segunda-feira, 31 de outubro de 2016

FERIAS EM UBATUBA.....1933



Luiz Issa‎· foto
Peixe Mero .
A tradição do taubateano passar as féria em Ubatuba teve início há 80 anos, em 1 de maio de 1933. Foi nessa data que o industrial Felix Guisard fez a primeira excursão ao litoral norte. Era uma época sem rodovias ou asfalto. Para chegar lá, só abrindo trilhas, encarando a mata e esbarrando em animais mortos por onças. Uma verdadeira aventura. O trajeto durou mais de dez horas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

UM PATRIMONIO CAIÇARA..............

 

Se despedindo do nosso lugar (Arquivo Edson Silva)

Família do pescador Antônio Athanásio: Virgínia (esposa), Antônio Athanásio, Alzira “Santinha” (filha), João Barroso (sobrinho), Maria da Lapa (Maria Antônia dos Santos Rosa (tia do Antônio Athanásio). Agachados: Idir e Edson (filhos).

               Edson é um patrimônio caiçara! Alguém duvida?

           O seu pai  Athanásio, que hoje empresta o nome à rua onde se localiza o Projeto Tamar,  era proprietário da área do atual aeroporto, recebida como herança de Maria da Lapa. Em 1940,  o governo começou  a retirada das famílias que residiam na área para construir o Campo de Aviação, sob pretexto de emergência de guerra. Na foto de 1942, a Família Athanásio desmanchava a casa e posava para a última recordação do local, no jundu, onde nasceram todos.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

CONCEDIDO O DESPACHO DO REQUERIMENTO BANCÁRIOS SOBRE A CONCESSÃO DA CONSTRUÇÃO DA ESDTRADA DE FERRO UBATUBA - TAUBATÉ.....1895


1895 ..........Despachando requerimento dos Bancos de Crédito Móvel do Rio de Janeiro e do Banco Popular de Taubaté sobre concessão de privilégio para construção de estrada de ferro ligando Taubaté a Ubatuba o governo do Estado determina que aguardem os interessados decisão de pedido idêntico da Estrada de Ferro de São Paulo. (O Popular).

1897....DR. MANOEL FERRAZ DE CAMPOS SALLES PRESIDENTRE DO ESTADO DEVERÁ ASSINAR O DECRETO DE AAPPROVEITAMENTO DA ESTRADA DE FERRO.......






1897   Já pobre e com a saúde abalada, tanto se devotou à causa, regressa de São Paulo o c.el João Affonso Vieira, onde manteve entrevista com o Dr. Manoel Ferraz de Campos Salles, Presidente do Estado, que antes de deixar o governo deverá assinar decreto determinando o aproveitamento pela Estrada de Ferro São Sebastião – Sul de Minas do traçado de Ubatuba a Paraisópolis, passando por Taubaté.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

1887.....GOVERNO PAULISTA AUTORIZA A CONSTRUÇÃO DA FERROVIA UBATUBA - TAUBATÉ


Para Ubatuba e avante!

No final do século 19 o café entrava em declínio em toda a região. Neste período assume grande importância a cidade de Taubaté, com investimentos na indústria de transformação. Simboliza este período a criação da Companhia Taubaté Industrial (CTI), pelo empresário Félix Guisard, em 1894.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

GOVERNO DIVULGA AS RECEITAS ORÇAMENTARIAS DOS MUNICIPIOS DO LITORAL NORTE PARA 1932


Município – Receita orçamentária para 1932 / Gastos efetivos em 1932 / Saldo de 1931 / Despesa efetiva em 1932:

Caraguatatuba – 22:100$ / 22:466$ / 6:606$ / 15:842$
São Sebastião – 19.460$ / 18.718$ / 1:549$ / 19:136$
Ubatuba – 13.791$ / 12:229$ / 3:663$ / 14:232$
Vila Bela (Ilhabela) – 24:890$ / 18:377$ / 34$ / 17:12



JUSTO AROUCA LANÇA O LIVRO " UBATUBA : ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA....30/09/2012


Justo Arouca lança livro em Ubatuba


Justo Arouca lança livro “Ubatuba: Onde a Lua Nasce mais Bonita”

Justo Arouca dá autógrafos na Fundart de Ubatuba

 
O livro “Ubatuba: Onde a Lua Nasce mais Bonita – Crônica da Reconstrução”, de Justo Arouca, foi lançado em noite especial, no Sobradão do Porto, no último dia 13 de setembro, em Ubatuba. Justo Arouca é conhecido no Litoral Norte por sua acentuada participação na vida profissional, social, e esportiva de Ubatuba e Caraguatatuba.


RESQUÍCIOS DA ESTRADA DE FERRO UBATUBA - TAUBATÉ.........15/06/2012

....Resquicios da Estrada de Ferro Ubatuba - Taubaté..



Foto e texto de Luis Pavão - LUBA

Ano passado, após algumas pesquisas, eu e o Rafael Cabral encontramos no meio de uma mata fechada, um  pequeno trecho da Ferrovia Taubaté-Ubatuba, que teve sua construção iniciada em 1889 e nunca foi concluída... 


CAIÇARAS PEDEM A CONSTRUÇÃO DE UMA FERROVIA ENTRE UBATUBA E TAUBATÉ...1873




Em 1873, Joaquim Jose Madeira e Joaquim Victorino da Cunha (moradores de Ubatuba) pediram ao ministro da agricultura o privilégio para a construção de uma estrada de ferro que ligaria Ubatuba a Taubaté. A informação pode ser confirmada na ediçao do dia 02/07/1873 do jornal Diario do Rio de Janeiro.

FONTE............JORNAL DIARIO DO RIO DE JANEIRO

TAUBATÉ RESGATA A HISTÓRIA DA FERROVIA UBATUBA - TAUBATÉ............25/DEZ/2011


Guilherme Makowsky com Pedro Rubin em trecho da ferrovia. Foto: Rogério Marques

Parceria prevê documentário e cartilha sobre ferrovia nos mesmos moldes do Caminho do Ouro
Simone Gonçalves
Taubaté

 A partir de uma parceria para atividades e pesquisas culturais entre Taubaté e Ubatuba, a Câmara de Taubaté quer refazer o histórico de uma ferrovia de 1890.
O levantamento de informações sobre ela será a primeira ação desenvolvida no projeto de cooperação entre os municípios. Um convênio para selar a parceria será firmado em janeiro.
O trabalho será conduzido pelo Memorial da Câmara de Taubaté e contempla o levantamento histórico da ferrovia para a elaboração de documentário, material impresso, como cartilha ou guia, e divulgação em plataforma digital.

SEGUE A CONSTRUÇÃO DA CADEIA PUBLICA DE UBATUBA.......1901




Em 11 de  janeiro de 1901   O vigário de Ubatuba é o Rev.do P.e Vicente Serbídio; há ali em funcionamento o Club Dramático Ubatubense e um Atheneu com uma corporação musical. Nova cadeia está em construção. (Jornal de Taubaté).

O BENTINHO DO GUATURA .......POR RENATO TEIXEIRA

Por Renato Teixeira
Fui criança em Ubatuba, nos   anos cinqüenta. A cidade iado Aeroporto Gastão Madeira, um ubatubano que desenvolveu a bússola aérea, e que a meninada conhecia apenas como “Campo de Aviação”, até as duas pontes sobre o Rio Grande (ao lado da famosa “rampa” onde se comercializava o pescado e se comia o magnífico cuscuz do Gaiato) e o cais dos barquinhos de pesca que saíam em revoadas marítimas todas as manhãs, com seus motores a diesel pipocando sobre as ondas, em direção ao alto mar.

INAUGURADA A OBRA DA ESTRADA DE FERRO QUE LIGARA UBATUBA A TAUBATÉ...1890


Em  28 de Setembro de 1890  .  Com a batida da 1.ª estaca no lugar chamado Indaiá tem início em Ubatuba com discursos, foguetório, bandas de música, os trabalhos de construção da estrada de ferro que a ligará a Taubaté. Ver a obra “Ubatuba” do Dr. Félix Guisard.
(Jornal do Povo).


quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A MAIOR REBELIÃO DE PRESOS DA HISTÓRIA MUNDIAL - ILHA ANCHIETA



A Ilha Anchieta está localizada apenas à 600 metros do continente, e é uma das principais atrações de Ubatuba, antiga Ilha dos Porcos, é conhecida pela beleza de suas praias selvagens, trilhas, locais de mergulho e também pelas ruínas de um antigo presídio estadual.
Um pouco da História da Ilha Anchieta, o Presídio, Rebelião e Fatos
O primeiro “dono” desta Ilha que se tem notícia, foi o Cacique Cunhambebe, o mais poderoso chefe da Nação Tupinambá, sendo que um dos seus prisioneiros mais famosos, foi o alemão
Hans Staden, conhecido como o primeiro “turista” a visitar Ubatuba e descrever o dia a dia dos índios. Em torno deste cacique é que se articulou todo o trabalho do Padre José de Anchieta a fim de conseguir a paz entre os portugueses e os índios do litoral chamados de Tamoios (que quer dizer “os primeiros”), surgindo também daí a reunião indígena “Confederação dos Tamoios”.


terça-feira, 11 de outubro de 2016

1970.........ESQUINA RUA CONCEIÇÃO COM A RUA SALVADOR CORREIA .....ONDE HOJE É O PRAIA SHOPPING


1962.......CASARÃO DO PORTO


1946.....TURISTAS CURTEM UM DIA DE PRAIA NO PEREQUÊ AÇU


1933.......ARMANDO BOHN E O PRIMEIRO CARRO A CHEGAR EM UBATUBA

Armando Bohn e o primeiro carro da cidade (1925) | Foto: Edson da Silva.

1942.......VISTA DA BARRA DOS PESCADORES


1933.....O PRIMEIRO AUTOMÓVEL A DESCER A SERRA TAUBATÉ A UBATUBA ATOLA NO CAMINHO.....


1943.......BARRA DE PESCADORES