sábado, 30 de julho de 2022

GRUPO DE MOÇAMBIQUE UNIÃO DE SÃO BENEDITO .ANO 1960

 

Congada de São Benedito de Ubatuba.

ILHA DOS PESCADORES E CAMINHO PARA O BAIRRO DO PEREQUE AÇU.....ANO 1946

 

Antiga ponte que ligava o Perequê-Açú ao centro de Ubatuba .
1946

O município teve representatividade do artesanato tradicional, quilombola e indígena no Festival Revelando São Paulo

 


A cidade de Ubatuba mais uma vez marcou presença no Festival Revelando SP, uma ação de valorização da cultura tradicional paulista que busca a preservação, o registro e a difusão de diferentes processos artísticos e culturais do estado de São Paulo. Depois de dois anos com programação online por conta da pandemia, o Revelando SP voltou a ser realizado de forma presencial, no Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital paulista, entre os dias 20 e 24 de julho.

CASA DE PAU A PIQUE

 

Casa de Pau a Pique.
Pau a pique, também conhecido como taipa de mão, taipa de sopapo e taipa de sebe, é uma técnica construtiva antiga que consiste no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu, amarradas entre si por cipós, dando origem a um grande painel perfurado que, após ter os vãos preenchidos com barro, transforma-se em parede.


Da pagina HISTÓRIAS E CAUSOS DA NOSSA CULTURA...
por Guinho dos Santos.............Via facebook

sexta-feira, 29 de julho de 2022

OS PRIMEIROS UBATUBENSES

 

Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da região de Ubatuba. Eram excelentes canoeiros e viviam em paz com os índios do planalto, até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios, com o intuito de colonização.

AVENIDA IPEROIG - ANO 1900

 


AVENIDA IPEROIG  - UBATUBA  - ANO 1900

Cortesia de Odaury Carneiro

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Renê Vigneron Joussel Andiére. Ano 1949

 

Grandes Ubatubenses......Renê Vigneron Joussel Andiére...Um caboclo de Ubatuba descendente dos senhores nobres franceses q aportaram em Ubatuba no século XIX....Imagem ano 1949


Fonte...............internet

Últimos dias para inscrições das oficinas de Saberes Tradicionais

 

Serão encerradas neste domingo, dia 31 de julho, as inscrições para oficinas de confecção e vivência de ferramentas típicas da pesca artesanal caiçara. Os interessados em participarem, desta iniciativa promovida pelo Rancho Caiçara “Antonio dos Santos Mariano, na praia do Perequê-Açu, podem se inscrever pelo link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSY0l1sPMCmq42RH2-Mryr27CdZ3IaZPP_i6wJp82GwOW4DA/closedform.

As oficinas de remo, canoa, rede e cesto serão ministradas por mestres e mestras locais. As propostas compõem o PROAC-Direto 40, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, do edital do Programa de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo.

quarta-feira, 27 de julho de 2022

ESCOLA DR. ESTEVES DA SILVA .ANO 1908

 




O Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva foi criado por decreto de 1 º  de julho de 1896, e instalado, somente com a seção masculina, em 18  de julho do mesmo ano. O grupo  começou a funcionar em edifício  situado numa vasta chácara alugada pela Câmara Municipal. Em 15 de março de 1897, o  professor normalista Genésio Braulio Rodrigues,  nomeado diretor do grupo, tomou posse. 


Em 30 de setembro,  começou a funcionar a seção feminina, mas o grupo foi fechado em  abril de 1898, por remoção do diretor. Em 2 de julho de 1900, foi reaberto, sob a direção do professor Luiz Mariano Bueno. 


