sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

PROGRAMA FERIAS NO MUSEU CONTINUA EM FEVEREIRO.......




Mesmo com o final das férias de verão e o retorno de muitos à sua rotina, Ubatuba continua bem movimentada, principalmente aos finais de semana, quando o fluxo de visitantes continua elevado.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

RECORDANDO MARIO CEMBRANELLI


RECORDAR É VIVER, MEMÓRIA CELEBRATIVA!
Em outubro de 1999 estive com Mário Cembranelli que participou da edição do Jornal de Bolso comemorativa dos 362 anos de Ubatuba. 


sábado, 25 de janeiro de 2020

JOÃO ALEGRE, GRANDE VIOLEIRO UBATUBENSE.....


RECORDAR É VIVER, MEMÓRIA CELEBRATIVA!............


O caiçara da gema João Batista de Araújo era só alegria, até no nome artístico: João Alegre. O apelido foi dado no início da década de 1950 por um grupo de garotas do Vale do Paraíba que assistia suas apresentações musicais na Praça da Igreja da Matriz.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

VIDA NOVA PARA OS CAIÇARAS.........PARTE 2 FINAL

                              Crianças     na hora da merenda


A escolinha, afinal, começou a funcionar em 1946, na praia do Itaguá, a quatro quilômetros de Ubatuba, num terreno doado pelo Sr. Bráulio Santos. E os alunos sempre encheram a modesta sala de aula, não raro ultrapassando o número legal de quarenta. Como tinham parentes em Caçandoca, estes vieram pedir uma escola também. Esta foi inaugurada em 1949. 

VIDAS NOVAS PARA OS CAIÇARAS........Parte 1

                    Praia  da Almada

Foi um choque para mim descobrir, há dez anos, o abandono em que se achava o litoral norte de São Paulo. Acompanhando meu marido, que é diretor do Instituto Geográfico e Geológico, eu entrara na mata, onde faziam levantamentos para fixação de divisas entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

SIMPLESMENTE UBATUBA








O Município de Ubatuba encontra-se no território nacional do Brasil, exatamente dentro do Estado de São Paulo, na região Sudeste do país. Esta zona compreende toda a orla marítima muito recortada numa sucessão de baías, angras, enseadas e sacos. Disto resulta uma infinidade de praias de médio e pequeno porte quase sempre junto aos paredões da Serra do Mar, que ali termina em forma de costões. As suas baixadas são de pouca extensão e, devido ao declive mais acentuado, os rios não chegam a ser caudalosos. Esta configuração proporciona maior facilidade para a pesca, oferecendo terrenos mais férteis para a agricultura e um clima mais salubre, dando margem para o estabelecimento de grupos humanos com melhores condições de vida.

UBATUBA, O VERÃO COMEÇA AQUI..........

UBATUBA, O PRIMEIRO SOL DO VERÃO.

Quem acompanhar a trajetória do Trópico de Capricórnio no mapa, verá que ele se encontra, em sua rota imaginária ao redor do globo, com a cidade Ubatuba, localizada ao norte do litoral de São Paulo. E todos os anos, em 22 de dezembro, suas praias recebem os primeiros raios de sol do hemisfério sul, consagrando o início do verão. Essa metáfora espacial serve como ponto de partida para abordar a cidade desde uma perspectiva turística, uma das principais fontes de reconhecimento que se faz desta região do litoral norte de São Paulo.

CAIÇARA.......



CAIÇARA...


Segundo o antropólogo e mestre em toponímia (nominação de lugar) pela Universidade de São Paulo (USP), Benedito Prezia, respeitado autor de livros sobre a questão indígena e que trabalha junto às comunidades indígenas do Estado de São Paulo, explica-nos que, ao pé da letra, por assim dizer, o nome origina-se da palavra tupi kaaysa, que significa cerca de galho, usada para pegar peixe ou fortificação construída para defender a aldeia. Caiçara passou a ser então o homem que vive desse tipo de pesca, capturando peixes nessa armadilha rudimentar, feita com galhos de árvore do manguezal.


LIVRO DO TOMBO


Ubatuba faz parte de um seleto grupo de Municípios participes da história deste imenso País. Nas terras de Coaquira saiu o primeiro Tratado de Paz das Américas, sem contar da Confederação dos Tamoios comandada por Cunhambebe. 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O MUNDO É PEQUENO

  Quando se escuta alguém dizendo que o mundo é pequeno, logo se entende que, quando menos se espera, acontece um reencontro, relações se entrecruzam de maneira inesperada etc. Foi o que aconteceu comigo na Fonte da Amizade, a bica do Horto onde, semanalmente, vou buscar a água que bebemos em casa. Há anos que cumpro esse ritual.

“Férias no Museu” inicia temporada com muita história em Ubatuba!


As férias chegaram! Tempo de descanso, lazer e, que tal, de conhecimento? A fim de proporcionar mais uma opção de cultura e entretenimento em Ubatuba a Prefeitura Municipal e a FundArt dão continuidade ao projeto “Férias no Museu”.
Durante os finais de semana de janeiro e fevereiro seremos guiados pela contadora de histórias e técnica em turismo Claudia Oliveira num redescobrir da história local.