segunda-feira, 30 de setembro de 2019
PIRAJICA COM BANANA VERDE
Conheci o Zeca na praia do Cedro, em Ubatuba SP. Nesta minúscula praia na qual só se chega à pé, ele é o dono do único comércio, uma barraca que vende peixes, camarão e frutos do mar.
Zeca nasceu em Ubatuba 56 anos atrás, quando ainda não havia farinha de trigo, estrada de rodagem e lixo nas ruas da cidade… Naquele tempo, ele e seus familiares comiam peixe da maneira mais simples possível. Seja assado ou cozido, o único tempero era o sal e, para acompanhar, banana e farinha de mandioca.
domingo, 29 de setembro de 2019
OBELISCO, UMA MARCO DA NOSSA HISTÓRIA
Obelisco, um marco em nossa história
Ano de 1937... erguia-se através das mãos do escultor Vicente Larocca bem ao centro do Largo da Matriz uma esguia coluna de oito e meio metros de altura, toda de granito picolado, tendo nas faces anteriores e posteriores, de um lado a esfera armilar do Estado Brasil, marco da época da colonização, e de outro, no simbolismo severo do bronze,
terça-feira, 24 de setembro de 2019
quinta-feira, 19 de setembro de 2019
A Estátua “Regina Pacis” – Presente do Papa João XXIII
A atual Praça Nossa Senhora da Paz, localizada na esquina da Avenida Iperoig com Rua Dr. Esteves da Silva onde se encontra a Estátua “Regina Pacis”, passa desapercebida aos moradores e turistas, mas guarda importante passagem da história de Ubatuba.
É TRISTE VER UMA CIDADE SEM MEMÓRIA................
O nosso amigo Jean Luc está recebendo os parentes da França. Que legal poder acolhê-los e contar um pouco da nossa história! Sejam bem-vindos!
No centro da cidade de Ubatuba tem uma rua por nome de Maria Vitória Jean. De acordo com os registros de Washington de Oliveira, “Maria Victor Camilo Jean, mais conhecida por Maria Vitó, era filha de um daqueles franceses que em meados do século passado [1801-1900] vieram para o Brasil e acabaram radicando-se em Ubatuba”.
segunda-feira, 16 de setembro de 2019
Um Dedo de Prosa com João Claro da Rocha.
Caiçara Ubatubense orgulho de nossa gente .
Um estimado amigo com muita história pra contar.
"Em breve mais detalhes dessa prosa pra lá animada"
"Em breve mais detalhes dessa prosa pra lá animada"
...Charles Medeiros Via facebook
sábado, 14 de setembro de 2019
COAQUIRA E A PAZ DE IPEROIG........
Coaquira e a Paz de Iperoig
Texto de Julinho Mendes 1OO % Caiçara... – Ubatuba - SP , de 14/set/2009
-Meu nome é Coaquira. Coaquira de Iperoig! Tenho exatamente 516 anos de idade.
Tínhamos muitas canoas e uma vegetação de muitas ubás. Um dia, lá no pontuaçú (hoje Ponta Grossa do Farol), surgiu um canoão que andava com o vento.
Tínhamos muitas canoas e uma vegetação de muitas ubás. Um dia, lá no pontuaçú (hoje Ponta Grossa do Farol), surgiu um canoão que andava com o vento.
A PAZ DE IPEROIG ...........QUE PAZ ?
As negociações aconteceram ainda no Brasil nascente. Os portugueses estavam sendo ameaçados. A Confederação dos Tamoios estavam fortalecendo alianças. Após o susto em Piratininga, Nóbrega e Anchieta resolveram agir. Os jesuítas partem de Bertioga rumo à aldeia do cacique tamoio Coaquira, em Iperoig.
sexta-feira, 13 de setembro de 2019
12 prédios e locais históricos para você conhecer em Ubatuba
Finalmente chegamos na última listinha “12 buzzfeed” da nossa serie. Como “tudo que é bom dura pouco” nos despedimos por aqui, mas sabemos que foi “tempo suficiente para se tornar inesquecível”.
Aproveite as dicas de prédios e locais históricos que trazemos nesta última edição. Vale a pena visitar, pois Ubatuba é bem rica – às vezes, a gente foca mais nas praias, esporte e belezas naturais e não se dá oportunidade de conhecer um pouco mais desse celeiro cultural….
Prorrogadas as inscrições no 16º Salão Ubatuba de Artes Visuais
Devido ao início da greve dos Correios deflagrada em âmbito nacional, prejudicando a chegada e postagem de algumas
inscrições, a FundArt prorrogou o prazo das inscrições do 16º Salão Ubatuba de Artes Visuais até o dia 18 de setembro. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas presencialmente ou pelos correios, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição – anexa ao edital, e apresentação de todo o material descritivo, que deverá chegar à Fundação até a data limite descrita acima.
inscrições, a FundArt prorrogou o prazo das inscrições do 16º Salão Ubatuba de Artes Visuais até o dia 18 de setembro. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas presencialmente ou pelos correios, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição – anexa ao edital, e apresentação de todo o material descritivo, que deverá chegar à Fundação até a data limite descrita acima.
quinta-feira, 12 de setembro de 2019
sexta-feira, 6 de setembro de 2019
Base do Instituto Oceanográfico em Ubatuba comemora 65 anos
Inaugurações e homenagens marcaram as comemorações pelos 65 anos da Base de Pesquisa “Clarimundo de Jesus” do Instituto Oceanográfico (IO), no dia 5 de setembro. “Pela primeira vez temos a visita de um reitor a essa Base, cujo terreno foi escolhido pelo próprio professor Besnard, nosso patrono. Hoje é um dia muito especial e toda a equipe do IO se uniu para proporcionar esse evento. Todos nós fazemos parte dessa história”, afirmou a diretora do Instituto, Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva.
COMEÇA NESTA SEXTA O FESTIVAL CULTURAL CAIÇARADA EM UBATUBA
Entre os dias 6 e 8 de setembro acontece a 14ª edição da Caiçarada – Festival de Cultura Popular de Ubatuba. O evento ocorrerá na Praça de Eventos do município a partir da sexta-feira (6).
terça-feira, 3 de setembro de 2019
Biblioteca Municipal desburocratiza cadastramento de associados
Agora ficou mais fácil levar emprestados os livros da Biblioteca Pública Municipal “Ateneu Ubatubense”. A partir de setembro, para se associar à biblioteca, não será mais necessária tirar foto três por quatro.
domingo, 1 de setembro de 2019
UBATUBA SUA HISTÓRIA EM RESUMO......PARTE 5 E FINAL.......
DECLÍNIO ECONÔMICO
A marcha do café para o Oeste - regiões de Jundiaí e de Campinas - à procura de terras virgens e férteis e a construção das ligações ferroviárias Rio de Janeiro-São Paulo e São Paulo-Santos e do Porto de Santos, fizeram definhar a antiga estrada da rota do café - que do Sul de Minas demandava o Porto de Ubatuba - e, naturalmente o próprio porto e cidade.
Assinar:
Postagens (Atom)