Atualmente,  a escola, hoje chamada EE Dr. Esteves da Silva, funciona na rua Jordão Homem da Costa.  Atualmente, a escola oferece Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e Jovens/Adultos (5ª a 8ª série e Médio).  Endereço atual:  Rua Jordão Homem da Costa, 2  – Centro  Ubatuba, SP  ­ CEP: 11680­000  Telefone: (12) 3832­1326



  Bibliografia  SÃ O  P A U L O  ( Es ta d o ) .  Di r e c to r i a   Ge r a l  d a   I n s t r u c ç ã o   P u b l i c a .  Annuario do Ensino do Estado de São Paulo.  Sã o   P a u l o :  Typ .  Si q u e i r a , 1 9 0 7 ­1 9 0 

BARRA DOS PESCADORES.........ANO 1936

 

..Barra dos Pescadores ...Tendo só fundo a direita a Escola Dr. Esteves da Silva...Ano 1936

terça-feira, 26 de julho de 2022

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Exposição Ubatuba, lendas e outras historias no Teatro Municipal

 


A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – preparou a exposição “Ubatuba, lendas e outras estórias” para apresentar ao público algumas obras que já foram restauradas pela fundação. A mostra será realizada entre os dias 3 e 28 de agosto, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

domingo, 24 de julho de 2022

Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano” na praia do Perequê-Açu...Agenda...

 



Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano” na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, realizará oficinas de confecção e vivência de ferramentas típicas da pesca artesanal caiçara. As inscrições podem ser realizadas de 25 a 31 de


 julho pelo link: .


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSY0l1sPMCmq42RH2-Mryr27CdZ3IaZPP_i6wJp82GwOW4DA/closedform





As oficinas de remo, canoa, rede e cesto serão ministradas por mestres e mestras locais. As propostas compõem o PROAC-Direto 40, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, do edital do Programa de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo.






A gestora do projeto PROAC-40 pela Associação de Amigos e Remadores de Canoa Caiçara (AARCCA), Erika Valdetaro, destacou a importância não só das ferramentas materiais da pesca, mas também da cultura. “Os elementos de cada oficina são ferramentas materiais da pesca artesanal, mas caracterizam elementos imateriais da cultura tradicional vivenciadas por cada mestre, mestra, artesão e artesã”.
A iniciativa incentiva a salvaguarda da cultura caiçara e além da prática de produzir os materiais, serão transmitidas histórias de uso e vivências de cada um no dia a dia contadas por mestres. Cada oficina contará com 12 vagas, com carga horária total de 8 horas. Serão quatro aulas em cada uma das oficinas, que ocorrerão sempre no período noturno no Centro de Cultura, Convivência e Tradição, Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano”, no Perequê-Açu.
Os materiais serão fornecidos pelo projeto e mestres. Cada participante deverá escolher uma oficina apenas, é necessária a participação mínima em três aulas para a emissão do certificado, e a finalização dos objetos e a satisfação do aprendizado.

Confira datas e horários das oficinas abaixo:
Oficina de Canoa Caiçara (Réplica)
Com Mestre Marquinho e Ana Paula
Dias: 9 de agosto, 6 de setembro, 20 de setembro e 4 de outubro
Hora: 19h às 21h

Oficina de Remo Caiçara
Com Mestre Manequinho e Santo
Dias: 11 de agosto, 8 de setembro, 22 de setembro e 6 de outubro
Hora: 19h às 21h

Oficina de Agulha e Rede de Pesca
Com Mestre Neco e Simone
Dias: 16 de agosto, 15 de setembro, 29 de setembro e 18 de outubro
Hora: 19h às 21h

Oficina de Cestaria (Balaio de Timbupeva)
Com Mestre Mário Gato e Reginaldo
Dias: 18 de agosto e 13 de setembro
Hora: 19 às 21h


Fundart Ubatuba SP

quinta-feira, 21 de julho de 2022

1 ª ARRAIÁ DO QUILOMBO DA CAÇANDOCA COMEÇA NESSE DIA 22 DE JULHO........

 

O 1º Arraiá do Quilombo da Caçandoca, realizado pela Associação da Comunidade dos Remanescentes Quilombo da Caçandoca, começa amanhã, dia 22 de julho, e segue até domingo, dia 24. O evento contará com comidas típicas de festa julina e das comunidades quilombolas, além de música ao vivo.

quarta-feira, 20 de julho de 2022

PRAÇA NOBREGA.......ANO ENTRE 1955 A 1958.....

 

BANCO NOVO MUNDO....PRAÇA NOBREGA.FOTO DE ARQUIVO DE ALOYSIO SALLES  , ENVIADA POR SEU FILHO PEDRO PAULO SALLES .................ANO   ENTRE 1955   A   1958

CASARÃO DO PORTO............. ANO 1958

 

Segue a foto do Casarão do Porto - Ano 1958

Pedro Paulo Salles

PADARIA POPULAR..ANO 1955 A 1958

 

Segue a foto da Padaria Popular tirada por meu pai, Aloysio Salles - pescador - entre 1955 e 1958.

