Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação da história de minha cidade...
Foto meramente ilustrativa , arquivo Blog Ubatubense
Um resumo tendo como base no trabalho de Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Econômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.
Parte 3...............
Vem a seguir as cláusulas
estipulando as condições sob as quais era concedido o privilégio, uso e gozo,
pelo prazo de 60 anos, da Ferrovia Taubaté – Ubatuba –EFNSP. Além do privilégio
concedia o governo outros favores. Cedia gratuitamente para o leito da estrada
, estações, armazéns e outras obras necessárias , os terrenos devolutos
nacionais, e bem assim os comprometidos nas sesmarias e posses; concedia o
direito de desapropriar aqueles que, de propriedade particular, fossem
necessários para os mesmos fins ; permitia o uso de madeiras e outros materiais
existentes nos terrenos devolutos
nacionais, concedia preferência, em igualdade de condições , para a lavra de
minas na zona privilegiada, bem como para aquisição de terrenos devolutos
existentes as margens da estrada, destinados a venda a imigrantes e colonos , de
parceria com o governo imperial, sob determinadas condições.
O governo imperial estipulou o prazo de seis meses a contar da data do
Decreto , para que fosse organizada a companhia que deveria construir e explorar a EFNSP, sob pena de
extinção de concessão. Foram dados outros 6 meses para a realização de estudos finais e se aprovados
pelo governo imperial, deveria ser feitos em um mês pós apresentação dos
mesmos, a Companhia teria que iniciar os serviços de construção dentro de 60 dias no máximo. Dois anos após as obras deveriam estar concluídas
e a ferrovia em funcionamento.
Os trabalhos de
construção da ferrovia foram iniciados, porem foi preciso que o governo, agora
Republicano, a pedido , lhe dessem uma prorrogação do prazo estipulado em
contrato, os trabalhos já realizados e terminados foram aprovados e prorrogou se até 31 de
dezembro de 1891 os prazos de incorporação da companhia e inicio dos trabalhos
de construção, que pelo contrato, teria
que ser finalizados em 5 de julho de 1889 e 5 de abril de 1890,
respectivamente...
Continua.................Confira
no próximo dia 23 de março a sequência dessa matéria sobre a
história da construção da Ferrovia Taubaté –Ubatuba , história essa que
atravessa do período imperial ao republicano......
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