A data de fundação de Ubatuba precisa realmente ser revista. , a data certa é : 09 de maio de 1563 , quando aqui foi celebrada a 1 ª Missa , e não 28 de outubro de 1637, uma data meremennte politica( texto este do autor deste blog).
Navegando pela internet, vi essa matérai interessante no sitewww.ubaweb.com.br, de Nene Veloso, confira...
Tendo em vista que ficou patente na carta de Anchieta, que a data de fundação de Ubatuba não é a que comemoramos, ou seja, 28 de outubro de 1637, e, sim a data da Aldeia de Iperoig elevada à categoria de Vila.
Por provisão de 28 de outubro de 1637, o Governador Geral do Rio de Janeiro, Salvador Correa de Sá e Benevides, determinou que a antiga ALDEIA DE IPEROIG, fosse elevada a categoria de Vila e, mudando o nome para VILA NOVA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ DO SALVADOR DE UBATUBA. E, em 13 de março de 1855 pela lei nº 5, foi elevada a categoria de cidade.
Vale esclarecer, que esta comemoração foi política, que determinou como data de fundação da cidade, 28 de outubro de 1637. O intendente na época era o farmacêutico Washington de Oliveira (Seu Filhinho), que sabia que não se tratava de data de fundação, e, sim de elevação da Aldeia de Iperoig a categoria de Vila. E, aceitou!
A cidade não pode continuar com essa farsa, em comemorar uma data de aniversário de fundação que não corresponde à verdade.
A data do descobrimento de São Paulo, Rio de Janeiro, São Vicente e outras, foram considerados a partir do dia em que foi celebrada a primeira missa, em Ubatuba, não podia ser diferente.
Segundo os historiadores, e a própria carta de Anchieta, a primeira missa foi celebrada aqui, em 09 de maio de 1563, portanto, Ubatuba já existia, esta seria a data a ser comemorada o aniversário de fundação da cidade de Ubatuba, estando hoje com 447 anos e não com 372.
Ubatuba só começou a aparecer oficialmente na história do Brasil em 1565, dois anos após esse tratado de Paz, quando ainda se chamava IPEROIG, ocasião em que Anchieta enviou a Diogo Laìnez, superior geral de Roma, uma carta com informações sobre os atritos entre nativos, franceses, portugueses e até mesmo contra tribos do mesmo grupo que se dividiram e, que terminou em 14 de setembro de 1563 com o tratado de paz com os silvícolas.
textos extraidos do site www.ubaweb.com
da Coluna do Sr. Nene Veloso
Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail parathecaliforniakid61@hotmail.com. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário