terça-feira, 30 de abril de 2019

FELINO.....FESTIVAL DE ARTES ACONTECE EM UBATUBA E REGIAO........

Em uma das regiões mais belas do Brasil, com natureza exuberante unindo a maior área
preservada da mata atlântica e o mar azul, é onde se realizará o FELINO – Festival de Artes do
Litoral Norte, uma produção da Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte com curadoria
do ator, palhaço e produtor cultural Luciano Draetta, de acordo com as linhas de pesquisa do
Circo Navegador, importante ponto de encontro das artes de São Sebastião.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

UMA CENA UBATUBENSE DE 1925


Vou mostrar uma narrativa do meu tio Dante, quando ele foi visitar Ubatuba em 1925, portanto há 94 anos. - A história foi narrada para a filha dele, que a escreveu à mão, e eu transcrevo do original.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Encenação da Paixão de Cristo emociona público em Ubatuba...........




Na última sexta-feira, 19 de abril, cerca de cinco mil pessoas acompanharam a tradicional encenação da Paixão de Cristo, evento que já ultrapassa três décadas de realização em Ubatuba. O espetáculo teve início na Praça Exaltação da Santa Cruz, em frente à Igreja Matriz, e seguiu para a Barra dos Pescadores, local escolhido para a cena da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.

segunda-feira, 22 de abril de 2019

AVENIDA IPEROIG DECADAS DE 40 E 50

-Estou inspirado no espírito da Páscoa, então vou postar mais duas fotos de Ubatuba, sendo que a primeira é da barra dos pescadores, e a segunda é uma vista do Cruzeiro. -Notem que na primeira tem uma bica de água bem ao lado do rio,e ainda existe a segunda árvore em frente à praia. - 

quinta-feira, 18 de abril de 2019

AINDA NÃO FOI DESTA VEZ............


               De vez em quando eu sou interpelado por alguém a respeito de um município que era para ser. Onde? Entre a Praia Dura, a partir do rio, até a Praia do Capricórnio, onde está a Lagoa Azul. Ou seja, separando Ubatuba de Caraguá ficaria o município da Costa Verde. 

VOLTANDO A GAMBOA................


               “Somos presos por pescar uma piaba, mas o empresário não é preso por acabar com todo o rio”.  (Frase de um cidadão de Brumadinho – 26 de janeiro de 2019).

               Chico Lopes, o meu primo e compadre, continua nas suas andanças desde o mato fechado da serra, na subida para Taubaté, até o canto do Ubatumirim, nas cercanias da Vila da Índia.

segunda-feira, 15 de abril de 2019

UBATUBA BELISSIMA UBATUBA.....


Tu és fonte de inspiração desde os primórdios. 
Os povos originários se encantavam com sua beleza, e de forma harmonica conviviam com vossa riqueza ambiental. 
Os colonizadores tomaram a terra, escravizaram o povo, roubaram as riquezas naturais, domaram a terra com o trabalho escravo de negros que aqui chegaram acorrentados.


Encenação da Paixão de Cristo em Ubatuba terá tradução em libras

A encenação da Paixão de Cristo é o destaque do feriado de Páscoa em Ubatuba. O espetáculo itinerante, que descreve os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, será apresentado na sexta-feira, 19, às 20 horas, com início na Praça Exaltação da Santa Cruz, em frente à Igreja Matriz.

domingo, 14 de abril de 2019

ADEUS NENE...................

Hoje participei do velório do Nenê. Por isso estou reeditando esta história. Meus pêsames aos seus filhos, netos e demais parentes.

DEFINIÇOES .........Parte 1

O amigo Roberto Zsoldos, da página suindaras . com. br, postou o seguinte texto endereçado ao meu filho Estevan. Hoje apresento a primeira parte das definições elencadas e refletidas pelo autor. Certamente que servirá a outras reflexões, mas desde já os apontamentos do Roberto estão na minha paisagem. Agradeço pela consideração, pela nossa amizade.

Navio Veleiro Cisne Branco em Ubatuba



O navio veleiro Cisne Branco (U-20), também conhecido como embaixada flutuante da Marinha do Brasil, esteve em Ilhabela e Ubatuba para comemoração da Semana Internacional de Vela. O Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas em torno do mundo e a sua missão é a de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais e ocasionalmente é utilizado como navio-escola

BANCO ECONOMICO DECADA DE 70.......................

