Vanessa Ratti
Especial para o Diário
Especial para o Diário
Ao passar por algum lugar depois de muito tempo é comum perceber as mudanças e transformações que ocorreram. Isso acontece porque a população cresce desordenadamente no Brasil, fazendo com que as áreas naturais de algumas regiões comecem a desaparecer depois que o homem interfere. Mas a mudança também pode ser positiva. As intervenções tecnológicas trouxeram a algumas cidades melhor qualidade.
Esta é a realidade também de grande parte do litoral paulista. Conhecida pela beleza de suas praias, a região sofreu mudanças positivas e negativas com a ocupação do homem na região. O livro Litoral em Dois Tempos (editora Neotropica, 189 págs., R$ 80, em média) traz fotos e relatos feitos a partir do documento original da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, iniciado em 1915 entre as cidades de Santos a Ubatuba. O livro foi escrito por Alberto Martins e Glória Kok, e também contou com imagens de João Scarazzato e de João Luiz Musa. Eles refizeram o percurso da expedição entre 2013 e 2015.
O grupo começou com Santos e seguiu para o Guarujá, Bertioga, Alcatrazes, São Sebastião/Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilha Anchieta e por fim Camburi, região chamada de território caiçara. Falar sobre e retratar o litoral eram desejos de criança do fotógrafo responsável pelo projeto, João Musa. “Nós e nossas famílias sempre sonhamos em ter um apartamento em Santos, por isso quisemos tornar essa expedição um livro. É uma realidade mais próxima da nossa”, comenta
FONTE.......DIÁRIO DO GRANDE ABC
Nenhum comentário:
Postar um comentário