Pedro Paulo Salles

O QUE É TEATRO?

 

Em - cena - ação  (Arquivo JRS)


      Quando criança, ainda na moradia que me viu nascer, uma menina caiçara do Sapê tinha um talento especial em projetar imagens, com recursos de embalagens (caixa de papel), como se fosse cinema. O espetáculo acontecia na casa dela; todas as crianças eram acolhidas pela Tia Santa. A menina talentosa, Imaculada,  era filha dela. Aquilo era o nosso cineminha. Mais tarde, já morando no Perequê-mirim, no bar onde meu pai fazia uns “bicos”, um senhor de Taubaté (Seo Valter) trazia regularmente um projetor de filmes, e, mediante uma taxa mínima de ingresso, transformava uma das paredes do estabelecimento em cativante tela. 

ENSINAMENTOS DO TIO CLEMENTE

 

Tio Maneco Armiro - Arquivo Kilza Setti

    Tio Clemente, caiçara autêntico da praia da Fortaleza, gostava de reunir os mais jovens para ensinar algumas lições, sobretudo aquelas que giravam em torno da religião. Ele, católico praticante, acreditava que era a concordância da fé com o conhecimento que fazia o verdadeiro cristão. Vou tentar transcrever mais ou menos um discurso dele naquela tarde de domingo distante, ali na cozinha do Nhonhô Armiro:

Rancho Caiçara oferece oficinas de Saberes Tradicionais

 


O Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano” na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, realizará oficinas de confecção e vivência de ferramentas típicas da pesca artesanal caiçara. As inscrições podem de ser realizadas de 25 a 31 de julho por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSY0l1sPMCmq42RH2-Mryr27CdZ3IaZPP_i6wJp82GwOW4DA/closedform.

As oficinas de remo, canoa, rede e cesto serão ministradas por mestres e mestras locais. As propostas compõem o PROAC-Direto 40, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, do edital do Programa de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo.

terça-feira, 19 de julho de 2022

Você sabia que o padroeiro de Ubatuba é uma Cruz?

 

Igreja Matriz – Exaltação da Santa Cruz

A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que é celebrada no dia 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. Para os cristãos, a cruz é o maior símbolo de sua fé, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado na fronte pelo padre, pais e padrinhos, sinalando para sempre com Cristo.

A palavra padroeiro evoluiu de patronariu, patronus, “patrono”, aquele que protege, que defende. Normalmente é um santo ou anjo a quem é dedicada uma localidade, povoado ou templo. Os santos, por serem invocados por muitos cristãos de um determinado local, passaram a ser tidos como protetores desses lugares, tornando-se assim padroeiros ou oragos.

É daí que vem a tradição de colocar um santo como padroeiro de uma cidade, Agora a curiosidade de Ubatuba é que o padroeiro adotado pela igreja matriz é uma cruz e não um santo! O nome da igreja matriz: Paróquia da Exaltação da Santa Cruz já dá uma dica do nome do padroeiro.

Igreja Matriz - Exaltação da Santa Cruz
Igreja Matriz – Exaltação da Santa Cruz

A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que é celebrada no dia 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. Para os cristãos, a cruz é o maior símbolo de sua fé, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado na fronte pelo padre, pais e padrinhos, sinalando para sempre com Cristo.

27º Festival do Camarão da Almada segue até final de julho

 

A Associação de Moradores da Almada e Engenho (AMA) veio com uma novidade em 2022: a realização da 27º Festival do Camarão da Almada durante todo o mês de julho. Visitantes de dentro e fora da cidade têm até o final de julho para prestigiar as iguarias que levam o camarão como ingrediente principal de diversas receitas.

