teoria de voo, publicada originalmente em 1892. A obra – a ser lançada em 11 de março de 2019 - faz parte de um conjunto de ações para celebrar o sesquicentenário do inventor (1869-2019), no âmbito do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), em Ubatuba (SP), sua cidade natal,.....


......... juntamente com a apresentação ao público de um inédito modelo em escala construído, em 2018, pelos engenheiros Arthur Bastos e Paulo Quaresma, a partir dos desenhos do balão dirigível projetado, em 1890, por Gastão Madeira.

Sesquicentenário
Em comemoração ao Sesquicentenário de Nascimento de Gastão Madeira também haverá atividades de cultura aeronáutica para crianças e jovens e exposição dos desenhos do pioneiro da navegação aérea, com os quais ilustrou sua teoria de voo, a partir de estudos a respeito do voo dos pássaros. Entre os feitos de Gastão estão estudos sobre o voo de aeróstatos, os projetos de um balão dirigível, do Aviplano e de um estabilizador automático de aeronaves, entre outras invenções patenteadas no Brasil, França e Estados Unidos.

Lançamento
O lançamento da obra ocorrerá dia 11 de março de 2019, segunda-feira, às 19h30, na Sala Gastão Madeira, sede do NINJA, no Colégio Dominique (Rua dos Gerânios, nº 10, Jardim Carolina, Ubatuba-SP).

Serviço
Livro: “Voando além do tempo: o pensar de Gastão Madeira”
Autor: Cesar Rodrigues
Edição: Instituto Salerno-Chieus
Páginas: 200
Preço: R$ 40,00
Pedidos: praialivros@gmail.com

sábado, 16 de fevereiro de 2019

COLONIA CENTRO AGRICOLA DA PICINGUABA .1887



Vejam isso sobre Picinguaba !!! Em 1887 ali havia a Colonia Centro Agrícola de Picinguaba, q pertencia a Firmino Joaquim Teixeira da Veiga. Naquele ano de 1887 ali já estavam 3 famílias de italianos, vindos da regiao da Lombardia…..e ele aguardava a chegada de mais 30 famílias. O documento está em PDF e não consegui transformar em foto para publicar aqui, mas reproduzo abaixo seu inteiro teor - é um pedido dele, Firmino, à Assembleia Provincial (hoje, Assembleia Legislativa) para que seja editada uma lei dispensando os seus colonos de irem até SP, na Hospedaria dos Imigrantes. 

HOJE A MEIA NOITE TERMINA O HORÁRIO DE VERÃO......



A meia noite deste sábado, dia 16 de Fevereiro terminará o horário de  Verão...........

CARNAVAL 1928

Carnaval em 1928, um ano depois teve a quebra da bolsa de Nova York, sera que teve festa???? 
Essa foto foi tirada onde hoje é o calçadão, nas proximidades onde hoje fica a base da PM.

ESCOLA DR. ESTEVES DA SILVA E SUA HISTORIA EM RESUMO...

Foto do Colégio Esteves da Silva.

O Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva foi criado por decreto de 1º de julho de 1896, e instalado, somente com a seção masculina, em 18  de julho do mesmo ano. O grupo começou a funcionar em edifício situado numa vasta chácara alugada pela Câmara Municipal. 

CASA DA FARINHA..FAZENDA DA CAIXA ...1920


Casa da farinha, reparem que o homem da esquerda esta armado.
Foto do inicio da década de 20 do século passado.

Século XIX. O açúcar e o álcool, imperavam na história brasileira. Ubatuba, a terra prometida, foi cúmplice deste marco sediando no coração da Mata Atlântica fazendas que exibiam em suas construções a riqueza da época. 

AVENIDA MARIA ALVES 1954


Bar Anchieta, 1954, onde hoje é a Padaria Santana, e ao fundo o Hotel Felippe, essa era a Av. Dona Maria Alves, reparem no fundo da foto a esquerda as palmeiras que circulam a praça da igreja matriz.

CASARÃO DO PORTO SEGUE COMO SIMBOLO MAIOR DA UBATUBA ANTIGA.


Com a decadência econômica de Ubatuba, iniciada com a construção das Ferrovias São Paulo Railway e a D. Pedro II, que praticamente relegaram ao abandono a antiga estrada imperial da Serra do Mar e o porto de Ubatuba, muitos casarões da elite local foram abandonados.

CORONEL ERNESTO DE OLIVEIRA





TERRA  TAMOIA..........CEL. ERNESTO DE OLIVEIRA
Gosto de sonhar e vou buscar no passado, ali por volta de 1936, o vulto nobre e esforçado de um ubatubense de verdade, Coronel Ernesto de Oliveira, inteligente e convincente no modo de tratar seus semelhantes, pois era Coletor Estadual na cidade, nas horas vagas advogava e quase sempre ganhava as causas de seus constituintes. Pai extremoso, trabalhava à luz de lampião, até altas horas da noite, para poder manter seus filhos estudando fora de Ubatuba. 

Bigode: o humilde e sua arte fantástica

Texto: Celso Teixeira Leite

Suas mãos não permitem mais esculpir e colocar na madeira a ideia que vai à cabeça. O glaucoma e o reumatismo não deixam, mas o cérebro continua ativo e a passar instruções aos filhos de como lidar com a madeira, a escolha, o corte, a conservação e o instrumento de trabalho. 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

MUSEU DO TENÓRIO

Texto inédito de LUIZ ERNESTO KAWALL


                   O Museu do Bairro do Tenório, que fundei em 1983, com o saudoso Praxedes Mário de Oliveira, procurou nestes anos resgatar a memória ubatubense, seja através dos festivais de viola, como através de seu acervo típico, com peças e objetos dos hábitos dos moradores dos bairros do Tenório, Acaraú e Itaguá. 

Livro e balão marcam 150 anos de Gastão Madeira

Gastão  Madeira


Entre as atividades de 2018, no Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), foi executado, pela primeira vez, o projeto de construção de um modelo em escala do balão dirigível concebido, em 1890, pelo ubatubense Gastão Madeira.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

IDALINA RECEBE OUTRO VISITANTE ILUSTRE ...O DR. JOAQUIM DE SYLOS CINTRA.1936.




Dr. Joaquim de Sylos Cintra ,   (Nascido em 1900 - falecido em 1980)Imagem do arquivo do Blog Ubatuibense
não faz parte da matéria abaixo compartilhada , assim como do Livro " Terra Tamoia" ,de Idalina Graça.Postada aqui só para ilustrar a referida matéria.

Numa certa ocasião, logo no início do funcionamento do novo prédio do fórum de Ubatuba, tive a oportunidade de ali realizar o primeiro júri na inauguração do plenário.

Antônio Rodrigues Miranda




Hoje, relendo folhas esquecidas em uma velha pasta, abençoo a hora em que conheci o mais generoso português que o Brasil abrigou em seu seio. Chama-se Antônio Rodrigues Miranda, casado com dona Maria Gabriela Rodovalho, filha do Vale do Paraíba, descendente da ilustre família do Barão da Pedra Negra, de Taubaté.

Jacob: a arte de mil maneiras

A dificuldade para conversar é grande, daí seu desespero. Imita instrumentos, lembra dobrados e outro gêneros, além de batidas na mesa para se comunicar, mas não desiste de contar sua história. A doença cobrou seu preço. Jacob, 75 anos, mais conhecido pela sua obra como artesão é na verdade um fanático por música desde a infância.