Além de suas belezas naturais, como mais de 100 praias, Mata Atlântica preservada e espécies só encontradas em seu território, Ubatuba também é rica em cultura com seu povo. Em sua terceira edição, o projeto "No Mapa da Mata", busca mapear e celebrar o rico patrimônio das comunidades tradicionais da cidade.
“A rota mapeia os artesãos que vivem entre as praias da Caçandoca ao Camburi, revelando quem são, onde se encontram e como suas práticas artesanais se conectam ao território e à floresta. Nesta edição, o projeto também traz um olhar especial para os idosos artesãos, que, apesar das limitações impostas pela idade, ainda mantêm um profundo conhecimento sobre o saber e o fazer artesanal. A proposta é despertar essas memórias e reativar a prática artesanal entre esses mestres, incentivando a transmissão de seus conhecimentos para as novas gerações”, informou o projeto por meio de nota.
O projeto conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo e do Fundo Municipal de Cultura de Ubatuba e será lançado no dia 11 de outubro. Também foram produzidos vídeos documentais que serão lançados em duas partes: no dia 26 de outubro será apresentada a Rota Norte e, no dia 27 de outubro, a Rota Sul.
Os documentários contam histórias, técnicas artesanais e a relação simbiótica entre as comunidades e a Mata Atlântica, sobre os desafios e a importância da preservação dessas tradições. Maiores informações no @nomapadamata ou no (12) 982023349.
FONTE : RADIO COSTA AZUL FM = UBATUBA SP
via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário