Lançado no dia 1º de dezembro de 2015 na Livraria Cultura da Avenida Paulista, o livro “O Litoral em Dois Tempos: uma viagem em torno do relatório da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo – de Santos a Ubatuba – 1915 – 2015″ entrou para o acervo da Biblioteca Municipal “O Ateneu Ubatubense”.
domingo, 24 de janeiro de 2016
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
AS RUINAS DA LAGOINHA -PARTE 2
AS RUÍNAS (II)
Ruínas nas Galhetas (Arquivo JRS) |
De vez em quando alguém entra em contato comigo para saber a respeito das ruínas no município de Ubatuba. De algumas delas eu já escrevi, dei a minha contribuição, mas sempre tem novidades para quem vasculha textos e escuta a prosa dos mais experientes. Hoje, a partir do documento de Félix Guisard Filho, está em questão a ruína da Tabatinga, que muita gente sequer imagina que possa existir. Acredito que este assunto ainda possa interessar a alguém. Espero!
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
A NOSSA TERRA ENCANTA MESMO!
Igaraçu na Justa (Arquivo JRS) |
Na história do Brasil, desde a chegada dos portugueses em 1500, são muitos os registros de viajantes de outras nações descrevendo as pessoas desta terra, as características naturais, os costumes, as técnicas etc. Em relação ao nosso território, o alemão Hans Staden, depois de alguns meses num sufoco, quase virando refeição dos tupinambás, voltou à sua terra e produziu o primeiro texto deste chão caiçara. Era o ano de 1556. Dele é a seguinte descrição, iniciando o capítulo vinte e seis, que corrobora o nosso tema: “A cerca de quatro milhas de Ubatuba vivia um francês. Tendo ouvido a novidade a meu respeito, foi até a aldeia e dirigiu-se à cabana que ficava em frente ao meu cativeiro”.
AS RUINAS DA LAGOINHA -PARTE 1
AS RUÍNAS
O tempo passa, mas muitas obras ou seus vestígios ficam. Mesmo estando em ruínas, elas constituem nosso patrimônio cultural e têm um potencial turístico que a maioria dos ubatubenses sequer consegue imaginar. Nesta semana, apreciando a fotografia do estimado Donizete Campos, eu resolvi escrever a respeito do local onde ele parece, ou seja, de braços abertos na lateral das ruínas da Fazenda Lagoinha.
Donizete em acolhida (Arquivo Donizete) |
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
POSSE DO PREFEITO JOSÉ FERNANDES............
Posse do prefeito José Fernandes (década de 50), ocorrida no prédio da atual Secretaria Municipal de Turismo. O mesmo é tio dos atuais proprietários da Casa Fernandes.
José Fernandes é filho do Capitão Felipe Fernandes, vereador que dá nome à rua comercial no Itaguá.
José Fernandes é filho do Capitão Felipe Fernandes, vereador que dá nome à rua comercial no Itaguá.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
Registro do passado e do presente
Vanessa Ratti
Especial para o Diário
Especial para o Diário
Ao passar por algum lugar depois de muito tempo é comum perceber as mudanças e transformações que ocorreram. Isso acontece porque a população cresce desordenadamente no Brasil, fazendo com que as áreas naturais de algumas regiões comecem a desaparecer depois que o homem interfere. Mas a mudança também pode ser positiva. As intervenções tecnológicas trouxeram a algumas cidades melhor qualidade.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
1906...........UBATUBA EM 06 DE JANEIRO DE 1906
Confira as notícias da Coluna “ Mala do Interior”, do Jornal “ Correio paulistano”, edição do dia 06 de Janeiro
de 1900, a qual apresenta as principais notícias ref. A Ubatuba –SP.
VAPOR NACIONAL GARCIA CHEGARÁ A UBATUBA...
Chegará amanhã, dia 07 de Janeiro, ao Porto de Ubatuba, o
vapor Nacional, o qual trará vários gêneros
consignados a diversos negociantes de do município.
SOLICITADO REPAROS NA CADEIA PUBLICA DE UBATUBA
Pedido ao Presidente do Estado de São Paulo a reforma da
Cadeia Pública , a qual se encontra em péssimas condições estruturais e ameaça
desabar. Foi pedido também que se faça um orçamento para a construção de uma
nova cadeia Publica em Ubatuba.
sábado, 2 de janeiro de 2016
Bem lembrado, José Ronaldo!
Texto de Nenê Veloso postado originalmente no site : www.ubaweb.com |
“O Guaruçá” está carente de relatos sobre coisas da nossa terra, e verdadeira, é isso que os leitores querem (eu suponho, né?), saber coisas da vida, do cotidiano da cultura caiçara sem mentiras. Sempre sou questionado nas ruas, por telefone ou e-mail, tem leitores querendo saber sobre matérias estritamente do passado, presente e futuro da cidade, e se os meus relatos vão continuar construindo o passado II-III-IV, os prefeitos de Ubatuba de 1948-2006, construindo o passado de 1964/2004. São fatos que aconteceram, e não posso mudar só para agradar essa meia dúzia que vive no anonimato da história relatando fatos que não aconteceram na cidade, só tapando o sol com a peneira não só de alguns políticos do passado, mas também pessoas que não contribuíram em nada para a cidade. |
Assinar:
Postagens (Atom)