A foto mostra do lado esquerdo do índio nº 3, o Padre Anchieta, representado pelo aluno “Cuco”, à direita, o Padre Manoel da Nóbrega, representado pelo aluno Zé Rico. Os cincos índios confederados foram representados pelos alunos: nº 1 - Tanaka, nº 2 - Ademir Peres, nº 3 - Oswaldo, nº 4 - Sergio Antonio, nº 5 - Zé Roberto Cursino. (A foto é de propriedade do professor Zé Roberto, gentilmente cedida para ilustração dessa matéria.
Esta foto acima mostra a comemoração do IV Centenário da Paz de Iperoig, em 14 de setembro de 1963, representado pelos alunos do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, sob o comando da Mestra, “Madre Maria da Glória”, refere-se a encenação da “Confederação dos Tamoio” (Tamoio não é tribo, quer dizer Avô, o mais velho), reunião dos 5 chefes de tribos mais velhos, que originou o primeiro tratado de Paz das Américas, “Paz de Iperoig”. Foi um movimento de aliança dos 5 chefes mais velhos dos silvícolas das aldeias do litoral paulista até Rio de Janeiro, em prol da Paz.
Estes são os 5 chefes que estão representados no brasão de armas gravados no obelisco do largo da Matriz: O chefe Coaquira e Pindobuçú (Aldeia de Iperoig – hoje Ubatuba), O chefe Cunhambébe (Aldeia de Ubatuba – RJ.), O chefe Aimberé (Aldeia de Angra dos Reis), O chefe Araraí (Aldeia de Cabo Frio / restinga da Marambaia ).
IV Centenário da Paz de Iperoig (1563 - 1963) - Felix Guisard Filho
Texto extraído do site www.ubaweb.com
Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail parathecaliforniakid61@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário