quinta-feira, 30 de setembro de 2010

GRANDES UBATUBENSES......Orlando Carneiro



Orlando Carneiro , In memoriam, ex-militar , exemplo de homem, um grande ubatubense, o qual amava Ubatuba...Foto / Arquivo de  Odaury Carneiro ( data  elocal da foto ignorada.

ANTIGOS SURFISTAS.....Eis uma galera q. adorava pegar onda...


da direita para esquerda , marino jacob,odesmar,joca,corelho,singualo.dany damota e ....Data desconhecida - Arquivo de Odaury Carneiro 100% caiçara...

ASSIM ERA UBATUBA.....Tubão, Tio CIRO, Capão e Atletas no Estadip Municipal


Inicio da construção do TUBÃO, na sequencia Tio CIRO, foto abaixo Capão, jogador da JOAL e atletas no Estadio P.Açu - Arquivo Odaury Carneiro 100% caiçara...

ASSIM ERA UBATUBA............PADARIA POPULAR...


Foto fornecida por Odesmar carneiro , 100% caiçara, predio da Padaria POPULAR, do Sr. Maciel, na equina da Maria Alves com a Esquina das Modas Sport Wear ( Praça Nobrega).

ASSIM ERA UBATUBA............HOTEL FELIPE


Antigo Hotel felipe localizava -se defronte o Supermercado Paulista , rua Maria Alves - Centro - data desconhecida, foto fornecida por Odauri Carneiro , 100% Caiçara...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

2003...............Turismo internacional começa a ser trabalhado no final do ano

A secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba firmou parceria com a operadora Claudia Lopez Representações Turísticas para realizar em dezembro a primeira ação profissional de marketing na Argentina. No começo do próximo ano, o secretário Sérgio Carvalho quer ampliar as ações para atrair os públicos do Chile e do Uruguai. As cidades do Litoral Paulista, Guarujá, Bertioga, São Sebastião e Ilha Bela, e do Litoral Sul do Rio de Janeiro, Parati e Angra dos Reis, estarão prospectando juntas com Ubatuba nesta primeira ação, que será desenvolvida nas cinco principais cidades emissoras de passageiros da Argentina para o exterior.


2003....Grupo de MG assume ônibus em Ubatuba

Ubatuba - 01/08/2003....A empresa mineira São Cristóvão Transporte Ltda. venceu a concorrência pública para operar o transporte coletivo em Ubatuba. A companhia ganhou a concessão por 10 anos e passa a atuar a partir do dia 29 de outubro, substituindo a Costamar, atual responsável pelo serviço.
Em janeiro, a prefeitura abriu licitação que teve ainda a participação das empresas Auto Viação São Sebastião, Novo Milênio Turismo, de Lagoas de Freitas (BA) e Viação Bertioga.


2006 ......Ubatuba abre Campanha Verão Limpo 2006 no Litoral Norte

Ubatuba será a primeira cidade do Litoral Norte a receber a Campanha Verão Limpo 2006, da Cetesb. A abertura da Campanha acontecerá nesta sexta-feira, dia 13, às 10:30 horas, na praia do Perequê-Açú, em frente ao terminal, com a presença do presidente da CETESB, Rubens Lara e do prefeito de Ubatuba, Eduardo César.
A operação permanece no município até domingo, dia 15, com uma tenda armada na areia da praia, onde serão desenvolvidas diversas atividades de caráter educativo, recreativo e cultural, das 11 às 18 horas. O objetivo da campanha é conscientizar os turistas para a importância de se manter as praias limpas, estimular a economia de água, o uso adequado dos recursos naturais e informar sobre como combater o mosquito da dengue.


2006.......Taquaral e Perequê-Açú fazem mutirão contra a dengue

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras e a comunidade realizarão, na próxima semana, de 16 a 21 de janeiro, um mutirão contra a dengue nos bairros Taquaral e Perequê-Açú. Dois caminhões passarão em todas as ruas dos dois bairros, recolhendo sucatas e móveis que são possíveis criadouros do mosquito da dengue. O objetivo dessa ação é eliminar o máximo de criadouros possível para diminuir a incidência do mosquito na cidade.
Os agentes do Programa de Saúde da Família já estão orientando a população e preparando o mutirão. Os próprios moradores deverão retirar os móveis velhos, pneus e objetos que podem armazenar água e colocá-los na rua para serem recolhidos.


MDU É ONG PIONEIRA EM UBATUBA

A Organização Não-Governamental MDU (Movimento Pela Vida e Pela Paz de Defesa de Ubatuba) foi fundada em 1981 e é a pioneira de Ubatuba. O movimento se institucionalizou dois anos depois e, desde então, estabeleceu uma trajetória de conquistas fiscalizando e atuando na área de políticas públicas.

A origem da ONG deu-se quando a Avibras tentou montar uma fábrica de armamentos no município. A comunidade se organizou e conseguiu impedir que a instalação da indústria bélica. Da necessidade iminente, surgiu a consciência de que a força da união era importante para defender os interesses da comunidade.

domingo, 19 de setembro de 2010

FALA CAIÇARA....Peres e Lázaro, suas histórias se confundem

Estava marcada a entrevista com Antonio Peres para a segunda quinzena de julho. Apesar da enorme simpatia e nenhuma resistência em receber a gente para conversar, o velho Peres alegou motivos de força maior para ausentar-se e foi embora, atendendo pedido do Criador. A entrevista foi cancelada.


Rebusquei meus arquivos e achei um texto publicado em dezembro de 2005, com informações do ilustre morador da praia do Lázaro, aos 95 anos de idade. “Isso aqui era como uma aldeia indígena, longe de tudo. Ninguém entrava nem saía. Por que não estudei? Naquele tempo não tinha escola no bairro. A gente ia do bairro até a cidade a pé, as crianças morriam de ataque de bicho (verminose) e os mortos eram carregados na rede até o cemitério do centro”, diz.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

UBATUBA 2001 .......Sertão da Quina 0x2.Chuva de gols na 1ª rodada da LUF


Neste último domingo, dia 27, começaram os campeonatos promovidos pela Liga Ubatubense de Futebol (LUF), nas seguintes categorias, e chove 63 gols em toda a rodada.

1ª Divisão
Destaques: Itaguá e Clayton “Pezão”
Na 1ª divisão foram sagradas quatro partidas e os destaques desta rodada foram o E.C.Itaguá que goleou o Desportivo Caiçara por 5 x 3 fazendo o artilheiro da rodada, Willian Banana. Jogando um futebol ofensivo, buscando sempre o gol, a equipe comandada por Ednelson Prado demonstrou que não foi sorte ter ganho o torneio Início e que vem para disputar o título de 2001. Jogando no Horto, o U.D. Perequê-Açu enfrentou o C.A. Ipiranguinha e segurou a equipe do bairro mais populoso da cidade. O destaque foi Clayton Pezão que jogou o primeiro tempo no gol e fechou a meta fazendo grandes defesas e no segundo tempo foi o herói da partida ao marcar o gol de empate já nos descontos.



UBATUBA 2001....SANTA CASA RECEBE TITULO DA UNICEF...



A Santa Casa de Ubatuba vai receber do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e da OMS (Organização Mundial de Saúde) o título de “Hospital Amigo da Criança”.
Este título outorgado à Santa Casa resulta do trabalho desenvolvido e dos resultados obtidos em prol do aleitamento materno, conforme constatado em avaliação global.
Em data a ser marcada pela diretoria da entidade, a sociedade local será convidada para prestigiar a entrega do título ao provedor, Sr. Jurandiau Lovizaro.

UBATUBA 2001....Prefeitura executa melhorias na avenida Iperoig



A secretaria de Arquitetura e Urbanismo está executando reformas no entroncamento entre a avenida Iperoig e a rua Baltazar Fortes, próximo a Feira Hippie. Foram retiradas as guias e pavimentos antigos e houve a colocação de novos alinhamentos de guias e sarjetas no local.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

IDALINA GRAÇA, A SOLITARIA DE IPEROIG ...




A Solitária de Iperoig - pseudônimo de Idalina do Amaral Graça - foi, indiscutivelmente, uma das personagens mais notáveis e marcantes na vida de Ubatuba.

Nascida em Ilhabela - quando o Litoral Norte se debatia na mais angustiosa crise de decadência -, órfã, ainda na infância, enfrentando no seio da família sérios problemas de sobrevivência, sem meios de freqüentar a escola primária, na qual não conseguiu ao menos dois anos de comparecimento, a ela só cabia seguir o exemplo dos jovens caiçaras daquele tempo: emigrar. Ir para Santos onde facilmente encontraria mercado de trabalho e, conseqüentemente, sorriam promessas de dias mais tranqüilos, mais felizes.

RODOVIA OSWALDO CRUZ ( UBATUBA - TAUBATÉ) OU SP - L15



Rodovia Oswaldo Cruz
(nome oficial, Lei 972-76)
"Taubaté-Ubatuba"
Extensão91 km (56 mi)
Inauguração19 de Abril de 1976
TipoPista simples

 Via SP-125 é uma rodovia paulista, é também denominada Rodovia Oswaldo Cruz. A via interliga as cidades entre Taubaté, no Vale do Paraíba, e Ubatuba, no litoral norte paulista. Seus noventa e um quilômetros estão sob concessão doDepartamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).
No tempo do Brasil Colonial serviu como parte de um desvio da antiga Estrada Real, atual Via SP-171. Até hoje serve também como caminho alternativo doVale do Paraíba para Paraty.

ESPECIAL LIVRO " UBATUBA,E SPAÇO,MEMORIA E CULTURA " -8 ª PARTE



Segue agora a 8ª Parte  do ESPECIAL  LIVRO " Ubatuba ,e spaço, memória e cultura ", lançado em 2005 , em Ubatuba-SP, é um presente dop BLOG UBATUBENSE para vc que deseja conhecer a verdadeira história de Ubatuba, a Pérola do Litoral Norte Paulista. Próxima atualização dia 21 de setembro, seguindo o INTINERÁRIO DO OLHAR, tema  ILHA ANCHIETA  e TONINHAS...Até lá e boa leitura...

  1. DOMINGAS DIAS

Localização

A praia Domingas Dias localiza-se aproximadamente a 16 quilômetros ao sul do centro de Ubatuba, entre as praias do Lázaro e Barra/Dura, no loteamento denominado Pedra Verde.

Acesso

O acesso à praia Domingas Dias pode ser feito pela estrada de terra cuja entrada é pelo condomínio residencial Domingas Dias ou a pé, pela praia do Lázaro. O meio mais prático de chegar a essa praia são os ônibus da empresa Cidade de Ubatuba, com várias opções de linha para o sul do município.

A PAZ DE IPEROIG - A história do 1 º Tratado de Paz das Américas realizado em Ubatuba


O TEXTO QUE VOCÊ IRÁ LER AS EGUIR FOI EXTRAIDO NA INTEGRA DO LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA ", EDITADO EM 2005, ESCRITO POR JORGE OTAVIO FONSECA E  JUAN DROUGUETT
Trata-se de um documentário sobre a história da cidade de Ubatuba -SP, desde sua pré história até 2005, o livro retrata de forma fiel a história de ubatuba e neste caso a PAZ DE IPEROIG, também conhecida como CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIO...

A PAZ DE IPEROIG – Logo no início deste capítulo, fizemos referência à intervenção jesuíta no processo de colonização portuguesa. Os padres haviam chegado de barco a Iperoig, em companhia de José Adorno. Na chegada foram rodeados “de canoas” e deram de cara com Coaquira e Pindabuçu. Encabeçando a expedição, ergue-se Anchieta que foi, em seguida, reconhecido junto com Nóbrega pelos chefes índios. A imagem destes dois jesuítas inspirava para eles respeito e consideração. Nessa ocasião, as palavras de Anchieta foram revestidas em um discurso afável, dizendo que ambos sacerdotes não partilhavam dos mesmos sentimentos dos portugueses que matavam e escravizavam os índios, os lembrou daquilo que ele já tinha feito em favor das aldeias: educar crianças, tratar doentes, consolar velhos e defender os fracos contra os opressores (Torres, 2000:65).

ILHA ANCHIETA E SUA HISTÓRIA....




