terça-feira, 29 de outubro de 2024

FUNDART UBATUBA INFORMA : VÍDEOS ENSINAM PASSOA A PASSO DE ARTESANATO TRADICIONAL NO CANAL CAPIÁ




Quer aprender técnicas tradicionais de artesanato diretamente dos mestres e mestras de Ubatuba? Os vídeos das oficinas de “Transmissão de Saberes e Fazeres Artesanais”, promovidas pelo Instituto Capiá, já estão disponíveis no YouTube da organização.


As gravações documentam mestres e mestras das comunidades da cidade ensinando técnicas tradicionais, com o objetivo de preservar esses conhecimentos e promover sua continuidade.
Acesse agora o acervo com mais de 25 vídeos das oficinas promovidas pelo Instituto Capiá, 📲 escaneie o QR Code do post e mergulhe nesse universo de saberes culturais!

Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos


 

                                           

Imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos ,pronta para a procissão que realiza levando a Santa até antes havia igreja do Rosário dos Homens Pretos ,isto porque dantes os pretos não podiam frequentar a matriz ( dos brancos)...com a libertação a igreja foi quase esquecida queimada por intenção ou por um raio. No início do século passado tudo que restou dela foi levado para término da igreja matriz onde preto não entrava. Só lembrando essa parte da história da nossa cidade que poucos sabem e contam.

Ana Maria Fernandes 28/1024
Via facebook

domingo, 27 de outubro de 2024

EM UBATUBA DE 63 PRAIAS NASCEU A PAZ DE IPEROIG

 


BELEZA DAS PRAIAS É A FORÇA DE UBATUBA - Ano 1970

 


Autorizada a reconstrução da ponte sobre o rio da Barra da Lagoa ( Tavares) no Itaguá - Ano 1900

 


SERÃO RECEBIDAS E ABERTAS AS PROPOSTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CADEIA DE UBATUBA SP - Ano 1900

 

Antiga casa caiçara....

 

Pau a pique, Taipa de mão ou Barreada.
Nas praias ou nos Sertões eram as moradas de nossa gente.
O fogão a lenha era muito importante nessa época, pois além de preparar a comida, dava vida a casa, pois o calor emitido ajudava a manter as paredes secas, e casa em pé.
Em alguns lugares, diluia-se o barro branco, e passava nas paredes para dar um caprixo na morada.

Charles Medeiros
via facebook

Nesta segunda feira teremos o Boi de Conhas

 


Neste 2024, completam-se 21 anos desde que o Boi de Conchas começou a alegrar Ubatuba, em 2003 (foto). Venha comemorar a “maioridade” do Ratambufe!

A concentração começa 15h do dia 28 de outubro na Praça da Matriz, e parte às 16h em cortejo rumo ao pé da amendoeira da Praia do Cruzeiro, Avenida Iperoig.

Aboiô! Boi encantado vai pro mar.


Julio Cesar Mendes  via facebook

Concurso Literário 2024 recebe mais de 100 inscrições



A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) registrou 117 inscrições para o Concurso Literário de 2024, provenientes de diversos participantes, incluindo escolas particulares, municipais e estaduais (inscrições coletivas, com várias obras), além de individuais.

sábado, 26 de outubro de 2024

CAIÇARAS

 

A famosa Revista O Cruzeiro circulou de 1928 a 1975.
E Ubatuba foi destaque em uma de suas edições.
A comunidade Caiçara da Picinguaba aqui representada com louvor.
Fica aqui um desafio.
Você conhece esses personagens?
Vale um café.
Charles Medeiros via facebook


Minha mãe Eleusa e meu bisavô in memoriam.
Na época a equipe de reportagem estava fazendo uma matéria sobre o estilo de vida caiçara dos moradores do litoral do estado de SP.
Quando a equipe de reportagem chegou na Vila de Picinguaba ficaram encantados com beleza da minha mãe na época com 15 anos pediram para tirar uma foto dela.
Os famíliares sem conhecer as tecnologias da época só autorizaram que foto fosse tirada se o avô da minha mãe tirasse a foto junto com ela.
Relato da minha mãe feito a mim .

Junior Feijó - pagina de Charles Medeiros  via facebook

SÃO SEBASTIÃO - UBATUBA FICARÁ PRONTA ATÉ 1971

 


PROVA " CIDADE DE UBATUBA " É SUCESSO - Ano 1970

 


A TERRA DOS TAMOIOS

 


TENTAM SALVAR O PESQUEIRO QUE AFUNDOU SABADO EM UBATUBA - Ano 1967

 


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Fundart abre credenciamento para grupos se apresentarem no mês da Consciência Negra


A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba lançou nesta segunda-feira (21) o edital de credenciamento para grupos musicais e culturais que desejam integrar a programação do evento Negro de Todas as Cores, em comemoração ao mês da Consciência Negra. As apresentações ocorrerão nos Quilombos da Fazenda e Caçandoca, além da região central da cidade, durante o mês de novembro.

sábado, 19 de outubro de 2024

Judith Cabral dos Santos

 



Nascida em 09 de Maio de 1916, no bairro do Perequê-Mirim, Dona Judith foi uma mulher que, para a época em que viveu, quando as mulheres eram menos arrojadas, se destacou com sua garra e seu trabalho, lado a lado com o marido, contribuindo inclusive para o desenvolvimento de Ubatuba. Judith casou-se em 1936 com Benedito Henrique dos Santos, que era viúvo com quatro filhos, e os adotou com amor materno. 

Exposição “Arte Para Todos” começa dia 5 de novembro no Teatro Municipal

 


A exposição das oficinas do projeto Arte Para Todos terá início no dia 5 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, em Ubatuba. As obras ficarão expostas na Sala Tia Helô, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e durante os finais de semana nos horários dos espetáculos. A entrada é gratuita.



Inicialmente prevista para começar em 1º de novembro, a abertura da exposição foi adiada para o dia 5. A mostra, que seguirá até o dia 30 de novembro, apresentará trabalhos das oficinas de desenho artístico e grafite, fibras naturais, pintura livre, tecelagem, modelagem em argila, pintura em tela e fotografia digital.

Apresentações de encerramento das oficinas

As apresentações de final de ano das demais oficinas do Arte Para Todos também ocorrerão em novembro no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, com entrada franca, basta retirar os ingressos antecipadamente no site megabilheteria.com. Na ocasião, o público pode doar de maneira voluntária 1 kg de alimento, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. Confira a programação:

  • 01/11, às 18h – Oficina de Piano
  • 02/11, às 19h – Oficina de Jazz
  • 03/11, às 19h – Oficina de Dança do Ventre
  • 04/11, às 19h – Oficina de Dança Afro
  • 04/11, às 20h30 – Oficina de Capoeira
  • 06/11, às 19h – Oficina de Violão (Escola Municipal Renata Castilho)
  • 07/11, às 18h – Oficina de Violão Iniciação Musical
  • 07/11, às 19h – Oficina de Violão Erudito
  • 07/11, às 20h – Oficina de Cavaquinho

Sobre o projeto

O projeto Arte Para Todos faz parte da programação cultural da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), que oferece oficinas desde 1987. Oficializado em 2005, a iniciativa disponibiliza atualmente 19 oficinas para diferentes faixas etárias e grupos sociais e étnicos, com aulas que incluem dança, capoeira, violão, piano, teatro, etc. Em 2023, cerca de 1.200 pessoas participaram das oficinas.



FONTE  :    FUNDART UBATUBA 

PAZ DE IPEROIG - Ano 1565

 

Paz de Iperoig:
"AO GERAL DIOGO LAINEZ, DE SÃO VICENTE, JANEIRO DE 1565
Movido pois com tantas e tão justas causas, e confiando em a virtude de Nosso Senhor Jesus Cristo, que das pedras duras tira abundantes rios d'água, empreendeu este caminho, determinado de se partir em dois navios bem aparelhados á terra dos contrários, e depois de renovados os votos á primeira oitava da Páscoa do ano passado de 1563 nos partimos antes que os navios, e eu indo-os esperar a uma fortaleza daqui a quatro léguas chamada Beriguioca, em uma canoa, onde logo começámos a experimentar a doçura da Divina Misericórdia e Providência, á qual totalmente nos havíamos entregado e foi que, havendo nós outros chegado á terra, e desembarcado, veiu tã o grande tempestade de vento ec huva, que se nos tomara em mar, como a canoa era pequena, teríamos grande perigo de nos perder, a salvo conduziu-nos; bendito seja o Senhor doador de todo bem.

GOVERNADOR É CIDADÃO HONORÁRIO DE UBATUBA - Ano 1969

 


sexta-feira, 18 de outubro de 2024

UBATUBA HOMENAGEIA PAI DE ABREU SODRÉ - Ano 1969

 


NOVA ADMINISTRAÇÃO PARA UBATUBA - Ano 1968

 


THEREZA DOS SANTOS

 

                                           


Thereza dos Santos foi uma pessoa simples da comunidade do Sertão da Quina. Sua simplicidade não diminui sua importância para a comunidade local. De família humilde mas que valorizava o conhecimento e a aprendizagem aprendeu ler, deficiente física e autodidata, aprendeu corte costura, artesanato caiçara, primeiros socorros e atendimento de enfermagem, ensinava musica e catequese, mas também contribuiu ativamente nos afazeres sociais ensinando de gratuitamente tudo que sabia a juventude local. No início de maneira gratuita, mas em dado momento foi contratada pela ASEL ( Ação Social Estrela do Litoral) de fins confessional para lecionar formalmente para os jovens da comunidade, preparando-os para a vida adulta, nos aspectos do trabalho, cuidados domésticos e da saúde, e profissões simples da época, como a costura e o artesanato. era uma mulher pequena em estatura, causada por sua deficiência física, mas gigante na gentileza, solidariedade e caridade. Veio a falecer em 1995 devido a insuficiência respiratória e cardíaca, em decorrência a sua condição física, uma espécie de nanismo não diagnosticada formalmente. Mas é lembrada pela comunidade com muito carinho, como a primeira professora que muitos adultos de hoje tiveram e não raro, se referem a ela como Tia Thereza.

Thereza dos Santos  é patrona de uma escola em Ubatuba SP, a qual recebeu o seu nome  , endereço : ENDEREÇO: RUA MANOEL GASPAR DOS SANTOS, 93 SERTÃO DA QUINA



PREFEITURA  DE  UBATUBA  SP

PROFESSORA MARIA ALICE LEITE DA SILVA

 



MARIA ALICE LEITE DA SILVA, nasceu no dia 10 de janeiro de 1969, em Sorocaba – SP, filha de Getúlio José Martins e Dalva Luzia Leite da Silva. Formou-se no magistério em 1986, na E.E. Capitão Deolindo de Oliveira. Iniciou sua carreira profissional na Prefeitura de Ubatuba em 1988, onde foi professora pioneira das classes especiais da EMEI Prof.ª Dinorah Pereira de Souza. Em 1990 formou-se em Jornalismo na UNITAU, abdicando-se da profissão para se dedicar totalmente ao cargo de Professora de Educação Infantil e aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Foi pioneira ainda com outras colegas de profissão na APAE de Ubatuba, não medindo esforços em aprimorar seus conhecimentos, participando constantemente de cursos palestras e congressos. Faleceu em 07 de agosto de 1997 em decorrência de complicações pulmonares. Esta sepultada em Ubatuba no cemitério Santa Cruz


Ela é patrona em Ubatuba SP de uma escola , a qual leva o seu nome .

NOME DA ESCOLA: EMEI PROFª.  MARIA ALICE LEITE DA SILVA
ENDEREÇO: RUA FERNANDO ALONSO, 237 – PEREQUÊ AÇÚ

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Dona Vanja. A anciã que cortava o vento.

 

Dona Vanja. A anciã que cortava o vento.



Certa vez, caminhava eu pela rua Maria Alves em direção à Matriz, quando ao passar pela Praça Nóbrega, presenciei uma das cenas mais marcante de minha existência na Terra do Cacique Coaquira.
Num banco da praça, um grupo de moradores da Vila de Picinguaba, debatia com certa veemência, a irreparável perda de uma anciã de sua comunidade tradicional Caiçara.
Diante daquele momento tão marcante, parei num canto a observar.
O diálogo era bem assim:
Arrelá, aiaiai. Num pode cê.
Uma perda irreparável meu filho.
E agora, oque nós vamos fazer?
A Vanja morreu.
O conhecimento se perdeu.
Bóis sabeis.
Num tem ninguém na Vila que aprendeu .
Meu Deus do Céu oque vai acontecer.
Quem é que vai cortar o vento na Picinguaba, se ninguém aprendeu com a Vanja a arte de se fazer.
Tinha uma certa aflição, regada de muita emoção, nas palavras ali ditas com o coração.
Muito tempo se passou do dia em que eu presenciei essa cena.
A pergunta que sempre me veem é.
E agora, depois de tanto tempo, quem é que corta o vento, pras bandas da Picinguaba?.
E olha que tem hein.

Texto de Charles Medeiros via facebook

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

PROJETO MAPEIA PATRIMONIO IMATERIAL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE UBATUBA


Além de suas belezas naturais, como mais de 100 praias, Mata Atlântica preservada e espécies só encontradas em seu território, Ubatuba também é rica em cultura com seu povo. Em sua terceira edição, o projeto "No Mapa da Mata", busca mapear e celebrar o rico patrimônio das comunidades tradicionais da cidade.

