quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A data de fundação de Ubatuba tem que ser revista. ,

A data de fundação de Ubatuba precisa realmente  ser revista. , a data certa é : 09 de maio de 1563 , quando aqui foi celebrada a 1 ª Missa , e não 28 de outubro de 1637, uma data meremennte politica( texto este do autor deste blog).

Navegando pela internet, vi essa matérai interessante no sitewww.ubaweb.com.br, de Nene Veloso, confira...

A data de fundação de Ubatuba tem que ser revista. , 

Tendo em vista que ficou patente na carta de Anchieta, que a data de fundação de Ubatuba não é a que comemoramos, ou seja, 28 de outubro de 1637, e, sim a data da Aldeia de Iperoig elevada à categoria de Vila.
Por provisão de 28 de outubro de 1637, o Governador Geral do Rio de Janeiro, Salvador Correa de Sá e Benevides, determinou que a antiga ALDEIA DE IPEROIG, fosse elevada a categoria de Vila e, mudando o nome para VILA NOVA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ DO SALVADOR DE UBATUBA. E, em 13 de março de 1855 pela lei nº 5, foi elevada a categoria de cidade.



Vale esclarecer, que esta comemoração foi política, que determinou como data de fundação da cidade, 28 de outubro de 1637. O intendente na época era o farmacêutico Washington de Oliveira (Seu Filhinho), que sabia que não se tratava de data de fundação, e, sim de elevação da Aldeia de Iperoig a categoria de Vila. E, aceitou!
A cidade não pode continuar com essa farsa, em comemorar uma data de aniversário de fundação que não corresponde à verdade.
A data do descobrimento de São Paulo, Rio de Janeiro, São Vicente e outras, foram considerados a partir do dia em que foi celebrada a primeira missa, em Ubatuba, não podia ser diferente.
Segundo os historiadores, e a própria carta de Anchieta, a primeira missa foi celebrada aqui, em 09 de maio de 1563, portanto, Ubatuba já existia, esta seria a data a ser comemorada o aniversário de fundação da cidade de Ubatuba, estando hoje com 447 anos e não com 372.
Ubatuba só começou a aparecer oficialmente na história do Brasil em 1565, dois anos após esse tratado de Paz, quando ainda se chamava IPEROIG, ocasião em que Anchieta enviou a Diogo Laìnez, superior geral de Roma, uma carta com informações sobre os atritos entre nativos, franceses, portugueses e até mesmo contra tribos do mesmo grupo que se dividiram e, que terminou em 14 de setembro de 1563 com o tratado de paz com os silvícolas.


textos extraidos do site www.ubaweb.com

da Coluna do Sr. Nene Veloso
Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail parathecaliforniakid61@hotmail.com.




Nenhum comentário: