quinta-feira, 23 de março de 2017

OS TRENS SEM TRILHOS - A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO NORTE DE SÃO PAULO - 1874 - 1931......4 ª PARTE

Foto de 1865 - Estrada de Ferro Santos -Jundiai...........Meramente Ilustrativa (Arquivo Ferrovias de São  Paulo)


Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui  um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que  estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste  blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação  da história de minha cidade...



Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Ecomômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.


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....Assim em 28 de setembro de 1890, durante grande cerimônia, organizou-se a Estrada de Ferro Norte de São Paulo, e como símbolo do início das obras, fincou-se uma marco, o primeiro no local conhecido como Indaiá, no sul da cidade de Ubatuba. Supõe  que  o tal marco foi colocado onde hoje  se situa a esquina das Rua Cunhambebe e Dom João III.
Para esse evento veio do Rio de janeiro grande comitiva, a qual viajou a bordo do Juno, novo e elegante vapor, o qual fazia a sua primeira viagem, construído nos Estaleiros ingleses, destinado a frota mercante nacional de cabotagem .






 Do Rio de Janeiro vieram todos os responsáveis pela Companhia e pelo menos dez representantes da imprensa da capital federal. A comitiva foi recebida com muita festa, houve passeata, solenidade da inauguração, banquete , lanche , festas a noite e reembarque apoteótico, foi lavrada breve  ata na intendência Municipal:
“ Aos vinte e oito de setembro do ano de mil oitocentos e noventa, na cidade de Ubatuba, as quatro horas da tarde, na presença de um dos diretores da Companhia, o Exmo. Sr. Dr. Honório Augusto Ribeiro, Presidente e Membros da Intendência Municipal, Engenheiros, Autoridades, Membros da Imprensa e grande concurso de pessoas vindas da capital federal e moradores desse município, foram inaugurados  os trabalhos da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, com toda solenidade.
No dia 1 de Outubro de 1890, o evento de início dos trabalhos foi relatado pelo periódico carioca O JORNAL :
“ A viagem fez-se sem incidente a às 8 e 40 minutos de 28 entrava o vapor no porto de Ubatuba ao som do Hino Nacional, executado por uma banda de música italiana, que fora a bordo e por outra que estava em terra, subindo ao ar muitas girândolas. “
(...) Realizou-se  depois a cerimônia de inauguração dos trabalhos da estrada de ferro Norte de São Paulo, de que são: Presidente, o Conselheiro João Alfredo e Diretores  os Srs. Barão de Mesquita, Honário Ribeiro, Engenheiros Srs. Horace Boardman Cox e Roberto Normathon. “
Tambem em 1 º de Outubro de 1890, dizia a GAZETA DE NOTÍCIAS :
“...Paquete JUNO, da Companhia de navegação  do Norte Sul, fretado especialmente para transportar membros da diretoria, engenheiros e convidados (...) recentemente adquirido por aquela companhia, sulcava pela primeira vez as águas do Brasil. Era, pois uma dupla inauguração .

Representando a imprensa da capital federal, depreende-se das assinaturas lavradas na Ata da Intendência Municipal os seguintes :

DIÁRIO DE NOTICIAS – Augusto Gonçalves
REVISTA ILUSTRADA – Arthur Miranda
CIDADE DO RIO – Marcial de Oliveira
O CRUZEIRO – João Alves Montenegro
O PAIS – C. Câmara de Lima Campos
A TRIBUNA – Affonso Martins
DEMOCRACIA – Luiz Gonzaga Duque Estrada
O PORVIR – Oliveira Barbosa
NOVIDADES -  Manuel Antonio Alvares de Azevedo Sobrinho



Continua.................Confira no próximo dia 25 de março a sequência dessa matéria sobre  a  história da construção da Ferrovia Taubaté –Ubatuba , história essa que atravessa do período imperial ao republicano......

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