Começa hoje 3º ATOI – Festival de Arte e Cultura de Ubatuba

 


Começa hoje mais uma edição do ATOI – Festival de Arte e Cultura de Ubatuba – com diversas atrações realizadas na Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade. O evento que segue até domingo, dia 24, reúne vários artistas locais para apresentações gratuitas e com transmissão também online pelo link: https://www.facebook.com/Firmatrip.

sábado, 16 de julho de 2022

SIMPLESMENTE CHARLES MEDEIROS , UMA CAIÇARA DE UBATUBA

 



Meu amigo Charles Medeiros, caiçara de Ubatuba, nascido em 25 de março de 65, filho do Seo Orestes Medeiros e Dona Naná.
Formado em Ciências Sociais, presta consultorias e assessoria nas áreas públicas e privada, e foi Vereador por 2 (dois) Mandatos (2.001/2.008) em nossa querida Ubatuba.

Rancho Caiçara no Perequê-Açu funciona como Centro de Cultura, Convivência e Tradição

 




O Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano” na Praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, iniciou suas atividades em 2018 como uma sede de manifestações culturais promovidas pela parceria entre a Associação de Amigos e Remadores de Canoa Caiçara (AARCCA), grupo de Capoeira Peregrinos e Instituto Argonauta.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Festa do Divino continua com programação até domingo

 

A 156ª Festa do Divino Espírito Santo de Ubatuba continua com programação até o próximo dia 17 de julho na Paróquia Exaltação da Santa Cruz – Igreja Matriz. Quem desejar participar da festividade pode conferir missas, a tradicional tainha na brasa, cantina e show de prêmios.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Quilombo da Fazenda realiza 2º Festival Gastronômico em Ubatuba

 

Visando a valorização da cultura das Comunidades Tradicionais de Ubatuba, o Quilombo da Fazenda realiza seu segundo Festival Gastronômico entre os dias 15 e 17 de julho.
A festividade, que tem como slogan “muito sabor, muita cultura”, traz uma programação recheada, além de oferecer, no último dia, a comercialização de feijoada com opção vegana para interessados.

GRUPO CANTAMAR SE APRESENTARÁ NO FESTIVAL DO CAMARÃO DA ALMADA E ENGENHO...

 

GRUPO CANTAMAR   VIA FACEBOOK

PROGRAME-SE: DIA 23 DE JULHO ÀS 13H
CANTAMAR NO FESTIVAL DO CAMARÃO DA ALMADA!

domingo, 10 de julho de 2022

TAMOYOS


 

Projeto cultural “No Mapa da Mata” mostra Ubatuba além das praias.

Já está disponível na internet o projeto cultural “No Mapa da Mata – Edição 2022”, que tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e da Prefeitura de Ubatuba. A iniciativa traça a rota do artesanato de Norte a Sul do município e tem o objetivo principal de apresentar a riqueza cultural e as belezas naturais dos sertões de Ubatuba, mostrando que o potencial turístico da cidade vai além das praias.

QUEIXAS CONTRA O TRATAMENTO DOS PRESOS NA ILHA DOS PORCOS........ANO 1934

 


sábado, 9 de julho de 2022

TERCEIRO CENTENÁRIO DE UBATUBA .....ANO 1937

 


A BANDEIRA DA ESPERANÇA

 



A Bandeira da Esperança.
O som do tambor anunciava a chegada da folia, corria as crianças, os adultos e todos os devotos aonde passa- se a bandeira do Divino em nossa querida Ubatuba, os tempos eram outros e o respeito pelo sagrado representado pelo Divino Espírito Santo era imenso.
Os seus foliões tocadores de rabeca, violas, violões e pandeiros de couro eram pessoas respeitadas pois praticavam seu ofício com amor e dedicação.




Todos os moradores faziam questão que a bandeira fosse em sua casa, para abençoar seu lar e sua família.
A casa que serviria de pouso era a mais concorrida , pois após guardar a bandeira do Divino em um quarto com todo respeito, era feito a "função" na sala da casa. As danças da cana verde e bate pé animava todos os foliões durante toda noite que bebiam a consertada e comiam a comida preparada pelos anfitriões.
Não preciso dizer que a passagem da folia pelos bairros de nossa cidade unia o nosso povo. As promessas e fotos colocadas nas fitas da bandeira mostrava o quanto os seus devotos tinham fé pelo Divino.
Com o tempo esta manifestação de fé e cultura foi perdendo sua força frente a toda modernização que estava chegando em nossa cidade.
Hoje em dia a bandeira segue seu caminho por nossa Ubatuba , levando em frente um pouco daquilo que aquele movimento representou.
Talvez seja pertinente colocar uma frase de uma amiga:
" Um dia todos nós seremos saudades."
E realmente a passagem da bandeira do Divino Espírito Santo com seus antigos foliões deixou saudades em nossos corações.

