quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

1952..........HIDRO AVIÃO CAI PRÓXIMO A ILHA DAS COUVES




Conforme informações do sr. Wallace Franz, que trabalhou para a Aerovias 

Brasil e foi tripulante deste CATALINA: quando foram amerissar perto da Ilha 

das Couves, próximo de Picinguaba, com fortes ventos de sudoeste, a aeronave 

se acidentou. Parcialmente submerso, mas com os motores ainda em  

funcionamento, Adhemar de Barros conseguiu chegar até a praia de 

Picinguaba,  e nenhum dos 13 passageiros a bordo se machucou. O acidente 

ocorreu em 1952.


sábado, 22 de fevereiro de 2014

UBATUBA REALIZA O Quarto Encontro de Automóveis Antigos


Aconteceu neste fim-de-semana, o quarto encontro de carros antigos de Ubatuba, realizado nos Jardins da Praia do Cruzeiro, que já está se tornando tradição na cidade e que tem, a cada ano, trazido mais expositores e mais pessoas para prestigiarem o evento. Este ano, permaneceram em exposição ao público aproximadamente 79 veículos antigos, constituindo um espetáculo admirado por todos.
Dentre os veículos expostos, encontravam-se: Chevrolet 1956 - Conversível, Jaguar Sedan 1972, De Soto Limosine 1951, Pontiac Sedan 1941, Chevrolet Conversível 1947, Chevrolet Sedan 1957, Ford Sedan 1949, Mini Morris 1974, Sinca Rallye 1964, Ford Coupê 1946.
O Clube do Fordinho, de São Paulo, deu colorido especial ao evento, com a apresentação de 20 “fordinhos” modelo “A” anos 1929 à 1932.


COLUNA ARPOANDO JORNAL A SEMANA DE UBATUBA -

Coluna   ARPOANDO do Jornal   A Semana Ubatuba 

Confira o texto publicado na edição......Publicação Semanal - Edição 103 - Ubatuba, 27 de Outubro a 03 novembro  de 2000



E nossa Casa de Leis está meio desanimada, nestas últimas sessões. Têm muitos vereadores com a “bola baixa”. Até os projetos de leis, os pedidos de informação, de troca de nome de ruas e de instalação de orelhões estão em baixa...
• • •
E os vereadores eleitos têm comparecido nas sessões. Nesta, estavam presentes Ricardo Chamagás, Marquinhos Tio Sam, pastor Samuel e Osmar da Maranduba. Mas tem vereador eleito que ainda não sabe onde fica a Câmara...
• • •
O presidente da Casa de Leis, vereador Andrade, deu uma chamada de atenção no vereador Eduardo César por estar conversando no meio da sessão, durante a leitura de um projeto... Os ânimos ficaram quentes...
• • •

A bela Ubatuba completa seus bem vividos 363 anos.


A primeira cidade das Américas a ser cruzada pelo Trópico de Capricórnio, provocando um fenômeno raro no dia em que recebe o verão, 22 de dezembro. Nesta data, Ubatuba não tem sombra ao meio-dia, logo, o slogan: “Ubatuba - Aqui começa o verão”!
Cidade onde a história funde-se à fascinante beleza natural, emocionada na praia da Sununga, região sul do município, eis a “Gruta que Chora”! 

Histórias do aeroporto de Ubatuba, ou do “Dogtuba”

“Antigamente nos chamávamos o pequeno aeroporto de Ubatuba de Dogtuba, porque o que aparecia de cachorro na pista era uma barbaridade. Quando a gente alinhava na cabeceira para decolar e via que tinha cachorro na pista, geralmente uma meia dúzia de vira-latas, nos dávamos duas rajadas de motor, que era o sinal para o guarda campo sair correndo e ir espantar os bichos.  

domingo, 16 de fevereiro de 2014

MESTRES DO ANTIGO CARNAVAL UBATUBENSE




UBATUBA ANTIGA...............Apresenta...................O CARNAVAL SE APROXIMA E O CAIÇARA ANTIGO TEM SAUDADE DESSE TRIO CARNAVALESCO -JORGE FONSECA ,BABIRRO E DITINHO FONSECA -SAUDADE

CORTESIA   MARINO JACOB...........

MUDINHO...............





QUEM SE LEMBRA DESTE GRANDE ARTISTA CAIÇARA, BENEDITO FELIPE , MAIS CONHECIDO COMO -MUDINHO- POR  MARQUINHOS TEIXEIRA LEITE VIA AFCEBOOK

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ANTONIO MARQUES DO VALLE

Meu avô Antonio Marques do Valle, minha tia Mercedes e minha Avó Maria José 
Cortesia da Roseane Marques Do Valle

PESCADOR E CAMINHONEIRO



O meu estimado compadre Nilo Cabral (Arquivo JRS)

Assim eu defino o meu compadre Nilo Cabral, casado com a Luzita, prima distante da mamãe; gente da Fortaleza! Foi dirigindo um caminhão que eu o conheci em 1970, no Perequê-mirim. Mais tarde, em boas prosas no jundu, fiquei sabendo de seu passado na pesca, de quanta influência teve o pai Pedro Cabral.
Dia desses, em visita ao querido compadre que se recupera de uma doença, especulei mais detalhes da comunidade caiçara na Praia do Perequê-mirim. “Quando eu  era bem dizer criança, pouco antes de 1950...”. Prosa boa com o meu compadre!

sábado, 8 de fevereiro de 2014

ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO , MEMORIA E CULTURA " - PARTE 111






Jorge lembra com emoção e prazer de sua infância em Ubatuba. Brincava, caçava passarinho com estilingue, vivia grandes aventuras desfrutando a natureza junto a seus amigos. Uma época em que ganhar alguns réis, era um privilégio permitido também às crianças. Ele conta que pelo menos uma vez por semana, atracavam navios na costa, como o “Aspirante” ou o “Taipava”, trazendo além de cargas e mantimentos, alguns poucos turistas que ficavam no antigo e famoso Hotel Felipe. Jorge e alguns amigos corriam pelo caminho que levava até a praia do Matarazzo, onde esperavam pelos pequenos botes que traziam até a areia os tripulantes do navio e as cargas. Então, ajudavam os turistas com suas malas levando-os até o hotel Felipe, ganhando boas gorjetas. Jorge Fonseca lembra que não era qualquer um que ficava em estadias naquele hotel pois suas diárias chegavam a vinte e trinta mil réis.