Ilha Ancheita
A ilha com 828 hectares traz em seu passado marcas da história que contribuiu para a formação de nosso país. Por volta do século XVI (1550), a ilha era habitada pelos tamoios (primeiros da terra), os índios tupinambás, liderados pelo famoso cacique Cunhambebe, responsável pela “Paz de Iperoig”. Nesta época, a ilha chamava-se Tapira ou Tapera (lugar calmo). Futuramente, veio a denominar-se Ilha dos Porcos.
No decorrer de alguns séculos, nela aportaram portugueses, ingleses, franceses, holandeses, escravos e até virou “Freguesia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos”, em 1885. Na lavoura plantavam-se café, cana, feijão, milho, mandioca e outros produtos. 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ASSIM ERA UBATUBA...Inauguração do Obelisco -Praça da Matriz 1937



Foto da  Praça da Matriz, o ano 1937, há 73 anos atrás, nela aparecem o publico caiçara, politicos da época, em evento , o qual comemora os 300 anos de Emancipação de Ubatuba, assim era Ubatuba, ao fundo a praia do Cruzeiro, na época conhecida como praia de Iperoig......

ASSIM ERA UBATUBA....Inauguração do Obelisco _Praça da Matriz 1937


Neste foto , temos a inauguração do Obelisco na Praça da Matriz, ano 1937, era em comemoração aos 300 anos de Emancipação Politico e Administrativa de Ubatuba, a qual foi fundada em 28d e Outubro de 19967.Assim era Ubatuba

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ASSIM ERA UBATUBA....IGREJA DA MATRIZ - 1888

Do Arquivo de Wladimir Pizza, a Praça da Matriz, 1888, ou extamente há    122 anos atrás, na foto aparecem os soldados do Exercito da Republica, acampados  em Ubatuba, fazendo exercicioc militares, por ser uma foto bem antiga, cópia da original, a mesma não apresenta boa resolução, esta foto reabre a SEÇÃO  ASSIM ERA UBATUBA, eu sempre estarei postando fotos antigas de Ubatuba, para q. vc amigo internauta possa ver como era Ubatuba há anos atrás....

GRANDES UBATUBENSES......SEU FILHINHO, 100% UBATUBENSE

Na foto Seu Filhinho  e sua esposa Lucila Passos de Oliveira (Dna Mocinha)



Washington de Oliveira, homem dedicado à comunidade de Ubatuba, aplicado nas suas várias formas de atuação profissional. Nascido aos 30 dias do mês de março do ano de 1906, foi casado com Dona Lucila Passos de Oliveira (Dona Mocinha), e nos anos de casamento nasceram suas únicos filhos Maria Aparecida, Lucilla Anita e Washington de Oliveira Filho. A descendência de Filhinho é quase toda de nativos, a não ser pelo seu bisavô materno, um dos muitos franceses que aqui chegaram, o armador e navegante Jean Marie Giraud.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Iperoig - literaticies da paulicéia


Acabei de ler o livro Iperoig, do escritor paulista Leão Machado, que o Julinho Mendes me emprestou. A Iperoig de que trata o livro é a Ubatuba de 1945.

ISTO É UBATUBA...Picinguaba - Dados históricos

A historiadora Julita Scarano, atendendo a solicitação do Diretor Técnico do CONDEPHAAT, apresenta às folhas numeradas de 110 a 118 do Processo de Tombamento dos aglomerados urbanos de Bonete, Picinguaba e Icapara (1976), os seguintes dados históricos:
...
"Anos atrás, descrevendo as habitações caiçaras, Léia Quintière assinalou que elas tem frente geralmente voltada para o mar ou para os caminhos utilizados pelas mulheres para buscar a água que brota além dos mangues. Eram feitas de pau-a-pique, com telhados de duas águas cobertos de sapé ou de folhagem, chão de terra batida, poucas janelas e com parede central separando um ou dois compartimentos. Os objetos de uso e aqueles necessários à pesca eram guardados em comum e quanto à cozinha dessas casas, ela se localizava ao fundo da habitação ou em puxado lateral, também de duas águas.


