sábado, 28 de janeiro de 2023
quinta-feira, 26 de janeiro de 2023
terça-feira, 24 de janeiro de 2023
segunda-feira, 23 de janeiro de 2023
sábado, 21 de janeiro de 2023
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
A LENDA DA ILHA DA SELINHA
Reza a lenda que na Ilha da Selinha, habitava um moço conhecido como Tavinho oriundo das bandas da Praia da Fazenda, e que adotou a ilha como lugar de descanso e de onde avistava o cardume de peixes que adentravam a baía da fazenda. Em certo momento de sua adolescência, nas suas andanças pela cidade de Paraty, acabou por conhecer Maria Célia. Uma moça linda, morena de olhos escuros que lá vivia e passaram a namorar. Os pais de Maria inconformados com o namoro passaram a perseguir Tavinho, para dar fim em sua vida.
Lira Padre Anchieta se apresenta na Praça dias 22 e 29 de janeiro
O projeto “Música na Praça” contará com apresentações da Associação Lira Padre Anchieta nos próximos domingos de janeiro, dias 22 e 29. As apresentações musicais são realizadas na Praça Exaltação à Santa Cruz, também conhecida como Praça da Matriz, no centro da cidade.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2023
32 composições devem participar do Festival de Marchinhas de Ubatuba
Na última sexta-feira, dia 13, a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) encerrou as inscrições para o 16º Festival de Marchinhas Carnavalescas da cidade. Segundo a Fundação, cerca de 32 composições foram inscritas via e-mail ou pessoalmente no prédio da instituição, e devem participar do evento.
quinta-feira, 12 de janeiro de 2023
AGENDA DA LIRA PADRE ANCHIETA PARA O MÊS DE JANEIRO DE 2023
Atualizado em: 11 de janeiro de 2023
Confira a agenda de atividades da Associação Lira Padre Anchieta em parceria com a Fundart – Janeiro de 2023
Aliando tradição e experiência, a Associação Lira Padre Anchieta busca proporcionar cultura musical para crianças, adolescentes e adultos do município através da realização de concertos musicais e o ensino ou aprendizagem da música através de instrumentos de sopro, cordas, percussão e voz.
Aproveite as férias para curtir a apresentação da Lira, que sempre encanta a todos com o repertório que vai de MPB à música clássica.
Confira a programação completa de janeiro da Associação Lira Padre Anchieta:
quarta-feira, 11 de janeiro de 2023
sexta-feira, 6 de janeiro de 2023
quinta-feira, 5 de janeiro de 2023
Homenagem ao Sr. Zito, antigo morador da cidade, que descanse em paz!!! - Ano 2017
Retratos Brasileiros está em Ubatuba.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2023
INSTALADO PRECARIAMENTE O POSTO DE SAÚDE DE UBATUBA - ANO 1936
Em março de 1936 foi instalado precariamente o Posto de Saúde de Ubatuba, em uma sala do prédio da Santa Casa, na rua Conceição nº 135, sendo o provedor daquela época o Sr. Ernesto Gomes de Oliveira, pai do Seu Filhinho. O governador SALES, enviou para cá, o médico Dr. João Carlos Miranda, para assumir o comando do Posto de Saúde e o prefeito José Fernandes contratou o ubatubano da gema e do Centro Sr. João Costa Ferreira, na função de servente do Posto.
JOSE FERNANDES NOMEADO POR DECRETO PREFEITO DE UBATUBA EM 1936
|
Médicos e Parteiras
Fonte : Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail para thecaliforniakid61@hotmail.com.
UBATUBA CIDADE ENCANTO
A poesia “Ubatuba cidade encanto”, de autoria do caiçara da gema Guilherme Charleaux, falecido em 05/05/1955, foi publicada pela primeira vez em 15/11/2013, em uma versão em inglês “CHARM CITY” e a segunda publicação aconteceu no aniversário da cidade, em português, quando Ubatuba completou 376 anos, em 28 de outubro de 2013. Agora volto a publicar em uma nova versão, português/inglês com ilustração fotográfica. Espero que todos gostem. |
terça-feira, 3 de janeiro de 2023
Fundart apresenta balanço das atividades culturais em Ubatuba
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – completou 35 anos de incentivo à preservação, criação e divulgação da cultura do município, tendo promovido ou colaborado com cerca de 60 eventos ao longo de 2022. Além das festividades, a fundação também atendeu 1.084 alunos em 28 oficinas culturais espalhadas pela cidade.
No último ano, a Fundart organizou 10 eventos já tradicionais no município, entre eles a Festa de São Pedro Pescador; Caiçarada; Festival de Cultura Popular; Salão Ubatuba de Artes Visuais; e Negro de Todas as Cores. Por meio do “Programa de apoio a eventos na municipalidade para o ano de 2022” foram outras 15 festas culturais, como o Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba (FICSU); No Mapa da Mata; Aniversário do Grito de Maria, entre outras.
A Fundart também colaborou para o acontecimento de mais 35 eventos que ajudam a manter viva a cultura das comunidades tradicionais da cidade, como a caiçara, indígena e quilombola. Destaque para o Festival de Cultura do Camburi; Circuito de Canoas Caiçaras; e Festival de Cultura Guarani Mbya.
A diretora-presidente da Fundart, Natália Barbosa da Silva, lembra que no ano passado os eventos voltaram a ganhar força com a amenização da pandemia do coronavírus e que para 2023 a previsão é intensificar ainda mais as festividades locais.
“A grande expectativa para este ano é a realização da 100ª edição da Festa de São Pedro Pescador. Essa é a maior festividade de Ubatuba, que acontece em junho, e a Fundart está preparando algo marcante para a comemoração. Agora em fevereiro já está programado o Festival de Marchinhas Carnavalescas e o Carnaval Histórico na Praça da Matriz”, destacou a presidente.
Natália lembra ainda que as oficinas culturais do Projeto “Cultura e Arte por Toda Parte” são outros grandes exemplos da importância do trabalho oferecido pela Fundart em Ubatuba. Os mais de mil alunos matriculados puderam escolher entre cursos de ballet, danças urbanas, jazz, dança do ventre, breaking dance, teatro, violão, piano, cavaquinho, capoeira, fotografia, pintura, desenho, costura, entre outras oficinas.
“Foram muitas atividades oferecidas envolvendo 26 arte-educadores. Em breve divulgaremos o início das inscrições para as oficinas de 2023 e a disponibilidade dos cursos que serão oferecidos. Aguardem”, finalizou a presidente da Fundart.
PREFEITURA DE UBATUBA SP