sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

MINHA INFANCIA NO PEREQUE MIRIM


Eis a Capela das gostosas festas da minha infância!. (Arquivo JRS)
      Ao escrever relembrando as pessoas e lugares significativos da minha infância, eu faço com o maior respeito. Se em alguma parte pode haver interpretação negativa, é da cabeça de cada um. Quem me conhece sabe os meus princípios, o meu orgulho de ter recebido as muitas contribuições ao indivíduo que sou hoje. Até as “pisadas de bola” da parte do meu finado pai eu consegui dar a volta por cima. São as fraquezas humanas, né?

UBATUBA JÁ TEVE O MAIOR PORTO MARITIMO DO BRASIL............




O MAIOR PORTO DO PAÍS

Em 1787 uma ordem do Presidente da Província de São Paulo obrigando as embarcações a passarem pelo Porto de Santos onde as mercadorias tinham menor preço desestimulou os produtores arrefecendo a economia local. A chegada da Família Real, em 1808, abrindo os portos brasileiros às nações amigas beneficiou Ubatuba que retomou seu desenvolvimento passando, inclusive, a exportar a produção de várias cidades do Vale do Paraíba transformando-se no maior porto de São Paulo superando até mesmo o Porto de Santos.

OS PRIMORDIOS DE UBATUBA ..................



~                                        Imagem de arquivo - ilustrativa


O trabalho multidisciplinar da arqueologia permite determinar o posicionamento espacial e temporal dos indígenas em questão. O litoral de Rio de Janeiro tem sido a área mais explorada pela arqueologia no que se refere às tribos indígenas da época do “contato”[1]. A base documental sobre o povoamento no litoral de São Paulo, dá sustentação importante ao trabalho arqueológico sobre a cultura Tupinambá.

A presença indígena em Ubatuba foi comprovada pela arqueóloga Sandra N. Amenomori, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP no seu trabalho "Os Processos de Ocupação dos Grupos Pescadores-Coletores Pré-Históricos nas Ilhas do Litoral Norte de São Paulo". Em pesquisa de campo, realizada em 2002, encontrou fragmentos de cerâmica corrugada e ungulada por ela identificada como pertencente à tradição tupi-guarani, nas praias: Prainha, ou do Engenho, de Dentro, das Palmas e do Leste, o que demonstra a necessidade de estudos histórico-arqueológicos mais profundos sobre a presença humana no período pré-colonial[2]

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

RADIO COSTA AZUL AM .......

Foram quase duas décadas de participação da Rádio Iperoig na história cívica ubatubense. Contudo, a trajetória da primeira rádio de Ubatuba finalizou por volta dos anos 1975/1976. Em seus últimos anos de vida, um locutor, José Benedito Rodrigues (JB), hoje locutor da Rádio Costa Azul, também nos forneceu algumas informações sobre o fechamento da rádio Iperoig. Segundo JB, em 1974 a rádio Iperoig estava arrendada pelo empresário de comunicações Douglas Melhen, que era sócio proprietário da rede de Piratininga de Rádio. 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

JEAN PIERRE PATURAL E SEU AVIÃO.........


Bom dia! Ubatuba tem algumas curiosidades impressionantes, como o caso do francês Jean Pierre Patural que construiu seu próprio avião e fazia o trajeto Ubatumirim – Vale do Paraíba com frequência, e isso em meados da década de 1950. 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

FREI VITORIO INFANTINO



      Frei  Vitorio Infantino......Arquivo blog  Coisas de Caiçara

Texto    12 Página 12 Jornal MARANDUBA News 18 Maio 2011 Gente da nossa história: 

Frei Vitório Infantino - O homem das obras sociais e religiosas Marlene Isaias Amorim Á quem diga que não devemos recordar coisas passadas porque corremos o risco de perder o momento presente. 

Fazenda Morcego: beleza natural construída





8 Página 8 Jornal MARANDUBA News
 18 Maio 2011
 Fazenda Morcego: beleza natural construída por mãos escravas EZEQUIEL DOS SANTOS Após quase uma hora de caminhada por uma trilha ou cinqüenta minutos de barco, existe um lugar que, além da história de luta, sofrimento e sobrevivência, esconde uma beleza espetacular. 

SALVE SEU JORGE DA COMUNIDADE EMAUS DE UBATUBA.







Salve Jorge

por Julia Duque Estrada



Não é preciso ter dinheiro para se preocupar com o homem e o meio ambiente. Motivado por essa certeza, há 13 anos Jorge da Cruz Oliveira saiu da baiana Ipiaú, onde nasceu, com quase nada no bolso e uma grande missão: erguer uma comunidade autônoma para moradores de favela e sem-teto de Ubatuba, São Paulo. O objetivo era oferecer a eles novas perspectivas de vida através da educação e do trabalho. Hoje, Seu Jorge - que dirige a Comunidade de Serviço Emaús Ubatuba - tem sob sua batuta 22 famílias. São 220 pessoas que produzem o alimento que consomem e vivem da renda do próprio trabalho, preservando o meio ambiente.

Relação dos Moradores de maior relevância social........Ubatuba 1913

UBATUBA 1913 - ALMANAK LAEMMERT
Pesquisado por: Pitagoras Bom Pastor Medeiros
Caiçaras procurem seus ancestrais
Relação dos Moradores de maior relevância social
FOTO N° 1
Imprensa
A Cidade de Ubatuba
Redactor-chefe : Ernesto G. Oliveira
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Prefeito : Ernesto G. Oliveira
Vice: Bernardo G. Amorim
Presidente Benedicto Filippe Fernandes
Vice Presidente: Tertulino Jose dos Santos

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Ubatuba realiza 3ª Festa do Fandango Caiçara neste fim de semana


EVENTO ACONTECERÁ DE 6 A 8 DE DEZEMBRO NA ORLA DA PRAIA DO PEREQUÊ AÇU
A comunidade caiçara estará em festa com a realização da 3ª Festa do Fandango Caiçara de Ubatuba, que acontecerá de 6 a 8 de dezembro, no Rancho Caiçara do Perequê-Açú, na Av. Gov. Abreu Sodré (em frente ao Instituto Argonauta).

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Sarau cultural encerra atividades de 2019 na Biblioteca Ateneu Ubatubense




A Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense encerrará suas atividades de atendimento ao público, empréstimos e consultas na sexta-feira, 06 de dezembro. A equipe da biblioteca continuará a trabalhar em dezembro, mas a portas fechadas, higienizando e reorganizando o acervo. A retomada dos serviços de atendimento se dará dia 06 de janeiro de 2020.

Para marcar o encerramento do ano das atividades culturais realizadas no espaço, o Grupo Setorial de Literatura da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) promove um sarau cultural, a ser realizado na sexta, 6, das 18h30 às 21h. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados.
A Biblioteca Ateneu Ubatubense fica na praça 13 de Maio, n. 52 – Centro, e atende o público das 8h15 às 17h45.
Dados de 2019
A biblioteca emprestou 7.485 livros entre janeiro e novembro. “É o recorde de empréstimos na última década e mais do que o dobro de 2012, por exemplo, ano em que circularam 3.516 livros”, detalha Keila.
A frequência também continua subindo. Até novembro deste ano, a biblioteca já havia recebido 15.608 visitas. Em 2018 foram 13.503 visitas; em 2017, 11.732; em 2016, 9.990 e em 2015, 9.896 visitas.
Até final de novembro, a equipe atendeu 9.017 consultas de estudantes e pesquisadores. “Este dado mostra que, apesar da atual facilidade de se obter informações pela Internet, os 20 mil livros de nosso acervo continuam merecendo a confiança do povo de Ubatuba”, concluiu a bibliotecária.  

FUNDART    UBATUBA.