FALA CAIÇARA EDUARDO ......Velhos Caiçaras

                                                 
Imagem de arquivo do Blog Ubatubense, usada aqui para ilustrar a matéria 



"... pois são sempre aqueles poucos que buscam Deus que funcionam como o sal da sociedade" (Seyed Hossein Nasr)
Milan Kundera diz que: ..."Dom Quixote saiu de sua casa e não teve mais condições de reconhecer o mundo. Este, na ausência do Juiz supremo, surgiu subitamente numa terrível ambigüidade: a única Verdade divina se decompôs em centenas de verdades relativas que os homens dividiram entre si. Assim, o mundo dos Tempos Modernos nasceu..." (A Arte do Romance, Edit. Nova Fronteira)


FALA CAIÇARA DEUSDITH B. VELLOSO.....Pensando a nossa história




Deusdith Velloso

Em artigos anteriores, tenho falado em qualidade da educação, porém hoje, vou relacionar fatos com os artigos do colunista Nenê Velloso. ”Construindo o passado III” – 1 e 2. Observem o tempo e o processo educacional na história recente da humanidade. Nos anos 80, século XX começa a aparecer os estudos de Emilia Ferreiro. Grande educadora, todos envolvidos em conhecer os seus trabalhos. Havia uma quantidade de cursos para que os professores, principalmente os alfabetizadores conhecessem e estudassem Emilia Ferreiro.


VALE A PENA REVER DE NOVO.....TUPÃ, O PRINCIPAL DEUS DOS INDIGENAS

Eis  a matéria mais visitada no BLOG UBATUBENSE, PUBLICADA PUBLICADA NO MESMO EM  EM 2007. A MATÉRIA TUPÃ, O PRINCIPAL DEUS DOS INDIGENAS  
foi copilada do LIVRO "  UBATUBA, espaço, memória e cultura ".............Republico ela novamente , pois VALE A PENA REVER DE NOVO....




FALA CAIÇARA NENE VELOSO...Telha francesa: esta aqui é original!

Em 28 de junho de 2008, em homenagem aos “Filhos da Ilha”, apresentei um exemplar de uma pedra de sapólio usada pelos presidiários da Ilha Anchieta para lustrar os utensílios da cozinha. Hoje, estou apresentando outra relíquia, um exemplar da autêntica telha francesa.
No Brasil, a telha francesa foi fabricada pelas cerâmicas: Paulo Becker – São José dos Campos – SP; Irmãos Quirino - Caçapava – SP; São Judas Tadeu – Itu – SP; Santa Virgínia – Barra Bonita – SP; Lopes e Cia. Ltda. – Conchas - SP e outras que cobriram a maioria dos telhados dos lares brasileiros, principalmente em Ubatuba e as demais cidades do litoral paulista e Vale do Paraíba, que estão aí até hoje, por testemunho.


FALA CAIÇARA JULINHO MENDES...A jaca de dona Hedwig

A jaca é ainda a fruta que ela mais gosta. Experimentou pela primeira vez em 1919, aos nove anos de idade, quando chegou ao Brasil.
Era uma fruta que nunca tinha visto, achava muito estranha, parecia bucho de boi: toda deformada, cheia de ondulações e totalmente espinhosa. Achava engraçado o fato de seus lábios grudarem com a cica da jaca. Sempre foi sua fruta preferida... Aprendeu fazer os mais diversos doces com os favos da jaca: fazia bolos, tortas, caldas, pavês, sucos e vitaminas. As castanhas natalinas eram substituídas pelos caroços da jaca, que depois de lambuzado na banha de porco e sal eram torrados na chapa do fogão de lenha.

ESPECIAL LIVRO " UBATUBA,E SPAÇO,MEMORIA E CULTURA " -8 ª PARTE




Acompanhe agora a 7 ª Parte do ESPECIAL - LIVRO " Ubatuba, espaço, memória e cultura ", o qual conta a historia real de Ubatuba, desde sua pré historia até os idos de 2005 . Confira na SEÇÃO  ESPECIAL UBATUBA.... as matérias anteriores sobre este ESPÉCIAL...Venha junto , vamos viajar no TUNEL DO TEMPO e conhecer a história de Ubatuba.....Proxíma atualização 13 de setembro , destacando o INTINERARIO DO OLHAR......Praia  de Domingas Dias...