“A rota mapeia os artesãos que vivem entre as praias da Caçandoca ao Camburi, revelando quem são, onde se encontram e como suas práticas artesanais se conectam ao território e à floresta. Nesta edição, o projeto também traz um olhar especial para os idosos artesãos, que, apesar das limitações impostas pela idade, ainda mantêm um profundo conhecimento sobre o saber e o fazer artesanal. A proposta é despertar essas memórias e reativar a prática artesanal entre esses mestres, incentivando a transmissão de seus conhecimentos para as novas gerações”, informou o projeto por meio de nota.
O projeto conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo e do Fundo Municipal de Cultura de Ubatuba e será lançado no dia 11 de outubro. Também foram produzidos vídeos documentais que serão lançados em duas partes: no dia 26 de outubro será apresentada a Rota Norte e, no dia 27 de outubro, a Rota Sul.
Os documentários contam histórias, técnicas artesanais e a relação simbiótica entre as comunidades e a Mata Atlântica, sobre os desafios e a importância da preservação dessas tradições. Maiores informações no @nomapadamata ou no (12) 982023349.

FONTE : RADIO COSTA AZUL FM = UBATUBA SP
via facebook

Estão abertas as inscrições para o concurso “A Mais Bela Negra 2024”

 




A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) anunciou hoje a abertura das inscrições para o concurso “A Mais Bela Negra”, uma iniciativa tradicional de Ubatuba que integra a programação do evento “Negro de Todas as Cores”, realizado há 17 anos em comemoração ao Dia da Consciência Negra.


“A Fundart desde a sua fundação sempre enalteceu essa data, e neste ano não poderia ser diferente. Por isso, convidamos todos para celebrar com a gente em uma grande festa e com esse concurso que há anos valoriza a força da mulher negra”, comentou a diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito.

O objetivo do concurso é reconhecer as mulheres ligadas às tradições afrodescendentes e quilombolas, celebrando sua força e representatividade. Podem participar candidatas maiores de 18 anos, residentes em Ubatuba, que se inscreverem até o dia 1º de novembro, na sede da Fundação de Arte e Cultura (Fundart).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas mediante a entrega da ficha de inscrição (disponível no edital publicado no site da Fundart) e das cópias simples do RG, CPF e comprovante de residência, na sede da Fundação, localizada na Praça Nóbrega, 54 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

As três primeiras colocadas do concurso receberão premiação em dinheiro, sendo R$ 1.000,00 para quem ficar com o primeiro lugar; R$ 600,00 para o segundo e R$ 400,00 para o terceiro. Serão disponibilizadas 20 vagas para o concurso.

O concurso acontecerá no dia 20 de novembro, às 21h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, onde as candidatas se apresentarão e serão premiadas.


FUNDART   UBATUBA SP

Arte Para Todos: alunos das oficinas culturais se apresentam no Teatro Municipal

 



O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto será palco das apresentações de encerramento anual das oficinas culturais “Arte para Todos”, promovidas pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.


As apresentações ocorrerão em novembro e visam destacar o trabalho dos alunos que participaram das atividades ao longo do ano. “Convidamos toda a nossa população a prestigiar os nossos alunos e arte-educadores, e a conhecer melhor o projeto Arte Para Todos, que fomenta a cultura e arte na nossa cidade para todas as idades”, explicou a diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito, salientando que toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Confira o cronograma das apresentações:

• 01/11, às 18h – Oficina de Piano
• 02/11, às 19h – Oficina de Jazz
• 03/11, às 19h – Oficina de Dança do Ventre
• 04/11, às 19h – Oficina de Dança Afro
• 04/11, às 20h30 – Oficina de Capoeira
• 06/11, às 19h – Oficina de Violão (Escola Municipal Renata Castilho)
• 07/11, às 18h – Oficina de Violão Iniciação Musical
• 07/11, às 19h – Oficina de Violão Erudito
• 07/11, às 20h – Oficina de Cavaquinho

Além das apresentações, uma exposição ocorrerá de 01 a 30/11, no próprio Teatro Municipal, mostrando trabalhos das oficinas de desenho artístico e grafite, fibras naturais, pintura livre, tecelagem, modelagem em argila, pintura em tela e fotografia digital.

Sobre o Arte para Todos

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba oferece oficinas culturais desde 1987, e o projeto “Arte para Todos” foi oficializado em 2005. Atualmente, a iniciativa disponibiliza 19 oficinas gratuitas em toda a cidade, atendendo diversas faixas etárias e grupos sociais e étnicos, com aulas de dança, capoeira, violão, piano, teatro, pintura, entre outras.

Em 2023, aproximadamente 1200 pessoas participaram das oficinas, desenvolvendo suas habilidades artísticas. As inscrições para as oficinas são abertas anualmente no primeiro semestre e divulgadas nas redes oficiais da Fundart.


FUNDART  UBATUBA  SP