TEXTO   E   IMAGENS
Guinho Caiçara Santos    via facebook


quinta-feira, 7 de julho de 2022

Começa hoje a Festa do Divino na Igreja Matriz


 Começa hoje, às 18h, a abertura da 156ª Festa do Divino Espírito Santo de Ubatuba que seguirá até o próximo dia 17 de julho na Paróquia Exaltação da Santa Cruz – Igreja Matriz – localizada no centro da cidade. A programação envolve missas, Folia do Divino, tainha na brasa, cantina e show de prêmios.

O início contará com apresentação da Folia do Divino e o levantamento do Mastro do Divino. Às 19h está programada a Santa Missa, celebrada por Dom José Carlos, com a coroação do imperador e da imperatriz.

Festa da Mandioca começa hoje no Sertão do Ubatumirim


 A Tradicional Festa da Mandioca tem início hoje, 7, no bairro Sertão do Ubatumirim. Com o slogan “A festa do povo que tem raiz!”, o evento segue até o dia 10 de julho com uma programação repleta de manifestações culturais, música e culinária caiçara – com a mandioca como um dos ingredientes principais.

A Festa da Mandioca conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

 

quarta-feira, 6 de julho de 2022

6° Festival de Culturas do Cambury - 2022

 


6° Festival de Culturas do Cambury - 2022
O Festival de Culturas do Cambury é um grande encontro de artistas de diferentes e múltiplas esferas de Ubatuba. Um evento colaborativo, sem fins lucrativos, feito pela comunidade, com o apoio dos artistas, entidades locais e principalmente pelo artistas, músicos, grupos da cultura tradicional de Ubatuba, amigos e público. Se você pensa em vir o Festival, saiba que ser também é uma pessoa colaboradora desse grande encontro.
Portanto há toda uma logística de transporte, acolhimento, alimentação dos músicos e organizadores, estrutura de som, palco para que tudo aconteça.
Colabore também com o Festival:
No transporte dos músicos e equipamentos;
Com um alimentos feito com amor e/ou trazer para fazer no dia;
Ou até mesmo com Pix que irá ajudar a pagar principalmente o transporte e alimentação dos participantes que se apresentam sem cachê - Pix: quelecamburi100@gmail.com

08/07 - Sexta-Feira

19h - Cine Realidades
19h30 - FICSU
20h - Cambury - Histórias e Memórias
20h30 - Luau Luana
20h30 - Banda Bicho
21h - Samuka
21h30 - Realidade Negra


09/07 - Sábado

8h - Yoga no Campo - Paula Sanches
8h - Campeonato de Pesca de Pindaíba
9h30 - Acroyoga e Soundheling - Samanta
10h - Brincadeiras
10h30 - Congada de São Benedito do Puruba
11h30 - Fandango Caiçara de Ubatuba
12h30 - Premiação do Campeonato de Pindaíba
12h30 - Grupo Concertada
13h30 - Grupo Ô de Casa - Jongo
14h30 - O Grito de Maria
15h30 - Maracatu Itaomi
16h30 - Música Jamaicana e Sound System com Fishermans e Maria Elvira
17h30 - Cia. Mina de Riso
18hs - Sarau do Samuka participação D'arc Maia
20hs - Yago Elias
20h30 - Rhudy e Rheyson
21hs - Radiola Elétrica
21h30 - Divino Sununga
22h - Banda Salve 012

10/07 - Domingo

8hs - Yoga na Barra
9h - Troca de sementes
(Café da manhã com música e livros )
10h - Banda Lira
11h - Boi de Conchas
12h - Tambor de Mulheres
13h - Sementes do Prumirim - Xiba
14h - Coral Guarani
15h - Roda de Capoeira Angola com Mestre Sergio Burihan (Iê Guaiá) e Coletivo Angoleiras de Ubatuba
16h - Carlos Costa - Teatro de Mamulengo
17h - Maré de Choro
18h - Banda Bicho
19h - Maurício Môra Mello
20h - Indalécio
21h - Jan Praieira