segunda-feira, 20 de março de 2017

OS TRENS SEM TRILHOS - A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO NORTE DE SÃO PAULO - 1874 - 1931......3 ª PARTE




Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui  um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que  estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste  blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação  da história de minha cidade...





 Foto meramente ilustrativa , arquivo Blog Ubatubense


Um resumo tendo como base no trabalho de  Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Econômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.


Parte  3...............


Vem a seguir as cláusulas estipulando as condições sob as quais era concedido o privilégio, uso e gozo, pelo prazo de 60 anos, da Ferrovia Taubaté – Ubatuba –EFNSP. Além do privilégio concedia o governo outros favores. Cedia gratuitamente para o leito da estrada , estações, armazéns e outras obras necessárias , os terrenos devolutos nacionais, e bem assim os comprometidos nas sesmarias e posses; concedia o direito de desapropriar aqueles que, de propriedade particular, fossem necessários para os mesmos fins ; permitia o uso de madeiras e outros materiais existentes  nos terrenos devolutos nacionais, concedia preferência, em igualdade de condições , para a lavra de minas na zona privilegiada, bem como para aquisição de terrenos devolutos existentes as margens da estrada, destinados a venda a imigrantes e colonos , de parceria com o governo imperial, sob determinadas condições.






O governo  imperial estipulou  o prazo de seis meses a contar da data do Decreto , para que fosse organizada a companhia que deveria  construir e explorar a EFNSP, sob pena de extinção de concessão. Foram dados outros 6 meses  para a realização de estudos finais e se aprovados pelo governo imperial, deveria ser feitos em um mês pós apresentação dos mesmos, a Companhia teria que iniciar os serviços de construção dentro de  60 dias no máximo.  Dois anos após as obras deveriam estar concluídas e  a ferrovia em funcionamento.
Os trabalhos de construção da ferrovia foram iniciados, porem foi preciso que o governo, agora Republicano, a pedido , lhe dessem uma prorrogação do prazo estipulado em contrato, os trabalhos já realizados e terminados  foram aprovados e prorrogou se até 31 de dezembro de 1891 os prazos de incorporação da companhia e inicio dos trabalhos de construção, que  pelo contrato, teria que ser finalizados em 5 de julho de 1889 e 5 de abril de 1890, respectivamente...





Continua.................Confira no próximo dia 23 de março a sequência dessa matéria sobre  a  história da construção da Ferrovia Taubaté –Ubatuba , história essa que atravessa do período imperial ao republicano......

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