Banco em Ubatuba década de 1970...
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa






Banco Econômico foi um banco brasileiro. Com sede em Salvador, fundado em 1834, era o banco privado mais antigo do Brasil quando sofreu intervenção pelo Banco Central do Brasil. O Banco Econômico foi uma das instituições financeiras que quebraram após a implantação do Plano Real em 1994.

sábado, 13 de abril de 2019

Paixão de Cristo 2019: inclusão através da arte

                  Ensaio   da Paixao  de  Cristo

Atualmente a pauta sobre a comunidade surda está em evidência na sociedade, porém ainda há um grande percurso a cumprir quando o assunto é a inclusão e a oferta de oportunidades igualitárias de acesso a eventos sociais, de lazer e cultura para esse grupo de pessoas, que conforme o censo do IBGE de 2010 representam 5,1% da população brasileira.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Prefeitura prepara celebrações em torno aos 150 anos de Gastão Madeira


O ano de 2019 marca os 150 anos de nascimento de Gastão Galhardo Madeira, advogado e inventor nascido em Ubatuba, em junho de 1869, e um dos pioneiros da aviação no mundo.

domingo, 7 de abril de 2019

sexta-feira, 5 de abril de 2019

“Ponto MIS Ubatuba” recebe Oficina de Documentários em Vídeo Digital






No dia 15 de abril, segunda-feira, a Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense” receberá a Oficina de Documentários em Vídeo Digital, que será ministrada pelo mestrando no Instituto de Artes da UNESP e graduado em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP, Lucas Gervilla.
A oficina integra a programação do “Pontos MIS” que visa à formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo com filmes, oficinas práticas e palestras.

Oficina de Gestão de Grupos de Artes Cênicas acontece em abril


Ubatuba receberá no mês de abril, a Oficina de Gestão de Grupos de Artes Cênicas, com o fomentador André Fonseca. O encontro acontecerá na Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense” nos dias 27 e 28 de abril, das 10h às 13h e 14h às 17h no sábado, e das 10h às 13h no domingo. A atividade é uma realização da Poiesis Organização Social de Cultura e do Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e conta com apoio da Prefeitura Municipal por meio da FundArt.



O público-alvo são artistas, integrantes, produtores de grupos ou coletivos e demais profissionais da área cultural interessados no tema e que desejem obter uma visão mais sistêmica sobre gestão cultural no contexto específico dos grupos de artes cênicas. O objetivo é colaborar para a profissionalização e para o desenvolvimento de estratégias que permitam a continuidade de seus trabalhos.
As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de abril, mediante preenchimento de formulário específico – Formulário Google. As 20 vagas ofertadas serão preenchidas após a avaliação do perfil do interessado. Os selecionados serão informados oficialmente pelo e-mail cadastrado no formulário.

Fomentador

André Fonseca – Desenvolve serviços, consultorias e ações de formação nas área de gestão cultural e comunicação. Graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Ministrante da pós-graduação à distância “Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado”, do SENAC. Já realizou trabalhos para instituições, projetos e artistas como Instituto Brincante, MIS – Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Circo Zanni, Antonio Nóbrega, Festival Cordas na Mantiqueira, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Goethe-Institut São Paulo, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria de Cultura de Santo André.
Saiba mais: @andrefonsecacultura
SERVIÇO
Oficina de Gestão de Grupos de Artes Cênicas
Data: 27 e 28 de abril (sábado e domingo)
Horário: Sábado das 10h às 13h e 14h às 17h e domingo das 10h às 13h.
Local: Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”
Endereço: Praça 13 de Maio, 52 – Centro
Realização: Poiesis Organização Social de Cultura e Programa de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Apoio: Prefeitura Municipal por meio da FundArt.

FUNDART

quinta-feira, 4 de abril de 2019

FLORIPES CIVIDANIS LINO, UMA GUERREIRA UBATUBENSE

Um retrato da história da educação em Ubatuba.
Hoje está comemorando 94 anos a professora Floripes Cividanis Lino viúva de Helios Héber Lino ex diretor da Escola Esteves da Silva .
Dona Floripes foi também professora na escola onde seu marido era diretor .